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- Utilização de Programas de Cálculo Estrutural Através de Aplicações Externas – Contributo para a Análise Avançada de EstruturasPublication . Dumbo, Sabino Mananci Sequeira; Pinto, Clemente MartinsA modelação e análise de estruturas pode implicar um conjunto de tarefas repetidas, quer em pré-processamento, quer em pós-processamento. Este conjunto de tarefas é demorado. Por outro lado, certos tipos de problemas de análise estrutural implicam procedimentos de modelagem que não podem ser dissociados do uso de computação na fase de pré-processamento. Entre diversos exemplos, pode-se referir à modelação de estruturas com forma complexa, ou à análise com modelos de comportamento não linear. A presente dissertação estuda a utilização de programas de cálculo estrutural a partir de aplicações externas, utilizadas para a modelação estrutural ou para o pós-processamento de resultados. Dentro desse objetivo são apresentados conceitos básicos de programação de computadores e a tecnologia base para o tipo de utilização referido. A utilização de programas de análise estrutural a partir de aplicações exteriores é possível através da tecnologia de API (Application Programming Interface). Através da API, é possível realizar a interoperabilidade entre programas externos e analisadores estruturais, permitindo a sua funcionalidade e a criação de algoritmos e rotinas correspondentes para facilitar o uso desses programas. Para isso, é utilizado o padrão aberto (Open Standard), ou seja, APIs existentes em programas comerciais como o Robot Strucutral Analysis® da Autodesk e o Microsoft® Excel®. Assim, a dissertação tem como objetivo criar algoritmos e rotinas que possam ser facilmente utilizados pelos usuários para minimizar o tempo de entrada de dados, cálculo e modelagem, tornando a utilização de programas de análise estrutural mais eficiente e produtiva. O presente trabalho focou-se essencialmente em minimizar o tempo de cálculo utilizando ferramentas existentes, desenvolvendo conceitos básicos em linguagem de programação para melhorar a execução de cálculos em análise avançada de estruturas, e todas as vantagens daí resultantes.
- Uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) na Inspeção de infraestruturas de transporte: Inspeção de pavimentosPublication . Gavinhos, José Pedro Roque Tarouca Duarte; Santos, Bertha Maria Batista dos; Almeida, Pedro Gabriel de Faria Lapa Barbosa deA evolução tecnológica tem permitido a utilização de veículos aéreos não tripulados (VANT) de forma mais fácil e diversificada criando oportunidades de aplicação em vários campos da engenharia, designadamente, na inspeção de infraestruturas de transporte. Esta tecnologia permite a recolha rápida de dados a baixo custo e suporta os gestores das infraestruturas no desenho dos programas de manutenção e na calendarização de intervenções, contribuindo, assim, para o aumento da durabilidade e dos níveis de segurança dos elementos inspecionados. O presente estudo parte das principais práticas que recorrem ao uso de VANT para enquadrar a utilização dos mesmos no campo da engenharia, na área dos transportes e mais especificamente na inspeção de pavimentos. O estado da arte permitiu identificar a diversidade de tecnologia disponível, as práticas atuais e algumas das principais vantagens e desvantagens da utilização desta técnica no âmbito pretendido. A revisão dos estudos e outra literatura disponível sobre a utilização específica de VANT na inspeção de pavimentos serviu como ponto de partida para a definição da metodologia e para o desenvolvimento do caso de estudo apresentado. A metodologia aplicada ao caso de estudo inclui a recolha de imagens de um troço de pavimento flexível rodoviário, com recurso a VANT, e no seu tratamento de forma a criar uma ortoimagem e um modelo 3D a partir da qual foi possível identificar e caracterizar as degradações presentes na superfície do pavimento. O ensaio experimental foi ainda precedido de uma caracterização das condicionantes e da área a inspecionar. Os principais resultados obtidos apontam para desvios planimétricos e altimétricos, em relação à medição direta no local, inferiores a 2 mm para as imagens recolhidas pelo drone Mavic 2 Pro a 3,0 m de altitude. Nestas condições é possível concluir que a precisão é muito boa e adequada para o fim pretendido. Com os dados recolhidos foi também possível calcular os índices de qualidade global do pavimento PSI e PCI para o troço de pavimento inspecionado. Os índices indicam que o pavimento se encontra em muito mau estado de conservação, apontando para a necessidade de uma intervenção de reabilitação ou mesmo de substituição do pavimento.