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- Analisando a eficácia percebida de plataformas de e-commerce (PEEP) no comportamento do consumidor no contexto da pandemia Covid-19Publication . Oliveira, Ana Paula Gabriel de; Fernandes, Cristina Isabel Miranda Abreu SoaresO comércio eletrônico tem sido um grande colaborador na transformação digital da sociedade, visto que tem a capacidade de atrair a adesão da tecnologia por parte dos consumidores que queiram buscar conveniência, comodidade e economia. Associado ao último acontecimento transformador, uma pandemia inesperada de proporção global, este recurso passou a ser ainda mais explorado, divulgado e aperfeiçoado na busca de atender as necessidades de seus usuários. Sendo oportuno tentar extrair deste momento difícil para o mundo, que precisou se adaptar em todos os segmentos a conviver com esta agressiva e traiçoeira doença, ao mesmo tempo em que a tecnologia conquista cada vez mais espaço na vida das pessoas, a presente investigação busca atestar se a percepção dos consumidores que utilizam o comércio eletrônico sofre alguma interferência diante do efeito de medo que pandemia de Covid-19 despertou na sociedade. Para averiguar essas relações, fez-se conveniente testar um modelo já desenvolvido e utilizado, que trouxe resultados interessantes sobre esta relação no Vietnã no período inicial do surto da doença. Utilizando-se dos mesmos critérios e métodos, este trabalho replicou a mesma pesquisa no contexto socioeconômico do Brasil, identificando divergências nos resultados e apontando diferentes implicações gerenciais para o mercado online brasileiro. Enquanto no Vietnã confirmou-se o efeito moderador positivo do medo na relação entre a PEEP e benefícios econômicos, no Brasil não se constatou este efeito. Já na relação entre benefícios econômicos e consumo sustentável, atestou-se que o medo modera a relação, mas diferente do previsto, isto ocorre quando o efeito do medo da pandemia é menor.
- Do Tratamento Criativo ao Tratamento PolíticoPublication . Padalko, Bruno Gorgueira; Penafria, Manuela Maria FernandesA presente dissertação direcionará a leitura analítica, crítica e reflexiva sobre os documentários Excelentíssimos, Democracia em Vertigem e O Processo, tendo em vista o documentarismo como fenômeno artístico político. Utiliza-se da expressão conceitual “tratamento criativo da realidade” para situar o documentário como agenciador da história e da política.
- Sistema de Navegação Autónoma de Rover Robótico Multitarefa Destinado a Atividades Agrícolas baseado em Visão Computacional por Deteção de Troncos de ÁrvoresPublication . Simões, José Pedro Gouveia Pires; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraIntroduzir a robótica na agricultura pode permitir uma subida na produtividade e reduzir os custos e desperdícios associados. As suas capacidades podem ser ampliadas comparativamente à função humana, permitindo que um robô consiga efetuar o trabalho que um humano realizaria, mas com maior precisão, repetibilidade e sem fadiga. Nesta dissertação é desenvolvido um algoritmo de reconhecimento de troncos de pessegueiros dispostos em filas comuns de um pomar, como sistema de navegação autónoma e auxiliar anti-choque, de um rover robótico destinado a aplicações agrícolas. A técnica utilizada para esta solução tecnológica foi a visão computacional, ou seja, a criação de um modelo de deteção de objetos com base em Redes Neuronais Convolucionais. A plataforma de construção do algoritmo foi Tensorflow, com destino a ser implementado num Raspberry Pi 4. O modelo foi alicerçado num sistema de deteção SSD MobileNet 640x640 com aprendizagem de transferência da base COCO17. Apuraram-se 89 imagens para o treino do modelo, recorrendo-se a 90% para treino e as restantes para teste. Aplicou-se ao modelo uma quantização integral completa, convertendo o modelo de 32float para uint8 e compilando-o para suportar Edge TPU, adequado para aplicações móveis. A estratégia de orientação consiste em duas condições: uma deteção dupla cria uma linha imaginária com estrutura de uma função linear que atualiza a cada deteção da mesma configuração e, a partir do declive desta reta ou do desvio horizontal das caixas delimitadoras de deteções únicas, são dadas ordens de viragem ou de manter a marcha. Uma avaliação aritmética do modelo mostrou que este tem uma precisão e uma revocação de 94.4%. Após a quantização, estes valores passaram a 92.3% e 66.7%, respetivamente. Estas métricas e os resultados das simulações mostram que, estatisticamente, o modelo mostrou-se adequado a cumprir os objetivos propostos.
