Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.01 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Aliada à evolução digital a utilização das redes socais demonstra ser uma forma de atrair
e reter novos colaboradores, bem como, de garantir elevados níveis de desempenho e
desenvolvimento da Gestão de Recursos Humanos (GRH). Assim, torna-se imperativo
compreender como modificar os métodos tradicionais de GRH através do
desenvolvimento e implementação de estratégias integradoras das novas tecnologias em
cada contexto.
Considerando a escassez de estudos que abordem a utilização dos medias sociais pela
GRH das pequenas e médias empresas (PME), identificou-se apenas um estudo que
aborda somente a perspetiva da prática de recrutamento e seleção, julga-se pertinente
um estudo mais abrangente, cujo objetivo principal é compreender a utilização dos
medias sociais pela GRH das PME. Considerando-se importante esclarecer se estas
organizações utilizam os medias sociais e quais são os medias sociais utilizados; os
fatores que impulsionaram ou dificultaram a utilização e, ainda, as perspetivas de
utilização futura.
Realizou-se uma investigação de caracter qualitativo, com estudos de caso múltiplos,
através do estudo de oito organizações, triangulando-se os dados recolhidos através da
consulta dos dados disponíveis na Internet, outros dados disponíveis na Intranet ou
fornecidos pelas organizações, e a realização de entrevistas semiestruturadas com a
participação de oito entrevistados.
Os resultados indicaram que a utilização dos medias sociais nas empresas investigadas
observou-se, maioritariamente, nas atividades de recrutamento e seleção, comunicação
interna e gestão das pessoas. Verificando-se que as empresas que utilizam os medias
sociais não detêm um conhecimento profundo das potencialidades destas ferramentas,
sendo a sua utilização simplista e baseada em aplicações básicas. O desconhecimento das
reais potencialidades dos medias sociais aliado à notória falta de conhecimentos técnicos
geram obstáculos à utilização dos medias sociais, bem como, o alargamento crescente a
mais atividades de GRH.
Description
Keywords
Comunicação Interna Gestão de Pessoas Gestão de Recursos Humanos Pme Recrutamento e Seleção Redes Sociais