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- Sustentabilidade no Design de ModaPublication . Soares, Rafaela Gonçalves Manini; Pereira, Maria Madalena RochaO Minimalismo começa a ser desenvolvido a partir do movimento da Arte Contemporânea, na segunda metade do século XX, ao promover a liberdade de criação. E, em 1980-1990, o movimento minimalista transpõe as barreiras artísticas e começa a ser empregado, também, como um estilo de vida. O conceito se adapta e ganha forma nas peças e acessórios que refletem conforto, funcionalidade e praticidade. Continua a permitir a liberdade, agora focado na qualidade de vida daqueles que desejam colocar estes conceitos em prática. É assim que uma marca de estilo de vida minimalista tende a resinificar o cotidiano, ao reduzir o consumo em massa. Estende-se o ciclo de vida das peças ao trabalhar com técnicas como a de upcycling, a partir de uma moda mais consciente e que visa a sustentabilidade na produção de suas peças e acessórios até o consumidor final, encontrando soluções para uma exploração consciente e eficiente dos recursos naturais. Por isso é tão importante que a indústria da Moda, assim como qualquer outra, tenha consciência da forma com que ela explora e realiza a sua criação e produção. Mostra-se necessário respeitar a capacidade de renovação destes recursos para que eles não sejam escassos no futuro, como destacou o relatório da Global Footprint Network (2019). De acordo com o documento, no dia 29 de julho de 2019 foi constatado que a velocidade do consumo em massa fez com que os recursos naturais calculados para o mesmo ano, fossem esgotados antes do prazo. Ou seja, a utilização foi mais rápida do que a capacidade da Terra de renovar e/ou fazer a reposição daquilo que foi utilizado. É, portanto, urgente afirmar, com base neste estudo, que existe uma necessidade de mudanças de hábitos e de lifestyle para que seja possível colocar em prática os conceitos da sustentabilidade. Assim como é preciso que eles se apliquem a indústria da Moda, como referido por Martins & Melo (2008) e muitos outros investigadores, ativistas e membros da sociedade em geral, e fundamentalmente as Nações Unidas. A tendência da cultura de moda minimalista e moda sem gênero pode de alguma forma contribuir para a resolução do problema, e que é um dos objetivos desta dissertação. Moda sem gênero é quebrar o padrão normativo e binário, dando outro significado a roupas, como forma de expressão e não somente questões sociais que separam o masculino do feminino. Para esse objetivo desenvolveu-se uma marca e uma coleção baseada nos conceitos de moda minimalista e moda sem gênero. Conclui-se que a redução do consumo de produtos e marcas de moda poderá ser mais consciente, se, de alguma forma, abordarmos conceitos ou tendências no desenvolvimento de marcas e coleções que permitam ao consumidor alterar padrões de comportamento no consumo.
- A Influência da Moda na Sociedade ModernaPublication . Botelho, Raquel Pacheco; Rito, Catarina VasquesA moda reflete a história de um momento das sociedades, a cultura de um povo bem como importantes influências sociais (Roselle, 1980), desde as vestes rupestres até aos vestidos de Alta-Costura mais ornamentados que vemos hoje em dia em grandes eventos. O conceito de moda está presente na sociedade desde o início da existência do vestuário, apesar de afirmar que identificar o momento histórico em que a moda emerge pela primeira vez é difícil, segundo Giorgio Riello (2012). A metamorfose que se verifica nas criações, especialmente nas que surgiram no século XX, aquele que é chamado da moda dos cem anos, deve-se à multiplicidade de eventos que ocorreram ao longo do século que mais marcou a sociedade e que obrigou os indivíduos a ter outros comportamentos de vida e de consumo, já que foi um século repleto de guerras, evoluções tecnológicas e aproximação de nações até então divididas por oceanos. “O estilo democrático sóbrio também não se impôs uniformemente. Paralelemente às toilettes de dia simples e leves, a Alta-Costura não deixou de criar vestidos de noite sumptuosos, sofisticados, hiperfemininos. A moda dos cem anos aprofundou a distância entre os diferentes tipos de vestuário feminino.” (Lipovestly, 2010). A procura por uma qualidade de vida melhor aliou-se ao desenvolvimento de novos meios de funcionamento das sociedades como por exemplo a abertura das portas laborais para as mulheres em resposta à falta de trabalhadores, uma vez que os homens haviam partido em combate. Tal ponto evolutivo não regrediu quando a guerra terminou, pois o gosto pela nova rotina perdurou, o que levou à criação de novos