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- Safety Management System no Transporte Aéreo em Cabo Verde: GAP Analysis e Implementation PlanPublication . Pina, Venira Sofia Pina Cardoso de; Silva, Jorge Miguel dos ReisO transporte aéreo é considerado ainda nos dias de hoje, o meio de transporte de massa/passageiros mais seguro. Desde que começou como uma atividade comercial, a indústria da aviação passou por várias mudanças em termos da segurança operacional, quer a nível técnico, humano, organizacional e ambiental. O presente trabalho pretende dar a conhecer a todos a temática do Sistema de Gestão da Segurança Operacional (SMS – Safety Management System). A sua estrutura é composta por 4 elementos e 12 componentes, cujas diretrizes, normas e regulamentos a nível do transporte aéreo mundial, são estabelecidos pela ICAO (International Civil Aviation Organization). Como um dos Estados membros da ICAO, a implementação/execução do SMS no setor aeronáutico de Cabo Verde, é uma obrigatoriedade. Numa primeira fase tinha-se como objeto de estudo para esta dissertação, o SMS e a sua implementação nos quatro Aeroportos Internacionais de Cabo Verde, um Operador Aéreo, uma Organização de Manutenção Aprovada (OMA) e um Operador de Tráfego e Navegação Aérea, com o objetivo principal de analisar a sua evolução, através do GAP Analysis e o Plano de Implementação. Contudo tal não foi possível, pois as informações solicitadas não chegaram em tempo útil. Deste modo, o estudo estendeu-se apenas aos Aeroportos. Após uma avaliação minuciosa de informações recolhidas a partir do questionário lançado aos colaboradores, foi feita uma análise SWOT e TOWS, identificando pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, relativamente ao processo de implementação do SMS na prática. Destas análises concluiu-se que, os maiores obstáculos relativamente ao sistema do SMS nos Aeroportos de Cabo Verde, incidem sobre a cultura de reporte, e a falta de recursos humanos devidamente qualificados em matéria de Safety. Onde, a própria cultura do país e a situação económica e financeira dos operadores aéreos, podem ser a causa destas dificuldades. Contudo, tais situações podem ser vistas como oportunidades de investimento, para formação de pessoas especializadas na área. O que seria uma mais valia para o desenvolvimento seguro e sustentável do sector aeronáutico do país.
- Validação de Métodos Internos de ensaio para determinação de proteína em produtos lácteosPublication . Rosmaninho, Rui Miguel Monteiro Álvares; Anjos, Ofélia Maria Serralha dos; Lopes, Bruno José Martins; Gallardo, Maria EugéniaEste relatório, decorrente de um estágio, aborda aspetos na validação de métodos internos para análises de proteínas e as funções desempenhadas no controlo produtivo, por um técnico de laboratório na Schreiber Foods, uma empresa laticínios. O objetivo principal foi avaliar a viabilidade do uso do método Dumas, de forma a substituir o método Kjedahl no contexto da empresa, visando uma maior rapidez, segurança e sustentabilidade ambiental. O estudo abrangeu três tipos de produtos: o leite, o semielaborado e o iogurte. Estes representam as três fases do processo de fabrico de iogurte. Foram utilizadas cinco fontes de análise, uma para o método Dumas, VELP NDA 701, e quatro para o método Kjedahl, “Lab1” e “Lab2” que representam empresas externas acreditadas, e MS120 e FT3 equipamentos internos de análise calibrados. As análises efetuadas sugerem uma forte correlação entre os métodos, especialmente para o semielaborado, 0,994, e iogurte, 0,988. Com recurso a análise de regressão foi possível estabelecer fatores de conversão entre os métodos de 0,1608 para o semielaborado e 0,0578 para o iogurte, embora com limitações fora do espaço amostral. Adicionalmente, testes ANOVA confirmaram diferenças significativas entre os métodos, bem como a sua independência face a outros fatores. No entanto, o método Dumas apresentou uma baixa precisão com erro médio de ±0,11 fora dos limites exigidos pela empresa Schreiber Foods para a sua aplicação a nível empresarial.
