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- Espaço escolar de formação docente e trabalho docente formativoPublication . Romão, Freud; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Beites, Patrícia DamasA investigação aqui relatadaé um estudo teórico-analítico, de caráter crítico-dialético, motivada pelasentida falta de um fundamento teórico-conceitual específico para embasar a formação de professores no espaço produzido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas.Estevazioresulta em dicotomias que fragmentam o trabalho e a formação docente, reduzindo-os ao aspeto prático-instrumental. A investigação surgiu da nossa vivência como Coordenador de três espaços PIBID, nos quais identificamos potencialidades na Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vigotski e colaboradores para fundamentar o trabalho nesses espaços. Contudo,em função da complexidade e abrangência da THCe das especificidades do espaço PIBID, foi necessária uma investigaçãodirecionada, primeiro, aanalisar, identificar e explicitar a essência do espaço PIBID; segundo,a analisar e explicitar no conjunto da THC os conceitos e definições relacionados com asparticularidades deste espaço. O métodoadotado foi o histórico-dialético, tendo como técnica de investigação a pesquisa bibliográfica. As fontes foram os registos do período de vivência, os resultados de investigações acerca do espaço PIBID e as obras dos autores da THC. O fundamento teórico-epistemológico está assente no materialismo histórico dialético. Sustentamos a tese da potencialidade da THC para fundamentar a formação de professores nos espaços PIBID. O principal argumento é o facto de a THC ser formada por um conjunto concatenado, coerente e coeso de conceitos e definições possíveis de serem relacionados com as especificidades da formação e do trabalho docente realizado no espaço PIBID.Como resultadosapresentamos os conceitos de Espaço Escolar de Formação Docente (EEFD) edeTrabalho Docente Formativo,como superação dialética das dicotomias, propondo, assim, um quadro teórico-conceitual para fundamentar a formação docente no contexto do EEFD.
- ONMYOJI e a representação da cultura nos jogos digitais: A adaptação de contos orais japoneses no videojogo OnmyojiPublication . Oliveira, Gabriel Silva de; Merino, Francisco Alexandre Lopes FigueiredoO presente trabalho propõe-se à análise narratológica do videojogo Onmyoji, lançado em 2016 pela NetEase. Onmyoji é um jogo mobile de RPG por turnos, inspirado no folclore japonês e em narrativas fantásticas antigas(monogatari). O jogo tem como narrativa principal a história do personagem Abe no Seimei, baseado na figura histórica de mesmo nome. O enredo do jogo, embora conserve muitos pontos tangentes com os contos originais, acrescenta à narrativa outros personagens da mitologia japonesa. Abe no Seimei foi um famoso onmyoji (praticante do onmyodo, cosmologia esotérica muito utilizada para a previsão e adivinhação no Japão antigo), e viveu durante o período Heian no Japão (794 a 1185 d.C). Contrário à sua biografia como um funcionário público do governo, Seimei aparece em diversas narrativas fantásticas como um poderoso onmyoji que auxilia grandes heróis e desvenda malfeitos de seres espirituais, tendo-o como personagem recorrente do imaginário japonês. Esta pesquisa possui caráter qualitativo, pois trata-se de um estudo de caso. Adota-se a revisão de literatura textual e imagética como forma de coleta de dados relativa aos estudos da narratologia e da relação entre o videojogo e os contos de tradição oral japoneses, e se utiliza como procedimentos metodológicos a observação e experimentação prática do videojogo Onmyoji. As principais teorias abordadas são: A Narratologia, o Conto, MukashiBanashi (contos japoneses de tradição oral) e a Adaptação, aplicada ao videojogo.
- Reminiscências de uma paisagem de invernoPublication . Ferreira, Lucas Tavares; Penafria, Manuela Maria FernandesO presente relatório pretende apresentar o processo de criação do filme Reminiscências de uma paisagem de inverno, projeto final do mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior. Procurando explorar os diferentes temas e ideias que circundam o projeto e a partir deles, discutir questões práticas como a realização e a direção de fotografia. O filme se insere no género de cinema de paisagem, procurando criar uma paisagem a partir de imagens e sons captados ao longo de 8 meses em um espaço real, a serra da Freita.
- O que ainda não tem nome: Processo de criação em animação como suporte da memóriaPublication . Mendes, Cybelle do Amaral; Nogueira, Luis Carlos da CostaO que ainda não tem nome é um filme de animação de curta-metragem realizado no âmbito do Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior, no intento de obtenção de grau académico de mestre. Este relatório pretende descrever o processo criativo e analisar o percurso pessoal para a concretização do filme. Começo por explicar as motivações iniciais para a realização deste curta-metragem e um pouco de história, as quais são importantes para que o leitor compreenda as questões políticas que contextualizaram os fatos com os quais o curta dialoga, bem como os elementos autobiográficos que contém e as implicações desta abordagem mais intimista. A pré-produção é abordada depois, no segundo capítulo, e nela se descreve a forma como foi feita a recolha de material documental, a organização deste material e as escolhas no que respeita à edição sonora, sendo o som um aspeto decisivo na obra. Em seguida, no terceiro capítulo, intitulado “Produção”, detalho como, antes da própria estruturação da narrativa, iniciei o desenho, o qual se uniu aos depoimentos selecionados, bem como o momento em que foi definida a técnica adotada, a rotoscopia, recorrendo a meios analógicos e digitais. Ao contrário da generalidade dos animadores, ao invés de seguir o caminho convencional de preparação de projeto com uma antevisão e detalhamento das cenas através do storyboard, neste projeto optei por um postoryboard, um storyboard realizado depois da pós-produção, abordagem que permitiu maior liberdade criativa e imaginativa. Os resultados indiretos do filme, as cenas não usadas e a vida autónoma que ganharam são tema para o quarto capítulo. São extras descartadas ao longo do processo de produção e que integram, e integrarão, outros projetos que, partindo daqui, constituirão obras independentes e livres. No quinto capítulo discorro acerca do papel do erro no fazer do filme, considerando e compreendendo a imperfeição de cenas e desenhos como fator criativo da obra artística. O erro, além de elemento constitutivo do processo de aprendizagem que me acompanhou ao longo dessa trajetória, faz parte da metodologia de trabalho do filme resultante. Por fim, concluo relatando minhas impressões pessoais do processo e motivações, e revelando, talvez, um pouco de raiva e tristeza.
- HA/PEI-coated acridine orange-loaded gold-core silica shell nanorods for cancer-targeted photothermal and chemotherapyPublication . Rodrigues, Ana Carolina Félix; Fernandes, Natanael; Diogo, Duarte de Melo; Ferreira, Paula; Correia, I.J.; Moreira, AndréAims: To develop a tumor-targeted chemo-photothermal nanomedicine through the functionalization of acridine orange (AO)-loaded gold-core mesoporous silica shell (AuMSS) nanorods with polyethylenimine (PEI) and hyaluronic acid (HA). Methods: Functionalization of the AuMSS nanorods was achieved through the chemical linkage of PEI followed by electrostatic adsorption of HA. Results: HA functionalization improved AuMSS' cytocompatibility by decreasing blood hemolysis, and PEI-HA inclusion promoted a controlled and sustained AO release. In vitro assays revealed that HA functionalization increased the internalization of nanoparticles by human negroid cervix epithelioid carcinoma cancer (HeLa) cells, and the combinatorial treatment mediated by AuMSS/PEI/HA_AO nanorods presented an enhanced effect, with >95% of cellular death. Conclusion: AuMSS/PEI/HA_AO formulations can act as tumor-targeted chemo-photothermal nanomedicines for the combinatorial therapy of cervical cancer.