- Post-Processing para videojogosPublication . Gonçalves, Sandro Daniel Gomes; Almeida, Flávio Henrique deOs videojogos são uma média bem estabelecida presentemente, e a indústria em torno destes é também das mais lucrativas mundialmente. Parte deste sucesso provém da evolução visual dos mesmos e da persecução de um dia ser possível criar jogos cujo realismo visual (e não só) seja indistinguível, atravessando assim a linha entre o real e o virtual, mas por enquanto, esse objetivo ainda é distante; a distância atualmente já é bem pequena, e há exemplos em que se nada for dito e o contexto não existir, um indivíduo pode até ser enganado em acreditar que um jogo não o seja. Esta evolução vem de imensos avanços tecnológicos, assim como a criação de várias ferramentas e programas, uma destas ferramentas é o post-Processing, utilizado também noutros média como a fotografia, som e cinema. Esta dissertação e o projeto que a acompanha visam principalmente conseguir entender como utilizar post-Processing durante o desenvolvimento de um jogo ou outro produto, na Unreal Engine, nomeadamente na versão 4.26, mas também a analisarem-se as potencialidades do post-Processing no desenvolvimento de jogos, o que se pode atingir com a ferramenta, os obstáculos que podem dificultar a sua aprendizagem, as bases fundamentais para conseguir dominar o post-Processing e uma análise da sua importância. O projeto serve essencialmente como uma tela onde se podem realizar experimentações com a ferramenta, percebendo assim como a teoria funciona, mas também ganhando o conhecimento prático, com o intuito de criar um demo jogável cuja fidelidade visual seja o cúmulo de toda a aprendizagem do mestrado de Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais, complementado pela aprendizagem do post-Processing. Em suma, procede-se à análise do quão importante é atualmente o post-Processing durante a fase de desenvolvimento de um videojogo, importância esta associada aos resultados obtidos com o uso do mesmo para fins narrativos e mecânicos para além dos visuais ou estéticos.
- Aplicação de Técnicas de Machine Learning no Âmbito do Diagnóstico da Ocorrência de Curtos-Circuitos Estatóricos em Motores de Indução TrifásicosPublication . Fernandez, Carlos Fernando Ferreira Mosquera; Cardoso, António João MarquesA Indústria 4.0 traz associado o conceito de fábricas inteligentes, que surgem para atender a uma necessidade crescente de elevada flexibilidade e eficiência na fabricação dos produtos. Os motores de indução trifásicos já são utilizados em larga escala pela indústria e terão um papel primordial nas Smart Factories. A fim de mantê-los em funcionamento, com elevado grau de fiabilidade, e de reduzir os custos associados a paragens e intervenções, torna-se necessária a identificação de avarias, ainda em estágio precoce, de forma a programar a manutenção antes da paragem total daqueles equipamentos. Os métodos de diagnóstico de avarias online vêm sendo alvo de estudo há muitos anos. A avaliação dos resultados da aplicação desses métodos de diagnóstico depende de um especialista para uma interpretação e um diagnóstico precisos. Este trabalho aborda o uso de Inteligência Artificial para a deteção de avarias em motores elétricos, de forma automatizada, ainda em estágio precoce. Foram utilizados algoritmos de Machine Learning, nomeadamente Support Vector Machines e Decision Trees para a deteção de curtos-circuitos entre espiras, de forma preditiva, baseando-se em dados reais adquiridos no Laboratório de Sistemas Electromecatrónicos do CISE - Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos. Como principal diferença em relação a outros trabalhos, será apresentada uma abordagem baseada no Extended Park’s Vector Approach, que já é atualmente utilizada para esta finalidade. Trata-se, portanto, de uma abordagem híbrida e tem como principal objetivo obter o máximo de eficiência com o mínimo de features, a partir de uma ferramenta já utilizada para este fim. Como resultado, é apresentado um sistema de diagnóstico automatizado para a deteção de curtos-circuitos estatóricos em motores de indução trifásicos que utiliza Support Vector Machine e Decision Tree, contemplando cenários de funcionamento distintos, nomeadamente condição normal e condição de desequilíbrio na rede de alimentação, relativo ao deslocamento de fase ou à amplitude das tensões. Após a otimização dos modelos, será realizada a validação em dados novos e os seus resultados serão discutidos.