postos de trabalho e ao alargamento de funções nas mais diversas indústrias. Assim, os novos hábitos de vida aliam-se a novos hábitos e necessidade de consumo o que obrigou aos criativos de moda a ajustarem-se às novas realidades das sociedades de consumo e a criarem peças de vestuário que coincidissem com esta nova realidade. Também com o desenvolvimento da indústria têxtil e os avanços na tecnologia, a indústria da moda evoluiu no sentido em que passou a produzir mais, uma vez que também exportava mais para outros países, o que despoletou, em parte, as guerras de tendências e de imitação de criações por parte dos Estados Unidos da América face às criações da moda francesa, que era vanguarda em todo o lado. Não só com a criação de peças de vestuário, inovação e criatividade a indústria da moda se propagava: a criação de publicações especializadas, que contava com a presença de artigos e entrevistas sobre o meio da moda, veio permitir que a indústria passasse a difundir-se mundialmente. O presente estudo tem como objetos de investigação a história de Moda do século XX e XXI e os elementos externos aos criadores de moda, mas que fazem parte do meio da moda. Os objetivos em análise procuram responder à questão inicial de investigação: A Moda influencia a Sociedade Moderna? De modo a responder e atingir os objetivos propostos, foi feita uma revisão bibliográfica sobre a história de moda e a evolução das criações de moda, assim como os fatores externos às criações de moda, mas que fazem parte da indústria da moda aquando da sua produção e promoção. Considerou-se a metodologia de Cervo & Bervian (2002) - “recomenda-se o estudo exploratório quando há pouco conhecimento sobre o problema a ser estudado”- com o intuito de apresentar novas ideias a partir da familiarização com o tema de foco de estudo. Este tipo de pesquisa “não requer a elaboração de hipóteses a serem testadas no trabalho, redigindo-se a definir e a pesquisar mais informações sobre determinado assunto de estudo”. Uma vez que a produção de moda é um tema pouco explorado, dada a fraca bibliografia relacionada com o tema, a escolha do método de pesquisa de caráter exploratório deve-se a esta lacuna, visando o próprio estudo ser um objeto de pesquisas futuras. “A ideia de que a moda seria uma maneira de a sociedade tomar a palavra é hoje comumente aceite. Na imprensa, essa conceção brota espontaneamente quando se tenta explicar o surgimento de uma tendência. As formas arredondadas revelariam a nostalgia por uma época feliz etc.”1 (Erner, 2015).
- Otimização de compósitos multifásicos de zircónia para aplicações termomecânicas aeronáuticasPublication . Balça, Filipa Alexandra Barbosa; Silva, Abílio Manuel Pereira da; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaPerante as crescentes demandas energéticas e de recursos, é imperativo desenvolver turbinas a gás para a indústria aeronáutica cada vez mais eficientes e duráveis. A elevada eficiência térmica do motor de turbina a gás, devido ao aumento da temperatura de operação, é possível ser alcançada através da camada cerâmica do sistema revestimento de barreira térmica, cujo aplica-se sobre os componentes metálicos. A zircónia estabilizada com ítria (YSZ) é a cerâmica predileta para proteção térmica de substratos metálicos da turbina a gás, dado que é detentora de baixa condutividade térmica, coeficiente de expansão térmica similar à superliga de níquel e boa resistência à propagação do dano. Novas arquiteturas baseadas em YSZ têm sido estudadas, para desenvolver novos materiais com propriedades superiores. Assim, a presente dissertação consistiu no fabrico como respetiva caracterização microestrutural, física, mecânica e térmica de sete distintos compósitos cerâmicos multifásicos que tiveram como base a zircónia pura ZrO2 (fase monoclínica), 3YSZ (fase tetragonal) e 8YSZ (fase cúbica). Com recurso à metodologia de experiências com misturas obteve-se a superfície de resposta estimada de cada propriedade, para qualquer combinação das três matérias-primas. De acordo com as estimativas, os compósitos detêm resistência à tração superior a 104 MPa, à exceção dos constituídos somente pela fase cúbica e monoclínica. No que se refere à tenacidade à fratura, materiais somente com a fase tetragonal e compósitos binários em que a fase monoclínica está presente atingem aproximadamente de 5 MPa.m1/2 . A presença de cristais referentes à fase monoclínica é um admirável reforço para a tenacidade à fratura devido à deflexão de fissuras. A fase cúbica sobrepõe-se quando é desejável alta dureza, cerca de 11 GPa, e baixa condutividade térmica, inferior a 2 W/m.K.
