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- Contribuição do Neuromarketing para o estudo da AntroentomofagiaPublication . Ferreira, Andreia Cristina Barroso; Rodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia; Gouveia, Ana Isabel Antunes Dias Rodrigues; Martins, Oliva Maria DouradoA população global está a aumentar (Wendin & Nyberg, 2021). E em 2050 prevêem-se 9 mil milhões de pessoas. Este facto permite anteceder desafios de segurança alimentar com riscos para a existência humana (Simion et al., 2019; Yazici & Ozer, 2021), o que motiva a procura de novas alternativas alimentares, como é o caso da alimentação à base de insetos. Este tipo de alimentação é uma alternativa nova no mundo ocidental, do qual Portugal faz parte. A comercialização de insetos em Portugal foi autorizada em junho de 2021. No entanto, a aceitação desta alternativa alimentar carece de investigação. Procurando responder à questão: “é possível mudar a perceção da população ocidental relativamente à alimentação à base de insetos?”, a investigação efetuada procurou identificar como se sentem as pessoas perante a confrontação e a experimentação de alimentos à base de insetos. A investigação recorreu a diferentes técnicas por terem sido consideradas como complementares. Os dados do inquérito por questionário, da experimentação de barra de insetos versus a barra de cereais (recorrendo à eletroencefalografia e eletrocardiografia), do preenchimento de Self Assessment Manikin, do inquérito por entrevista e da gravação de vídeo auxiliaram na compreensão do fenómeno. Concluiu-se que embora exista alguma surpresa (por falta de conhecimento desta nova alternativa alimentar) e alguma repugnância e medo relativamente aos insetos, esta opção tem potencial de entrada no mercado, pois o resultado da avaliação da experiência foi considerado positivo pelos participantes da amostra.
- Como o Greenwashing Afeta o Consumidor: Estudo de caso da Água FijiPublication . Sousa, Inês Alexandra Miranda de; Paço, Arminda Maria Finisterra doO crescente interesse perante a sustentabilidade e o futuro do planeta abriu caminho para um novo mercado. Este caminho visa satisfazer as necessidades de um consumidor consciente, causando o mínimo impacto possível no meio ambiente. No entanto, com a pressão social e a forte concorrência no mercado, têm-se levantado questões éticas e várias empresas necessitaram de implementar estratégias que pudessem beneficiar a sua imagem “verde”. Paralelamente foi-se disseminando o conceito de greenwashing. O greenwashing ampliou o comércio de produtos ecológicos, porém as táticas usadas para influenciar o consumidor, em vez de o persuadir à compra por razões ambientais, veio causar desconfiança e confusão, criando ceticismo e dividindo os clientes. Assim, este estudo teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento acerca do greenwashing, analisando os diferentes tipos de consumidores e os seus comportamentos. Também, procurou entender a relação entre o consumidor e a marca, e qual seria a sua atitude perante as ações prejudiciais de uma empresa em relação ao ambiente natural. Foi usado o estudo de caso da empresa Fiji Water para que se entendesse como a persuasão ecológica pode afetar o indivíduo. Esta marca utilizou promessas vagas sobre as suas ações e realizou campanhas nos Estados Unidos da América com o intuito de desacreditar o consumo de água da torneira. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com recurso a focus group e no final os resultados confirmaram que o greenwashing afeta os consumidores, particularmente os indivíduos com maior conhecimento ecológico. Sobre a relação entre o consumidor e marca, foi mostrado que a comunicação vaga criou ceticismo e automaticamente foi imposta uma visão negativa da empresa. Em seguida, o fenómeno de dissociação moral indicou uma diferença de comportamento registada durante o processo de entrevista, e esse conhecimento permitiu dividir os participantes perante a sua preocupação ecológica e conhecimento ambiental.
