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- O recurso a estereótipos relativos ao interior de Portugal nas telenovelas nacionaisPublication . Salvador, Inês Silva Soares; Correia, João Carlos FerreiraEm 2022, o produto rei do horário nobre português, a telenovela, assinala números redondos no que concerne à sua existência e exibição: celebram-se 45 anos da transmissão da primeira telenovela em Portugal, “Gabriela, Cravo e Canela” (1977), e comemoram-se 40 anos de ficção feita em língua portuguesa (“Vila Faia”: 1982). Em quatro décadas foram impostos vários desafios, primeiro à “caixinha mágica” e, depois à própria telenovela. O streaming desviou a audiência e potenciou a criação de conteúdos mais personalizados e individualizados. A digitalização tomou o lugar dos formatos de receção tradicionais e fomentou o fim do consumo familiar de produções telenovelisticas. Por inerência, provocou um abismo na reflexão conjunta, no debate coletivo e na socialização: cada um vê o que quer, quando quer e no dispositivo que mais o cativa. Todavia, se esta é uma realidade que se enfrenta, também é verdade que tem sido superada com eficácia. As telenovelas continuam a ser o conteúdo mais consumido na televisão portuguesa. As massas, tidas como homogéneas e indistintas, continuam a querer ver o seu reflexo no ecrã. Embora seja definida como um género televisivo pertencente à indústria cultural, a telenovela tem como objetivos, desde sempre e como pedra de toque, a transmissão de uma mensagem, o agitar das consciências e a representação, não só do que é aceite, familiar e conhecido, mas também do que fica distante e daquilo que só se conhece superficialmente. As telenovelas visam representar as diferentes identidades, reforçando o sentimento de identificação com a audiência e abrindo horizontes para existências dissemelhantes. Os teóricos dizem que é inevitável a construção de imagens mentais simplificadas sobre determinados grupos e que essa é, inevitavelmente, uma característica vertida na ficção. Em Portugal já foram produzidas dezenas de telenovelas. Contudo, nos últimos anos, verifica-se uma maior representação de temas como: o interior, a vida em zonas menos urbanas e as aldeias do Portugal profundo. Neste sentido, a problemática desta investigação visa analisar a forma como o interior de Portugal é representado em duas telenovelas nacionais, produzidas com alguns anos de diferença, pela mesma produtora, a SP Televisão. O principal objetivo desta dissertação é analisar se, de facto, em “A Serra” (SIC) e em “Bem-Vindos a Beirais” (RTP1) se recorreu a estereótipos para representar as zonas de baixa densidade populacional em Portugal. Por conseguinte, é decisivo compreender se a apresentação que é feita da interioridade, corresponde ou não ao real, se é pejorativa ou benevolente ou se é atual. Para responder à problemática desta pesquisa, realizou-se, numa primeira fase, um enquadramento teórico. Aqui, procedeu-se a uma delimitação do conceito de interior de Portugal, a uma reflexão sobre a história, evolução e desafios associados à televisão e a uma cogitação acerca das telenovelas, desde a sua origem no folhetim até aos contributos sociais que acarreta. Sobre o produto “nobre” da televisão portuguesa, estudou-se, ainda, o seu trajeto em Portugal, os seus objetivos e a sua proximidade com a audiência. Também na Parte I desta investigação, discorreu-se sobre o tema dos estereótipos e avaliou-se a sua presença na televisão, em geral, e nas telenovelas, em particular. A análise dos projetos telenovelisticos que representam o interior do país também não foi esquecida. Na parte empírica desta pesquisa, para além de se apresentarem as técnicas utilizadas para a recolha de dados e se expressarem os motivos que justificam a escolha de métodos qualitativos, procedeu-se à observação e contraposição dos resultados obtidos. Os dados recolhidos permitem inferir que a telenovela continua a ser o produto mais valioso da televisão portuguesa, gerando a adesão e fidelização da audiência diariamente. As telenovelas são uma maratona para quem escreve e uma distração e ensinamento para quem as acompanha. As representações que são feitas de determinadas realidades não condicionam, na maioria dos casos, o consumo de “A Serra” e de “Bem-Vindos a Beirais”.