- Marcas verticais digitalmente nativas: Uma análise das pequenas marcas de moda que nascem na internetPublication . Maués, Amanda Gonçalves Afonso; Ribeiro, Liliana SimõesDurante muito tempo, as grandes empresas de moda não viam como eficaz a criação de DNVBs (Digital Native Vertical Brand) como um braço de negócios. No entanto, principalmente após a pandemia de COVID-19, o jogo mudou e atualmente, o mercado de moda tem se atentado ao poder que essas marcas têm de se relacionar com o consumidor, principalmente através das redes sociais. Por meio de uma análise qualitativa, este trabalho buscou compreender como as estratégias de relacionamento, das chamadas informalmente pelo mercado de “marcas nativas digitais” com seu público, podem ajudar na reinvenção das práticas de empresas de moda consideradas “tradicionais”, que estão tendo que se adaptar ao meio on-line. Constatou-se, através de análises de conteúdos e inquéritos, que as DNVBs podem ser uma excelente referência do domínio da linguagem digital, do e-commerce, do orgânico e da inovação e, que de facto, podem inspirar as marcas consideradas tradicionais a melhorarem a sua performance no ambiente on-line. Contudo, as necessidades do mercado exigem, cada vez mais, que os dois tipos de modelo de negócio se reinventem, ou seja, não se trata de haver uma marca melhor do que a outra on e off-line, mas sim de trabalhar para criar um mercado cada vez mais eficiente, orgânico, pessoal e omnicanal. Por ter sido baseada em uma pequena amostra e em umespaço de umespaço de tempo pré-definido, esta pesquisa não pode ser entendida como verdade absoluta e possui caráter efêmero. Todos os resultados aqui apresentados estão sujeitos às mudanças do mercado e comportamento do consumidor. Vale também ressaltar, que as mudanças futuras do mercado não invalidam a origem das marcas escolhidas para a análise.
- Abordagem Lean no contexto da gestão de riscos nas organizações de saúde: Uma revisão sistemática de literaturaPublication . França, Grazielle Perpétua Fontes; Mendes, Luis Antonio FonsecaAs organizações de saúde vêm enfrentando desafios diante dos altos custos e baixa eficiência dos serviços de saúde, causados pelo crescimento e valorização dos serviços. O crescimento dos custos, maior do que as receitas e os prejuízos causados por erros evitáveis levam a procura por soluções. O Lean healthcare é um sistema de gestão que tem como foco a eliminação de desperdícios e a criação de valor, gerando melhorias dos processos, podendo ser uma solução para as dificuldades e problemas gerados na diminuição da qualidade do serviço prestado, tal como o aumento do risco para o paciente. Este estudo tem por objetivo analisar o estado da arte da literatura centrada na abordagem Lean no contexto da gestão do risco, nas organizações de saúde, e identificar novas oportunidades de investigação, evidenciando possíveis linhas de investigações futuras. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura (systematic literature reviews (SLR)), a fim de coordenar a diversidade de conhecimento numa investigação acadêmica específica, o que permitiu mapear e avaliar publicações existentes e identificar questões de pesquisa a desenvolver. Baseado nos resultados, foram identificadas cinco principais áreas de investigação: 1) gestão do risco orientada para a segurança dos pacientes; 2) gestão do risco orientada para a segurança dos colaboradores; 3) importância das atitudes e comportamentos nos projetos de redução do risco; 4) ferramentas Lean usadas na gestão do risco em saúde e 5) Integração de abordagens. Esta SLR sugere que no contexto da gestão dos riscos nas organizações de saúde, a abordagem Lean apresenta benefícios quanto à segurança e permite ainda melhorias nos processos, na eficiência da utilização de recursos, nos indicadores de qualidade e na satisfação profissional. Desta forma, a abordagem Lean é um modelo de gestão inovadora e de sucesso, contribuindo para melhorias na qualidade e eficiência, no controlo de custos, na redução de desperdícios, na gestão do risco e na prestação de cuidados ideais, agregando valor para o paciente.