- Determinantes financeiros e não-financeiros do desempenho organizacionalPublication . Bernardo, Irene Zulmira; Monteiro, João DionísioO desempenho contínuo é o objetivo de toda e qualquer organização, porque somente através da melhoria de desempenho, as organizações são capazes de crescer e progredir. No âmbito europeu, as empresas que desenvolvem as suas atividades assentes em critérios de responsabilidade social tornaram-se cada vez mais importantes no processo de desenvolvimento económico devido à sua capacidade de criação de valor partilhado. O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto dos indicadores financeiros e não-financeiros no desempenho organizacional das empresas portuguesas que adotam práticas de responsabilidade social. Para tal, analisou-se uma amostra de 14 empresas cotadas na bolsa Euronext Lisbon e que integram o índice principal PSI-20, no período de 2011 a 2020. Para levar a cabo o estudo recorreu-se à metodologia de dados em painel. O estudo investiga os fatores, financeiros e não-financeiros, que influenciam o desempenho empresarial, sendo este medido através das variáveis Return on Assets (ROA), Return on Equity (ROE) e o Q de Tobin, considerando que estes indicadores tendem a captar adequadamente o nível de desempenho e a gestão eficiente numa organização. De um modo geral, os resultados obtidos mostram que a dimensão da empresa afeta o desempenho da empresa, independentemente da medida de desempenho utilizada. Quando o ROA é utilizada, os resultados evidenciam uma relação negativa e significativa entre o nível de endividamento da empresa e esta medida de desempenho. Por outro lado, os resultados dos modelos de painel estimados não evidenciam efeitos significativos das variáveis representativas da adoção pela empresa de práticas de responsabilidade social e ambiental nas variáveis de desempenho consideradas.
- Impact of High Frequency repetitive Magnetic Stimulation on Astrocytes Subjected to IschemiaPublication . Ferreira, Susana Maria Alves; Baltazar, Graça Maria FernandesIschemic stroke (IS) is caused by the reduction or blockage of blood flow to the brain and is the third most common cause of death in Portugal. Due to its ability to improve the most frequent clinical sequelae left by brain ischemia, high-frequency repetitive transcranial magnetic stimulation (HF-rTMS) has been considered a promising therapeutic strategy for IS. The observed improvements have been associated with changes in neurons and their synaptic liaisons. However, the hypothesis that this technique modulates astrocytes, potentiating their neuroprotective capabilities, was also raised. With the present work, we aim to clarify which mechanisms triggered by highfrequency repetitive magnetic stimulation (HF-rMS) in astrocytes contribute to its neuroprotective effects. Neuron-glia and astrocyte cortical cultures subject to oxygen and glucose deprivation were used as an in vitro model of ischemia. Neuroprotection promoted by HF-rMS was evaluated through the analysis of markers of neuronal activity and morphometric analysis of neurons. The levels of growth factors in the astrocyteconditioned medium (CM) were assessed through a Growth Factor Array and glialderived neurotrophic factor (GDNF) expression was analyzed by RT-PCR and Western Blot. Our results show that neurons injured by ischemia can be rescued through the modulation of astrocytes by HF-rMS. This modulation helps to maintain the number and length of neurites and increases the number of neurons expressing c-Fos. Quantification of glutamate transporters EAAT1 and EAAT2 in astrocyte extracts showed that EAAT2 levels were not affected by HF-rMS, however, EAAT1 levels were increased in cultures subjected to OGD and HF-rMS, suggesting that HF-rMS neuroprotection may involve a reduction of excitotoxicity. Furthermore, analysis of the astrocyte CM showed that HFrMS stimulated the release of several trophic factors by astrocytes, namely GDNF. Neutralization of GDNF present in the CM impeded the recovery of neurite number and length induced by HF-rMS and blocked the increase of c-Fos+ neurons, indicating that this neurotrophic factor plays a crucial role in the neuronal recovery induced by HF-rMS. Our results show that modulation of astrocytes by HF-rMS effectively rescues neurons injured by ischemia by decreasing excitotoxicity and promoting neuroprotection through the release of GDNF by the astrocytes. This suggests that by targeting astrocytes, HF-rMS can be used to promote neuroprotection in other brain lesions.
