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ONMYOJI e a representação da cultura nos jogos digitais: A adaptação de contos orais japoneses no videojogo Onmyoji

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Abstract(s)

O presente trabalho propõe-se à análise narratológica do videojogo Onmyoji, lançado em 2016 pela NetEase. Onmyoji é um jogo mobile de RPG por turnos, inspirado no folclore japonês e em narrativas fantásticas antigas(monogatari). O jogo tem como narrativa principal a história do personagem Abe no Seimei, baseado na figura histórica de mesmo nome. O enredo do jogo, embora conserve muitos pontos tangentes com os contos originais, acrescenta à narrativa outros personagens da mitologia japonesa. Abe no Seimei foi um famoso onmyoji (praticante do onmyodo, cosmologia esotérica muito utilizada para a previsão e adivinhação no Japão antigo), e viveu durante o período Heian no Japão (794 a 1185 d.C). Contrário à sua biografia como um funcionário público do governo, Seimei aparece em diversas narrativas fantásticas como um poderoso onmyoji que auxilia grandes heróis e desvenda malfeitos de seres espirituais, tendo-o como personagem recorrente do imaginário japonês. Esta pesquisa possui caráter qualitativo, pois trata-se de um estudo de caso. Adota-se a revisão de literatura textual e imagética como forma de coleta de dados relativa aos estudos da narratologia e da relação entre o videojogo e os contos de tradição oral japoneses, e se utiliza como procedimentos metodológicos a observação e experimentação prática do videojogo Onmyoji. As principais teorias abordadas são: A Narratologia, o Conto, MukashiBanashi (contos japoneses de tradição oral) e a Adaptação, aplicada ao videojogo.
This research aims for the narratological analysis of the Onmyoji videogame, launched in 2016 by NetEase. Onmyoji is a turn-based mobile RPG game, inspired by the Japanese folklore and antique fantastic narratives(monogatari). The game has as its main narrative the story of the character Abe no Seimei, based off of the historical figure of the same name. The plot of the game, despite conserving many tangent points with the original tales, adds to the narrative other characters of the Japanese mythology. Abe no Seimei was a famous onmyoji (practitioner of onmyodo, exoteric cosmology very utilized during the Heian period in Japan (749 to 1185 a.C). Contrary to his biography as a public server to the government, Seimei appears in many fantastic narratives as a powerful onmyoji that aids great heroes and reveals misdeeds of spiritual beings, which has made him a recurring character of the Japanese imaginarium. This research has qualitative character, for it is a case study. It adopts text and image literature review as a form of collecting data concerning the studies of narratology and the relation between the videogame and the Japanese folktales of oral tradition, using the observation and practical experimentation of the videogame Onmyoji as methodological procedures. The main theories addressed are: Narratology, Folktale, Mukashi-Banashi(old Japanese folktales of oral tradition) and Adaptation applied to the videogame.

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Abe no Seimei Contos Tradicionais Mukashi Banashi Narratologia Onmyoji Videojogo

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