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- O papel do Empreendedorismo Social na sustentabilidade do Associativismo: O caso da Associação EcoGerminarPublication . Cardoso, Margarida Maria Antunes; Monteiro, Alcides AlmeidaNos dias de hoje, estamos perante uma sociedade cada vez mais globalizada, marcada pelo desenvolvimento, que salienta a importância de uma reflexão sobre o Empreendedorismo Social, que tem vindo a assumir relevo perante o número crescente de iniciativas. Nos últimos anos, o Empreendedorismo Social é um fenómeno que tem vindo a suscitar uma crescente atenção por parte de académicos, profissionais e políticos dos diversos quadrantes. Portugal enfrenta a situação económica e social mais crítica da sua história recente, perante a pandemia atual do Covid-19 antecipada da crise financeira vivida nos últimos anos. Esta crise económica agudiza a situação de cada vez mais pessoas, o que leva a que as entidades que trabalham na área social a dedicar uma especial atenção aos que se encontram em desvantagem económico-social. As entidades, mais conhecidas por ONG´s (Organizações Não Governamentais), como por exemplo as associações, não conseguem fazer milagres, pois também se deparam com problemas diariamente, despertando para o risco da sustentabilidade social e financeiro, e consequentemente, atingindo os seus projetos/iniciativas. Uma das formas usadas para ultrapassar estas dificuldades é concorrendo a concursos e candidaturas para financiamento de projetos, sejam eles locais, nacionais, europeus e mesmo mundiais, pois não apresentam capacidade financeira autossuficiente para garantir a sua sustentabilidade do projeto/iniciativa por meios próprios. Este é o propósito que dá o mote a esta investigação, pretende-se identificar, analisar e perceber o papel do Empreendedorismo Social na sustentabilidade da Associação EcoGerminar, identificando a sua influência sobre a sustentabilidade da associação, pois considero que existe a necessidade de promover a visibilidade do Empreendedorismo Social na realidade de uma associação, como a EcoGerminar.
- Análise do vapor de água precipitável em Moçambique usando observações GNSSPublication . Vicente, Armando Luchato; Fernandes, Rui Manuel da Silva; Almeida, Pedro; Bos, MachielAs observações GNSS (Global Navigation Satellite System) são considerados atualmente como umas tecnologias poderosas para a monitorização do vapor de água na atmosfera, a qual é uma variável de bastante interesse para as ciências meteorológicas. Os equipamentos GNSS proporcionam uma boa relação de custo-benefício quando comparados com os demais instrumentos meteorológicos tradicionais. O sistema GNSS tem vantagem assinaláveis que fez que o mesmo fosse estabelecido como uma técnica de observação standard para a estimativa de Vapor de Água Precipitável (PWV) na atmosfera, utilizando o Atraso Zenital Troposférico (ZTD) que é a variável diretamente estimada utilizando as observações GNSS. Uma melhor compreensão do vapor de água na atmosfera, pode mitigar os impactos dos riscos naturais através da prevenção que é mais eficaz quando possuímos maior capacidade de prever fenómenos atmosféricos extremos que contribuem no risco de rupturas económica em grandes escalas nacionais e internacionais. Esta dissertação tem como objectivo calcular e analisar a variabilidade do ZTD/PWV na implementação de um produto automatizado usando dados GNSS+Temperatura+Pressão para Moçambique. As estimativas ZTD são calculadas usando a estratégia PPP (Precise Point Positioning) que permite estimar os parâmetros de cada estação separadamente, e que se adequa com a situação em Moçambique por este ainda não possuir uma rede densa de estações GNSS.
- O ensino da Filosofia no ensino à distância através da ferramenta Google ClassroomPublication . Gomes, Ezequiel Nunes; Amaral, José António Campelo de Sousa; Domingues, José António DuarteNeste relatório consta o trabalho final do estágio pedagógico realizado no âmbito do mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário e tem por fundamento a investigação feita sobre o ensino da Filosofia através do ensino à distância em modo atípico provocado pela pandemia Covid-19, usufruindo da ferramenta Google Classroom para fomentar a possibilidade real do processo de ensino e de aprendizagem na singularidade do ensino à distância. Primeiramente, será abordado o panorama dos pressupostos didáticos inerentes ao ensino à distância e, seguidamente, a vantagem na diversificação de procedimentos estratégicos e de meios, relevando o texto filosófico como instrumento dialógico para encontro com a Filosofia. É, também, elaborada uma resenha acerca da relação entre as Tecnologias de Informação e Comunicação e o ensino à distância. Investigamos, também, a aliança entre o ensino à distância e as Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da Filosofia, munindo-nos da plataforma Google Classroom, enquanto ferramenta protocolada para a continuidade do ensino e das aprendizagens à distância. O segundo capítulo incide sobre o aspeto prático, expondo-se as estratégias e os recursos experimentados na prática letiva realizada no estágio. Na conclusão recuperam-se os objetivos propostos e o corolário das aulas lecionadas no contexto do estágio pedagógico.