- Sistema de navegação autónoma baseada em GPS para rover robótico multitarefa para aplicações agrícolas e aplicação web de realidade aumentada para apoio à supervisãoPublication . Menezes, Gil Ayres; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraPor consequência do aumento da população mundial e a crescente procura por alimentos, há uma grande necessidade de aumentar a produtividade da agricultura. Entretanto, o problema é agravado com a migração populacional das áreas rurais paras as cidades, o que causa uma diminuição da mão-de-obra no setor agrícola. Neste intuito, dentro do conceito de agricultura 4.0, a introdução de robôs autónomos nas atividades agrícolas poderá enfrentar esses problemas, apoiando a falta de mão-de-obra crescente e promovendo o aumento da produtividade agrícola. Algumas soluções de robôs autónomos aplicados a agricultura são expostas nessa dissertação, contudo, ainda será necessário um esforço maior da comunidade científica para desenvolver soluções de robôs com maior automação e que viabilizem sua utilização com a diminuição dos custos de produção. Esse trabalho expõe o algoritmo utilizado para realizar a navegação autónoma, baseada em GPS, do Rover Robótico para Aplicações Agrícolas (R2A2) multitarefa destinado a realizar a pulverização de herbicida. Com isso, são expostos os métodos clássicos de programação de sistemas de locomoção autónoma, bem como são expostos todos os sensores e atuadores necessário para a realização dessa tarefa. Também foi desenvolvida uma aplicação web de realidade aumentada para auxiliar na supervisão do veículo autónomo. Foi desenvolvido um código em C/C++ para a movimentação autónoma da plataforma robótica utilizando como microprocessador principal um Arduino Mega2560 e a aplicação web de realidade aumentada baseada em posicionamento que foi desenvolvida utilizando a bibliotecas AR.JS e o Framework A-FRAME compilados em um código HTML. A aplicação foi testada num pomar de pessegueiros tendo apresentado uma média de acertos aproximada de 94% o que revela a precisão da solução tecnológica desenvolvida. São expostos também, os resultados e conclusões do algoritmo de movimentação autónoma e da aplicação web.