- A Contabilidade de Gestão Ambiental na Sustentabilidade das Pequenas e Médias Empresas no Setor dos Eletrodomésticos: estudo de casoPublication . Chagas, Leonor de Jesus Córdoba Albano Leal; Alves, Maria do Céu Ferreira GasparPerante uma sociedade cada vez mais exigente, as questões ambientais têm vindo a assumir maior relevância nas preocupações dos cidadãos, do governo e, dos líderes corporativos, existindo concordância de que os procedimentos contabilísticos padronizados não fornecem informações adequadas para apoiar de forma correta a tomada de decisão na área das responsabilidades de gestão ambiental. Neste contexto, este estudo teve como objetivo central averiguar se a Contabilidade de Gestão Ambiental (EMA) é utilizada nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e se contribui para uma maior eficiência destas empresas. Para isso foi desenvolvido um estudo de caso numa PME do setor dos eletrodomésticos. A análise desta realidade tornou-se pertinente dado ser um setor que sofre constantemente pressões, para o cumprimento de regulamentação, e por ser um campo de estudo pouco explorado e investigado. Os resultados desta investigação sugerem que neste setor a Contabilidade de Gestão Ambiental é essencial pois permite agregar fatores económicos sociais e ambientais. Por outro lado, comprovam-se as limitações da Contabilidade de Gestão convencional, no tratamento das questões ambientais das empresas deste setor.
- Plano de Marketing para a agência Mercado das ViagensPublication . Rodrigues, Pedro Gonçalo Barroso Vilela da Graça; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraO setor do turismo tem ganho bastante relevância nas últimas décadas a nível internacional e nacional. A procura por destinos fora daquele que é o espaço habitual de residência tem crescido cada vez mais, sendo que as pessoas procuram locais para se abstraírem daquilo que são as rotinas habituais e assim relaxar, conhecer novos países e novas culturas ou simplesmente visitar amigos e familiares. As agências de viagens ocupam aqui um importante espaço naquilo que é a ponte entre o desejo dos seus clientes e a oferta que existe. São diferenciadoras no aconselhamento que dão à escolha do destino e na facilitação daquilo que são as burocracias de uma viagem, seja ela por motivos de lazer ou de negócios. Apesar de muitas pessoas apontarem este setor como um setor em decréscimo nos últimos anos, muito por causa do desenvolvimento tecnológico e da possibilidade das pessoas reservarem online e muitas vezes a melhores preços, até em plataformas que aglomeram várias ofertas como o caso da plataforma Booking.com, é justo dizer que as agências de viagens podem e devem adaptar-se. Não há dúvidas que os hábitos e as interações humanas mudaram nos últimos tempos por força da revolução tecnológica, mas haverá sempre necessidade de o ser humano ser auxiliado em tarefas que muitas vezes não se sente seguro. Este Projeto tem como objetivo dotar o Mercado das Viagens com um Plano de Marketing para 2022 que lhe irá permitir de uma forma estratégica situar a marca e chegar o mais próximo possível dos seus clientes alvo. Irá sobretudo ser um plano focado na vertente digital, no entanto, irá também incluir uma vertente mais tradicional que apoiará e irá fortalecer a presença da marca junto do seu público.
- Desenvolvimento Sustentável nas PMEs em Portugal: Barreiras, Desafios e PráticasPublication . Nabais, Etelvina Maria Esteves; Franco, Mário José BaptistaAtendendo aos problemas ambientais com que o mundo se depara ao nível das alterações climáticas e dos seus impactos, bem com, ao nível do aumento do consumo de recursos à escala global, assistimos nos últimos anos ao surgimento de um conjunto de agendas de sustentabilidade a nível mundial e a uma mobilização transversal em torno das mesmas (e.g., Agenda 2030; Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS); Pacto Ecológico Europeu). Neste sentido, assiste-se a uma crescente consciencialização ambiental à escala global e à convergência de esforços para um mundo mais sustentável e, em consequência, o desenvolvimento sustentável tornou-se uma missão importante para as empresas, uma vez, que estas passam a ser pressionadas e avaliadas não só com base na criação de benefícios económicos, mas também em função da sua capacidade de lidar com questões ambientais e sociais e de criar valor sustentável em colaboração com os seus stakeholders. Neste contexto, este estudo visa compreender o desenvolvimento sustentável das pequenas e médias empresas (PMEs) em Portugal, analisando as barreiras com que se deparam, os desafios que se lhe impõem e as