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- Educação para o Empreendedorismo: capacitação de criançasPublication . Antunes, Inês Justino; Oliveira, Catarina Sales Barbas deA educação para o empreendedorismo é vista como um novo paradigma para a educação, dado que utiliza métodos inovadores para a aquisição de novos conhecimentos. Os alunos são confrontados com a realidade e com situações que necessitam de uma solução, sendo desenvolvidas competências empreendedoras tais como a identificação de oportunidades, a assunção de riscos, a criatividade, a inovação, a autonomia e a resistência ao fracasso. Esta investigação debruça-se sobre a prática de uma Educação para o Empreendedorismo com crianças. Neste sentido, o objetivo deste estudo é o de analisar a importância que o empreendedorismo assume na capacitação de crianças. No sentido de alcançar os objetivos inicialmente propostos, a escola escolhida foi a Escola do Conservatório de Música da Covilhã, uma escola que adotou o empreendedorismo como atividade de enriquecimento curricular para alunos do 1º ciclo de escolaridade. Para obter estas respostas foi utilizada uma metodologia qualitativa, sendo a recolha de dados feita através da observação participante e da realização de entrevistas. Os principais resultados obtidos indicam que os alunos apresentam uma elevado grau de interesse, de participação e curiosidade em relação à temática do empreendedorismo, tendo um grande envolvimento nas atividade desenvolvidas. Estas crianças têm a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nesta atividade nas restantes disciplinas, tendo a plena noção da importância que estes conteúdos terão ao longo do seu crescimento, não só a nível pessoal como profissional.
- Suspeita de distrofia endotelial de Fuchs, Readaptação de Lentes de Contacto Hidrófilas Tóricas, Disfunção das Vergências FusionaisPublication . Brito, Sofia Cruz; Ferreira, Francisco Miguel Pereira BrardoO presente relatório de estágio foi redigido no âmbito da unidade curricular de dissertação/estágio realizado entre outubro de 2021 e abril de 2022, no Centro Clínico e Experimental em Ciências da Visão, da Universidade da Beira Interior, sob orientação do Prof. Doutor Francisco Brardo. Do conjunto de consultas realizadas no decorrer desse período de estágio, selecionaramse três casos clínicos com base em critérios definidos: saúde ocular, superfície ocular e lentes de contacto e binocularidade. No primeiro caso clínico descreve-se uma suspeita de distrofia endotelial de Fuchs, numa paciente de 58 anos. Caracterizada por alterações endoteliais, edema corneal e sintomas de visão turva, a paciente foi submetida a um conjunto de exames complementares de diagnóstico e posteriormente encaminhada para outro profissional de saúde. O segundo caso aborda uma readequação de lentes de contato hidrofílicas tóricas numa paciente jovem. A adaptação inadequada induzida pelo sistema pálpebra-dependente foi definida como a principal causa de desconforto. A mudança para o sistema de estabilização de lastro de prisma mostrou uma melhoria na adaptação das lentes de contato e contribuiu para aumentar o conforto e o tempo de uso das mesmas. No terceiro caso é apresentada uma anomalia da visão binocular, numa paciente de 8 anos, com queixas de dificuldade na transição entre distâncias. A avaliação da função binocular revelou uma disfunção das vergências fusionais. Nesses casos, o tratamento adequado envolve a realização de terapia visual para normalizar amplitudes e flexibilidades e desenvolver habilidades visuais.