- Low speed aerofoil optimizationPublication . Palmeira, Ricardo Jorge Faria; Gamboa, Pedro VieiraAerofoil shape has a significant influence on aircraft performance. Multiple methodologies can be applied, such as direct design, inverse design or performance design. With the improvement of computer technology there has been a continuing trend of automating this process by using performancebased methods and formal optimisation algorithms. Parametrization formulations of aerofoils have continually advanced, some examples are BSpline, Class Shape Functions, HicksHenne functions and BezierPARSEC 3333. Main comparisons of parametrizations have focussed on morphology, design space and aerodynamic consistency. In the present work, the parametrizations mentioned are applied to aerofoil optimisation and their results compared for different numbers of design variables, in order to ascertain optimisation differences. Performance design optimisation is used in a multipoint approach with an aggregated objective function using weights that are determined using the aircraft design data, to maximize the score for the competition Air Cargo Challenge (ACC2019 and ACC2022), using XFOIL for aerodynamic analysis and particle swarm optimisation (PSO) under a modified version of the XOPTFOIL tool. The initial aerofoil was obtained by iterative inverse design during previous works, the optimisation includes the flap chord and deflection angle for the different selected lift coefficient conditions as design variables. The initial population is bounded between maximum and minimum limits set by the initial aerofoil design variables and an initial perturbation. The aerofoil is constrained by minimum and maximum thicknesses, a minimum trailing edge angle and a specified trailing edge thickness. Several additional restrictions are also imposed on the aerofoil to avoid unneeded analysis of a geometry with an expected non converged solution in XFOIL. These include the angles’ maximum, minimum and difference values of the two points closest to the leading edge, the maximum angle between any three consecutive points and the number of curvature sign reversals at the upper surface and lower surface of the aerofoil. To deal with the constraints and restrictions a penalty function is used, each penalty being normalised by a maximum set value. To ensure that these do not unduly constrain the domain exploration of the optimisation, a dynamic limit to the penalties is used. During the optimisation, this limit decreases linearly with the iterations. From two case studies, it was possible to demonstrate the tool ability to optimize aerofoils. In the first case, utilisation of BSplines achieved better results relative to the other methods. In the second case, the dynamic limit, consistency method and XFOIL convergence recuperation method are studied. This last one has the greatest influence on optimisation.
- Portugal Swim Week: Desenvolvimento de uma plataforma portuguesa de Swimwear e Beachwear e complementosPublication . Martins, Catarina Simão Coelho Antunes; Pereira, Maria Madalena RochaEste projeto tem como intuito desenvolver uma proposta de projeto de plataforma para promover a comercialização e divulgação de Marcas de Swimwear em Portugal, que face ao mercado em fase de alguma saturação, devido às centenas de marcas que continuam a aparecer nas plataformas online, o que resulta numa comunicação unicamente nas redes sociais, isolando toda a parte presencial, com isto acrescenta-se ainda o facto de estas marcas não obterem abertura suficiente para poderem fazer parte das duas grandes plataformas de moda portuguesas, o Portugal Fashion e a Moda Lisboa, num país rodeado de costa, clima e praias fabulosas. As marcas desenvolvidas de beachwear que não são vistas como marcas de designers de autor, como acontece com quem participa nos outros dois eventos/plataformas existentes em Portugal como ModaLisboa e Portugal Fashion, mas fundamentalmente como “uma marca” de swimwear e beachwear, como acontece a nível internacional com plataformas próprias face ao tipo de mercado (sazonal). Este projeto tem como objetivo desenvolver uma solução de plataforma de moda portuguesa exclusivamente dedicada ao mercado de Swimwear e Beachwear em Portugal, indo de encontro de exemplos internacionais, criando uma proposta de evento de comunicação, criando oportunidade às marcas “Made in Portugal” de Swimwear de apresentarem as suas coleções no início da época balnear em Portugal. Para além destes objetivos a plataforma visa criar soluções de comunicação online e presencial, abordando formas de aproximar cada marca ao público através de um mercado com vendas, workshops e fast talks, nomeadamente um espaço com características sustentáveis que cultive e sensibilizem o consumidor a escolher alternativas mais conscientes nas suas compras. A proposta passou por encontrar parceiros para o Projeto, estabelecendo contactos com um deles, com a participação da Câmara Municipal de Cascais, nunca eliminando outros investidores/parceiros que mostram interesse no projeto. Ao obter uma resposta positiva por parte desta entidade, todo o Projeto foi desenvolvido em parceria, destacando os benefícios da plataforma e do projeto, principalmente no destaque em relação às características da cidade de Cascais.~ Ao longo do desenvolvimento do Projeto, foi necessário realizar um estudo de mercado e diversos aspetos para que este projeto tivesse suporte suficiente para a sua realização futuramente, compreendido em duas fases, a primeira passa pela pesquisa com enquadramento teórico nas temáticas importantes e a segunda passou pela adoção de uma metodologia projetual centrada em três fases, a estruturação, o estudo e desenvolvimento do projeto e por fim, o projeto finalizado. Dentro da metodologia foi usado o estudo de caso, que compreendeu entre dois eventos internacionais e uma metodologia interventiva, com recolha de dados com base num questionário realizado a dezenas marcas de swimwear para a viabilização da plataforma e do projeto.