Browsing by Issue Date, starting with "2022-06-15"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estudo de viabilidade do desenvolvimento de modelo de simulação do funcionamento da secção de potência da aeronave Super Tucano A29-BPublication . Penouço, Bárbara Moreira; Saúde, José Manuel Mota Lourenço da; Teixeira, Luís Carlos Barrigão CostaNa atualidade, a realidade virtual é cada vez mais procurada e utilizada no mercado da aeronáutica. Uma vez que grande parte do treino de pilotos é feito com recurso a este tipo de treino, surge o interesse em se desenvolver um modelo de simulação do funcionamento da secção de potência do motor relativa ao motor PT6A68C com o propósito de melhorar o ensino e processo de aprendizagem dos pilotos e mecânicos. O presente trabalho consiste no estudo de viabilidade relativo ao desenvolvimento e implementação de um modelo de simulação da secção de potência (powerplant) da aeronave Super Tucano A29-B, tendo sido feito em colaboração com a em empresa ETI. Desenvolveu-se o modelo de simulação do funcionamento da secção de potência em C++ no Microsoft Visual Studio no formato de DLL, e posteriormente realizou-se a integração por parte da referida empresa, no enquadramento de um projeto já existente da representação 3D da aeronave Super Tucano A29-B em Unity, aí existente. Ao longo do processo de desenvolvimento do trabalho e após a integração final no Unity, foi realizada a validação do trabalho através de três métodos: realização do procedimento “Arranque do Motor” conforme descrito no manual: “Normal Procedures”, realização dos respetivos procedimentos de emergência de cada warning ou caution conforme descrito no manual: “Emergency Procedure” e o teste operacional da secção de potência descrito no manual de manutenção. Após a realização dos procedimentos normais e de emergência, verifica-se que os valores dos parâmetros do motor correspondem ao expectável em cada circunstância de operação, de acordo com o manual de operações. Através do teste operacional da secção de potência, conforme descrito no manual de manutenção, verifica-se que a simulação realizada é fidedigna face à correta operação da secção de potência. Em suma, verifica-se que o modelo de simulação do funcionamento da secção de potência da aeronave Super Tucano A29-B é exequível e permite o treino virtual de um piloto em formação e poderá ser integrado em várias aplicações de treino virtual, uma vez que foi desenvolvido sob o formato de DLL, o que o torna muito versátil.
- Burnout em estudantes de medicinaPublication . Correia, Rita Amorim Pinto; Neto, Isabel Maria FernandesIntrodução: A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico caracterizado por uma exaustão extrema a nível físico, emocional ou mental, que habitualmente surge devido ao acumulo de stress e desgaste relacionado com o trabalho ou os estudos. Esta síndrome afeta a vida do doente a todos os níveis e é o resultado direto da reunião excessiva de stress, tensão emocional e trabalho. Manifesta-se com mais frequência nos profissionais que têm que lidar com pressão e responsabilidades constantes, como é o caso da área da medicina. Por esta razão, o burnout é muito frequente ocorrer nestes estudantes, ainda antes da sua entrada na vida profissional, o que pode ter graves consequências negativas na sua produtividade e sucesso. A saúde mental e emocional dos estudantes de medicina tem sido alvo de um crescente estudo, que indica que a pressão e a cultura do perfecionismo em relação ao trabalho, bem como o mundo competitivo que é o da medicina, têm impacto na saúde mental e emocional dos alunos. Objetivos: Esta dissertação tem como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre a prevalência do burnout, da depressão, da ansiedade e do stress entre os estudantes de medicina, assim como a sua repercussão e consequências no sucesso e rendimento escolar, referindo diferentes métodos e estratégias, que possam prevenir o desenvolvimento desta patologia na população referida. É também objetivo perceber o impacto que a pandemia COVID 19 pode ter no desencadear e agravamento de situações de burnout nestes estudantes. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura na base de dados da PubMed e na plataforma de referenciação bibliográfica Mendeley, com base nas seguintes palavras-chave: “Burnout”; “Medical Students”; “Anxiety”; “Depression”; “Stress”. Foram incluídos livros e documentos, ensaios clínicos, revisões simples e sistemáticas e meta-análises, num total de 47 referências bibliográficas. Resultados/Desenvolvimento: Os estudos realizados acerca da síndrome de burnout em estudantes de medicina têm tido como foco o seu impacto na saúde, percurso académico e posterior desempenho profissional. Para além disso, relatam também os fatores de risco, os fatores protetores, os efeitos da pandemia COVID-19 nos estudantes de medicina e as estratégias que devem ser adotadas, tanto pelas instituições de ensino como pelos alunos, para prevenir essa mesma síndrome. Conclusões: A síndrome de burnout nos estudantes de medicina é uma realidade atual e tem diversas implicações negativas na sua prática futura. Por essa mesma razão, é necessário travar o problema precocemente e para isso é preciso o reconhecimento dos sintomas e consciencializar os alunos de que é importante procurar ajuda. Abordar os fatores de risco é crucial para que se possa melhorar a gestão do stress, aumentar a resiliência, e ampliar os sentimentos de conquista pessoal.