- Desenvolvimento de prótese do braço para amputados transradiaisPublication . Pinheiro, Tiago Tomás; Vieira, André Ferreira Costa; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraO corpo humano é constituído por um conjunto que órgãos que trabalham em sintonia para proporcionar bem-estar e autonomia às pessoas. A mão é sem dúvida um dos órgãos indispensáveis e dos principais impulsionadores da evolução humana. A possível perda de um membro desse género, iria provocar um enorme transtorno quer a nível físico na realização de tarefas, quer psicológico. Esta dissertação foi realizada com o intuito de dar continuidade a uma anteriormente iniciada pelo engenheiro João Ferrão, com o objetivo de dimensionar uma prótese transradial de baixo custo para que as pessoas que sofrem destes problemas, obtenham uma solução para estes melhorarem a sua qualidade de vida. Para tal, optou-se por adotar a tecnologia de impressão 3D para a produção dos componentes estruturais desta prótese, devido ao seu baixo custo e capacidade de produzir geometrias complexas que fornecem movimentos complexos independentemente da sua durabilidade. Inicialmente esta dissertação inicia-se com um breve resumo sobre a primeira iteração do braço robótico, para se formular o ponto de partida com as devidas críticas acerca da mesma. Chegou-se à conclusão que para este projeto, os componentes que o iriam constituir correspondia a servomotores MG92B para os atuadores, para o controlo utilizou-se o Arduíno mega 2560, bateria Lipo de 4000 mAh com uma autonomia entre 92 e 166 minutos. Os movimentos que os dedos realizam, são possíveis devido à tração de cabos para o movimento de flexão, e para o movimento extensão foram utilizadas molas como tendões elásticos. Para os movimentos de adução/ abdução do braço e a interface de ligação com o utente e a prótese, o autor desenvolveu mecanismos da sua autoria. Na secção do projeto detalhado, o autor desenvolveu o projeto CAD de todos os componentes, sempre tendo em consideração as dimensões antropométricas humanas. Em suma, todos os componentes e mecanismos dimensionados, possibilitaram ao autor uma prótese melhorada a um preço acessível com um grau de funcionalidade considerável.
- Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética comutados em veículos elétricosPublication . Chamare, Joaquim Armando; Calado, Maria do Rosario Alves; Mendes, Rui Pedro GouveiaEsta dissertação centra-se no estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética em veículos elétricos. Neste trabalho procura-se contribuir para investigação e desenvolvimento de geradores lineares de relutância variável comutados de topologia tubular com aplicação em sistemas de suspensão regenerativa para conversão de energia de vibração. É descrito o sistema de suspensão, é definido o modelo matemático que rege o seu comportamento e os diferentes tipos de suspensão. Os veículos elétricos têm ganho muito interesse, como alternativa aos veículos movidos por combustíveis fosseis, por serem mais ecológicos. É feita a descrição da evolução dos veículos elétricos desde a primeira geração até à quarta geração. Entretanto, aborda-se o princípio de conversão de energia da máquina linear de relutância variável comutada, estuda-se o modelo dinâmico do gerador, e referem-se os conversores eletrónicos de potência para o seu controlo. Por fim, é feita a análise energética da suspensão regenerativa com o gerador linear de relutância variável comutado, e todo processo de cálculo computacional é implementado em linguagem própria do software Matlab e do software gratuito Finite Element Method Magnetics (FEMM).
- Marketing de conteúdo e criação de personas para marcas sustentáveisPublication . Cardoso, Thaís de Argolo; Paço, Arminda Maria Finisterra doO marketing de conteúdo é um dos paradigmas do marketing que tem sido usado recorrentemente nas estratégias das empresas. As marcas se aproveitam da crescente difusão e democratização da Internet para tentar criar uma conexão com os seus consumidores, bem como entregar conteúdos que atendam às suas necessidades e desejos. Para isso, é necessário terem um conhecimento profundo do seu público e de suas características, que vão para além do conceito de público-alvo. Neste contexto, as personas são um recurso fundamental para determinar a quem, como, onde e porque as estratégias serão direcionadas. Através da empresa Mãe Natureza, usada como estudo de caso, esta pesquisa busca evidenciar o processo de desenvolvimento de uma persona para um ecommerce de produtos ecológicos. Para este fim, inicialmente os conceitos de marketing de conteúdo, personas e arquétipos serão abordados e relacionados entre si, acrescido da descrição da conjuntura da ecoloja que é objeto de estudo desta pesquisa. A seguir, na parte empírica do estudo, é realizado um levantamento de dados das plataformas Google Analytics e Facebook Business da empresa que ajudam a compreender quem é o seu público e, subsequentemente, são feitas entrevistas individuais com o mesmo fim. Após a consolidação dessas informações obtidas, conclui-se que a Buyer Persona da Mãe Natureza é a Ana, casada com o João e mãe do Santiago.