Browsing by Issue Date, starting with "2023-01-06"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A literatura e “outras artes” nas atividades de pré-leitura: estratégias para a compreensão leitora nas aulas de Português LMPublication . Gomes, Inês de Sousa Leiria; Manso, José Henrique RodriguesComo sabemos, a grande maioria dos alunos que transita para o ensino secundário apresenta ainda sérias dificuldades na análise e interpretação textuais. Este facto resulta dos seus fracos hábitos de leitura e, como consequência, o seu vocabulário revela-se reduzido, limitando assim a sua literacia. Por outro lado, os discentes encaram a aulas de Português como enfadonhas e massacrantes, pois associam a leitura de obras literárias ao preenchimento de questionários, exercícios e fichas de atividades. Deste modo, as estratégias a implementar para a compreensão leitora não se devem tornar mecanicistas, transformando o aluno num mero assimilador de informação. Neste sentido, torna-se premente cativar o seu interesse para o texto literário, utilizando estratégias e metodologias que aumentem o seu desempenho académico. Assim, falaremos da importância das estratégias de pré-leitura, bem como da importância de a correlacionar com outras formas de arte. Se por um lado, a estratégia de antecipação possibilita ao aluno a ativação de esquemas cognitivos que o tornam capaz de interpretar e atribuir significado ao texto, por outro lado, ao associar este último a uma pintura, música ou filme, expande-se o conhecimento do discente e fomenta-se simultaneamente a sua capacidade crítica e reflexiva.
- Funcionamento psicológico positivo na adolescência: Contributos para a sua caracterização e avaliaçãoPublication . Dias, Mara Martins; Oliveira, Ema Patrícia de LimaO presente estudo tem como objetivo geral contribuir para a caracterização e avaliação do funcionamento psicológico positivo na adolescência, em particular através da análise da sua relação com as variáveis género, idade e rendimento académico. A EFPP–VA foi administrada a 261 estudantes portugueses, com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos. Trata-se de um instrumento que avalia 11 recursos psicológicos: Autoestima, Resiliência, Curiosidade, Otimismo, Autonomia, Vitalidade, Domínio do Meio, Propósito de Vida, Humor, Desfrute e Criatividade. Os resultados evidenciaram boas propriedades psicométricas da EFPP-VA, tanto ao nível da fiabilidade como da validade. Verificou-se uma tendência para resultados mais favoráveis no género masculino e para um decréscimo no FPP com o avanço da idade. Por fim, constatou-se a relação positiva entre o FPP e o rendimento académico. Dada a escassez de instrumentos na área destinados a adolescentes, a EFPP-VA poderá auxiliar contribuindo para a eficácia na intervenção.