Repository logo
 
Publication

A utilização dos media sociais na Gestão de Recursos Humanos pelas PMEs portuguesas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Gestãopor
dc.contributor.advisorNunes, António João Santos
dc.contributor.authorPereira, Eduarda Sofia Mota
dc.date.accessioned2023-01-23T10:05:47Z
dc.date.available2023-01-23T10:05:47Z
dc.date.issued2022-12-19
dc.date.submitted2022-10-10
dc.description.abstractAliada à evolução digital a utilização das redes socais demonstra ser uma forma de atrair e reter novos colaboradores, bem como, de garantir elevados níveis de desempenho e desenvolvimento da Gestão de Recursos Humanos (GRH). Assim, torna-se imperativo compreender como modificar os métodos tradicionais de GRH através do desenvolvimento e implementação de estratégias integradoras das novas tecnologias em cada contexto. Considerando a escassez de estudos que abordem a utilização dos medias sociais pela GRH das pequenas e médias empresas (PME), identificou-se apenas um estudo que aborda somente a perspetiva da prática de recrutamento e seleção, julga-se pertinente um estudo mais abrangente, cujo objetivo principal é compreender a utilização dos medias sociais pela GRH das PME. Considerando-se importante esclarecer se estas organizações utilizam os medias sociais e quais são os medias sociais utilizados; os fatores que impulsionaram ou dificultaram a utilização e, ainda, as perspetivas de utilização futura. Realizou-se uma investigação de caracter qualitativo, com estudos de caso múltiplos, através do estudo de oito organizações, triangulando-se os dados recolhidos através da consulta dos dados disponíveis na Internet, outros dados disponíveis na Intranet ou fornecidos pelas organizações, e a realização de entrevistas semiestruturadas com a participação de oito entrevistados. Os resultados indicaram que a utilização dos medias sociais nas empresas investigadas observou-se, maioritariamente, nas atividades de recrutamento e seleção, comunicação interna e gestão das pessoas. Verificando-se que as empresas que utilizam os medias sociais não detêm um conhecimento profundo das potencialidades destas ferramentas, sendo a sua utilização simplista e baseada em aplicações básicas. O desconhecimento das reais potencialidades dos medias sociais aliado à notória falta de conhecimentos técnicos geram obstáculos à utilização dos medias sociais, bem como, o alargamento crescente a mais atividades de GRH.por
dc.identifier.tid203181980
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/12719
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectComunicação Internapor
dc.subjectGestão de Pessoaspor
dc.subjectGestão de Recursos Humanospor
dc.subjectPmepor
dc.subjectRecrutamento e Seleçãopor
dc.subjectRedes Sociaispor
dc.titleA utilização dos media sociais na Gestão de Recursos Humanos pelas PMEs portuguesaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Gestãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
9377_20155.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format