Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-05"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Quinta-Casa: Um ensaio sobre o filme-memóriaPublication . Sousa, Mafalda Morais Alçada Castelo-Branco; Nogueira, Luís Carlos da CostaA presente tese, de natureza projetual, tem como objetivo recuperar e apresentar, através de um filme, de uma instalação, de um álbum de fotografias e de um livro de autor, o espólio audiovisual de duas famílias da Covilhã, com registos passados durante os séculos XX e XXI, através de diversos média antigos e atuais, revelando a importância da história evenemencial, do seu arquivo e do seu uso para a criação artística. Pretende também refletir e situar este tipo de filme no âmbito dos géneros ou das categorias cinematográficas existentes, nomeadamente, o documentário e o filme-ensaio, concluindo com a proposta da criação de um hipotético novo ramo, o filme-memória. Para a realização desta tese, foi necessário recorrer a várias metodologias, nomeadamente uma arqueologia e uma arquivologia dos média, que se iniciou através da investigação e da procura dos diversos materiais cinematográficos e dos registos fotográficos nas duas famílias, seguidas da análise, recuperação e digitalização desse espólio, bem como das posteriores manutenção e organização de arquivo. Para além disso, foram convocados conhecimentos cinematográficos e artísticos para a elaboração de um filme e, em complemento deste, de uma instalação, um álbum de fotografias e um livro de autor, dando a este projeto uma dimensão artisticamente inter e transmediática. A tese, dividida em três partes – Capítulo 1: O abrir de portas; Capítulo 2: O processo criativo da Quinta-Casa; Capítulo 3: Outros Meios, Outras Memórias –, apresenta as diversas fases do processo que a eles conduziu. O filme Quinta-Casa concilia a motivação artística com a investigação, através da conjunção de memórias fílmicas atuais com arquivos sonoros, filmográficos e fotográficos encontrados e recuperados, desde os anos 1910 a 2021. A possibilidade de mostrar o processo que revela, por vezes literalmente, o que estava no interior dos arquivos e compreender as ligações entre eles, transportou estes materiais simultaneamente para os âmbitos artístico e científico. Na conclusão são revelados possíveis projetos futuros e abordadas as contribuições que este trabalho pode ter nos – e para além dos – meios académico e artístico.
- Adaptação transcultural e validação do instrumento Undergraduate Clinical Education Environment Measure Instrument (UCEEM)Publication . Ferreira, Rafaela Mendes; Neto, Isabel Maria Fernandes; Suchek, Juliana Marília Pereira de Sá e NathaliaIntrodução: O ambiente educacional é um sistema complexo de interação de diversos fatores, tais como aspetos relacionados com o curso e currículo, cultural institucional, aspetos relacionados com as relações sociais que se estabelecem, espaço físico e infraestruturas. A avaliação deste é indispensável para a constante melhoria da qualidade do ensino e, por consequência, o alcance dos objetivos de aprendizagem. Neste âmbito, é diferente avaliar o ambiente educacional em ambiente não clínico e clínico, pelo que é necessário instrumentos diferentes para ambos. Em 2013, surge o primeiro instrumento que avalia especificamente do clima de aprendizagem em contexto clínico – o Undergraduate Clinical Education Environment Measure (UCEEM), que em 2022 foi traduzido para português do Brasil para “Medida do Ambiente de Ensino Clínico na Graduação”. Este instrumento permite obter feedback sobre o ambiente de aprendizagem nos locais onde são realizados estágios clínicos em diferentes instituições associadas ao ensino, avaliando a forma como os alunos percecionam as dimensões sociais, emocionais e cognitivas do ambiente de aprendizagem. Desta forma, pode, portanto, ser usado não só para avaliar o clima de aprendizagem, mas também para posteriormente monitorizar a eficácia de mudanças implementadas para o melhorar. Objetivo: Validação do instrumento do instrumento Undergraduate Clinical Education Environment Measure (UCEEM) para português de Portugal, através da adaptação transcultural deste, de forma a existir uma ferramenta fiável e válida, capaz de avaliar o ambiente de aprendizagem em meio clínico nesta língua. Metodologia: Procedeu-se à realização de um focus group para formular uma primeira versão adaptada ao português de Portugal, versão esta que foi revista por especialistas da área, naturais do Brasil e atualmente a viver em Portugal. De seguida, aplicou-se esta versão num pré-teste, seguido de entrevistas individuais. Os resultados obtidos foram discutidos, o instrumento revisto e foi feita a análise da distribuição de respostas. Por fim, aplicou-se a versão final do instrumento adaptado na população alvo, tendo sido feito posteriormente o tratamento estatístico e avaliação das propriedades psicométricas do instrumento. Resultados e discussão: A análise fatorial confirmatória demonstra que o instrumento adaptado para o contexto português é válido e fiável. Será necessária uma reflexão posterior sobre a questão “Tenho acesso adequado aos computadores” dado o panorama nacional sobre o acesso dos estudantes de medicina aos registos clínicos. No entanto, tendo em conta a estabilidade das propriedades psicométricas do instrumento, este está pronto a ser utilizado para avaliar os ambientes de aprendizagem em meio clínico. Conclusão: O instrumento adaptado poderá ser usado por qualquer escola médica portuguesa de forma a avaliar o seu ambiente de aprendizagem em meio clínico, permitindo a melhoria contínua da sua oferta curricular, ao despoletar processos de reflexão e de melhoria do suporte aos alunos. Além disso, abre também portas para a criação de bases de dados que permitam comparar a qualidade dos ambientes de aprendizagem nas diferentes instituições de saúde, assim como monitorizar a sua evolução ao longo do tempo. Estes dados poderão ser usados também para fazer a comparação com instituições de saúde internacionais que também recorram a este instrumento para a avaliação do seu ambiente de aprendizagem.