- Recolha de Energia Cinéticas das Vibrações Mecânicas em Tubulações de ÁguaPublication . Buché, Swellson Enward Barbosa Gomes; Santo, António Eduardo Vitória do EspiritoEnergy Harvesting é o processo de recolha e conversão de energia cinética presente no meio ambiente, para esta dissertação, o objetivo principal é aproveitar a energia disponível nas tubulações de água. Usando um transdutor para converter a energia cinética das vibrações para gerar energia elétrica, originada pela passagem de água na tubulação. Um setup experimental recorre a um Woffer para gerar vibração e fazer os testes práticos. Um transdutor piezoelétrico permite converter a energia das vibrações em energia elétrica. A Energy Harvesting Multi-Source Demo Board, Demo Circuit DC2080A, em particular o circuito LTC3588-1, contém uma ponte de retificação de onda completa e um conversor DC/DC buck. A ferramenta Node-red foi importante na implementação dos testes iniciais e monitoramento do comportamento da corrente, tensão e potência geradas. O Mbed-NXP LPC1768 foi utilizado para fazer comunicações entre o Node-red e o sistema montado, o integrado ADXL345 foi o acelerómetro para medir a aceleração do transdutor. O sistema deve ser capaz de fazer recolha da energia cinética das vibrações, convertê-la e disponibilizar para o uso de baixa potência, que nesse caso é um sistema para monitoramento da tubulação de água, fornecendo informações como qualidade da água, pressão com que a água passa pelas tubulações, possíveis furos na tubulação.
- Multi-objective meta-heuristic sleep scheduling in low-power devicesPublication . Rodrigues, Tiago André Gaspar Nunes; Santo, António Eduardo Vitória do EspiritoEnergy Harvesting techniques and Wireless Sensor Networks evidence an optimal symbiosis, given that the typical environment where the motes are placed are most times remote, hard to reach, and with poor operational capabilities, this makes the possibility of changing batteries or another piece of hardware arduous and laborious, requiring great resource exhaustion. With the appliance of EH modules and optimization algorithms, it is possible to reach an Energy Neutral Operation condition, which turns these motes into self-autonomous devices capable of operating for years without disruption and human intervention. Meta-heuristic algorithms are applied in these scenarios, where a global optimum solution is required for the mote to operate under a rigorous and efficient energy expenditure scheme, turning these systems into complete black-boxes, inputting the maximum possible physics variables, and outputting the ideal mode of operation, commuting, for example, duty cycle, voltage and frequency variation or even devising methodologies that decompose one extensive task into multiple, easier to process, divided tasks. In this dissertation, a sleep scheduling algorithm, based on MHs, is studied, devised, and demonstrated. As well as a system being architected based on an LPC1768 microcontroller in order to simulate a mote of a WSN, an extensive revision of the state-of-art techniques, used in EH-WSNs is also carried out.
- Proposta de Reabilitação da Antiga Fábrica de Cerâmicas das DevesasPublication . Morais, Sara Patrícia da Silva; Dias, José da Silva NevesNuma das principais artérias do centro histórico de Vila Nova de Gaia, localizase um espaço devoluto há muitas décadas. Trata-se da Antiga Fábrica de Cerâmicas das Devesas. Recentemente, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia lançou um concurso com a finalidade de escolher uma proposta de reabilitação da Antiga Fábrica convertendo-a em Museu, designado por “Museu-Ambiente”, referindo-se a um edifício dedicado ao ambiente, oferecendo aos utilizadores experiências interativas e dinâmicas que despertem os cinco sentidos, numa tentativa de sensibilização para as alterações climáticas do planeta. Por outro lado, trata-se de uma reabilitação onde é relevante salvaguardar o valor histórico do património arquitetónico e cultural, ou seja, manter a memória histórica da fábrica. Assim, este museu-ambiente pretende ser um espaço de informação interativa, que consiga marcar os utilizadores quanto ao impacto das alterações climáticas, mas também que evidencie o valor cultural e histórico da Cidade de Vila Nova de Gaia.