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- Prevalência da Utilização de Suplementos Naturais Indutores do Sono nos Estudantes da Universidade da Beira InteriorPublication . Marrão, Ana Isabel Afonso; Alba, Maria Eugénia Gallardo; Duarte, Ana Paula CoelhoO presente trabalho encontra-se dividido em dois capítulos: o Capítulo I que diz respeito à vertente da investigação e o Capítulo II referente à experiência profissionalizante na vertente da Farmácia Comunitária. Relativamente ao Capítulo I, sabe-se que o sono é um mecanismo complexo essencial à vida humana. A insónia é o distúrbio de sono mais prevalente, sobretudo em indivíduos do sexo feminino. Contudo, os fármacos sedativos usados para o seu tratamento estão associados a inúmeros efeitos secundários e dependência. Deste modo, a procura por alternativas naturais e complementares para a indução do sono é cada vez maior. Assim surge o tema do projeto referente à componente de investigação, na qual é abordada a temática da prevalência do consumo de suplementos naturais indutores de sono pelos alunos da Universidade da Beira Interior. Realizou-se um estudo com base em 546 inquéritos preenchidos online na plataforma Google Forms, exclusivamente pelos alunos da Universidade da Beira Interior, que garantiram a representatividade da amostra no ano letivo 2019/2020. O tratamento dos dados foi realizado no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A amostra é constituída por estudantes com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, sendo que um maior número de participantes integra o sexo feminino (75,27%) e a Faculdade de Ciências da Saúde (45,05%). Relativamente ao sono, 30,04% dos indivíduos dormem entre 7 a 8h e 35,71% consideram que a qualidade do seu sono é “boa”. As insónias afetam 85,90% dos alunos e podem estar relacionadas com diversas causas e inúmeras consequências, nomeadamente cansaço (72,34%) e stress (67,77%), entre outras. A qualidade do sono alterou-se com a entrada na universidade em 78,02% dos alunos, que admitem faltar às aulas por dormir mal devido, sobretudo, ao aumento da ansiedade (81,69%) e às excessivas horas de estudo (61,74%). Alguns problemas de saúde e a ausência da prática de exercício físico podem contribuir para aumentar esta perturbação do sono. Os suplementos naturais indutores de sono são usados por apenas 30,59% dos inquiridos, dos quais, 57,49% usam a valeriana. Estas substâncias são preferencialmente adquiridas na farmácia (68,26%) e consumidas sob a forma de comprimidos (64,67%). Com a sua utilização, 56,89% dos alunos consideram que a qualidade do sono é “melhor”. Apesar da possibilidade de interações medicamentosas e de efeitos secundários serem raros, 59,98% dos inquiridos possuem conhecimento da existência dos mesmos e 86,23% consideram que o aconselhamento dos suplementos naturais por parte dos profissionais de saúde é importante, sendo que, 54,90% e 39,22% dos estudantes procuram opinião de médicos e farmacêuticos, respetivamente. No entanto, apenas 12,57% dos alunos que recorrem a estas substâncias admitiram sentir efeitos secundários, principalmente sonolência excessiva (76,19%), náuseas e vómitos (38,10%) e tonturas e fraqueza (38,10%), os quais podem estar relacionados com o tipo de suplemento utilizado para efeitos sedativos. Finalmente, o Capítulo II caracteriza toda a experiência vivenciada na Farmácia Confiança, em Bragança. O estágio permitiu desenvolver competências e compreender o papel do farmacêutico comunitário, enquanto especialista do medicamento, através da promoção da saúde, do bem-estar e do uso racional do medicamento. Neste ponto são, ainda, abordadas diferentes áreas de intervenção: gestão de encomendas, contabilidade, aconselhamento e dispensa de medicamentos e outros produtos de saúde, farmacovigilância, entre outros.
- Análise de Modelos de Ensino a Distância de Universidades Privadas e Públicas em MoçambiquePublication . Wanna, Wiseman Osman; Simões, Maria de Fátima de JesusO ensino a distância é uma modalidade de educação que tem sido implementada por algumas instituições de ensino superior. Atualmente, devido à pandemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo coronavírus-19, esta modalidade está implementada em quase todas as instituições de ensino superior por todo o mundo, podendo até pensar-se que é uma modalidade de “salvação” do sistema educativo. No entanto, o ensino a distância em Moçambique tem sido objeto de vários debates e discussões na televisão, na rádio e na internet, devido à sua baixa qualidade, baixa taxa de inscrições e forte abandono escolar. Esta investigação tem como propósito analisar os modelos de ensino a distância implementados em universidades privadas e públicas de Moçambique considerando a estrutura dos modelos, as características dos estudantes e fatores sociais. Para o seu alcance, foi desenvolvida uma pesquisa empírica, adotando uma abordagem metodológica mista (qualitativa e quantitativa), seguindo uma estratégia de investigação de casos. Foram utilizados dois instrumentos para a recolha de dados: análise documental e questionário. Todos os questionários foram aplicados virtualmente, envolvendo 360 estudantes, 7 professores, 21 tutores e 15 gestores de duas universidades privadas e duas públicas. Concluiu-se que os principais modelos de ensino a distância implementados em Moçambique são do tipo online e semipresencial. A maioria dos estudantes que frequentam estes modelos são trabalhadores adultos, localizados nas zonas urbanas. A dimensão tecnológica afeta a qualidade de ensino e aprendizagem, devido à falta de domínio no uso da tecnologia por parte de alguns estudantes, professores e tutores e, à fraca qualidade da internet. Em relação à dimensão administrativa, esta está ligada diretamente à baixa taxa de inscrições e ao abandono escolar por parte dos estudantes, ou seja, o modelo 100% online, o preferido, é mais caro comparativamente com o modelo semipresencial e, por consequentemente, a maioria dos estudantes ativos entre os 18 e os 24 anos de idade não se inscrevem nos cursos, e alguns abandonam os cursos por falta de condições financeiras. Espera-se que os resultados alcançados possibilitem uma reflexão crítica sobre elaboração de projetos instrucionais neste domínio, estratégias e políticas de implementação de ensino a distância em Moçambique.