práticas em curso nas mesmas (sociais, ambientais e económicas). Para alcançar este objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa exploratória, utilizando-se o método de estudo de casos múltiplos. Foram selecionados 8 casos (PMEs) e como fonte de recolha de dados, foi escolhida a entrevista, uma vez que esta técnica proporciona proximidade e interação com os decisores e responsáveis pela sustentabilidade das empresas. A partir de uma análise de conteúdo às entrevistas realizadas, os resultados evidenciam que existe consciencialização e compromisso das PMEs com a sustentabilidade, e que o contexto externo e algumas das suas particularidades, impactam no seu desenvolvimento sustentável. O custo, o reconhecimento, a intervenção do Estado e o contexto económico, juntamente, com a escassez de recursos e a falta de conhecimento sobre o retorno financeiro dos investimentos associados à sustentabilidade, afiguram-se como as barreiras mais referidas pelas PMEs aqui estudadas. Não obstante, estas PMEs sentem-se desafiadas a respeitar, responder e aproveitar as oportunidades que a emergência da sustentabilidade lhe dita e adaptar-se às adversidades económicas e sociais que a atual conjuntura lhes impõe. As evidências empíricas mostram ainda que estas PMEs têm, em curso, várias práticas de carácter social, ambiental e económico, assumindo particular destaque as práticas de âmbito ambiental. O consumo eficiente de recursos, a utilização de recursos mais sustentáveis, o reaproveitamento dos desperdícios e a gestão dos resíduos, no domínio ambiental; a promoção de emprego digno e a sensibilização dos colaboradores para a sustentabilidade, no domínio social; a gestão eficiente dos recursos financeiros, a rentabilidade do negócio, o investimento nas oportunidades de negócio que a sustentabilidade lhes poderá proporcionar, nomeadamente por meio da produção de bens e serviços mais sustentáveis, em termos económicos, são as práticas que assumem maior proeminência. Finalmente, este estudo contribui para conhecer de forma mais profunda o fenómeno do desenvolvimento sustentável das PMEs, em Portugal, partindo de uma visão mais integrada e apresentando contribuições práticas para o aumento da consciencialização deste segmento de empresas, no que diz respeito à importância das suas práticas de sustentabilidade. Este estudo fornece também informações úteis sobre práticas de sustentabilidade, que podem incentivar outras PMEs a segui-las no futuro.
- A utilização dos media sociais na Gestão de Recursos Humanos pelas PMEs portuguesasPublication . Pereira, Eduarda Sofia Mota; Nunes, António João SantosAliada à evolução digital a utilização das redes socais demonstra ser uma forma de atrair e reter novos colaboradores, bem como, de garantir elevados níveis de desempenho e desenvolvimento da Gestão de Recursos Humanos (GRH). Assim, torna-se imperativo compreender como modificar os métodos tradicionais de GRH através do desenvolvimento e implementação de estratégias integradoras das novas tecnologias em cada contexto. Considerando a escassez de estudos que abordem a utilização dos medias sociais pela GRH das pequenas e médias empresas (PME), identificou-se apenas um estudo que aborda somente a perspetiva da prática de recrutamento e seleção, julga-se pertinente um estudo mais abrangente, cujo objetivo principal é compreender a utilização dos medias sociais pela GRH das PME. Considerando-se importante esclarecer se estas organizações utilizam os medias sociais e quais são os medias sociais utilizados; os fatores que impulsionaram ou dificultaram a utilização e, ainda, as perspetivas de utilização futura. Realizou-se uma investigação de caracter qualitativo, com estudos de caso múltiplos, através do estudo de oito organizações, triangulando-se os dados recolhidos através da consulta dos dados disponíveis na Internet, outros dados disponíveis na Intranet ou fornecidos pelas organizações, e a realização de entrevistas semiestruturadas com a participação de oito entrevistados. Os resultados indicaram que a utilização dos medias sociais nas empresas investigadas observou-se, maioritariamente, nas atividades de recrutamento e seleção, comunicação interna e gestão das pessoas. Verificando-se que as empresas que utilizam os medias sociais não detêm um conhecimento profundo das potencialidades destas ferramentas, sendo a sua utilização simplista e baseada em aplicações básicas. O desconhecimento das reais potencialidades dos medias sociais aliado à notória falta de conhecimentos técnicos geram obstáculos à utilização dos medias sociais, bem como, o alargamento crescente a mais atividades de GRH.