Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-20"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Efeitos da pandemia COVID-19 na Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção em idade pediátrica: Revisão sistemática da literaturaPublication . Freitas, Mariana Teixeira; Jorge, Arminda Maria Miguel; Santos, Vítor Hugo JesusIntrodução: A pandemia global de COVID-19, desencadeada pelo coronavírus SARSCoV-2, não só representou um desafio para os sistemas de saúde em todo o mundo, mas também teve um impacto significativo nas mais diversas esferas da vida humana. Entre as populações mais vulneráveis, destacam-se as crianças e adolescentes com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), uma condição neurocomportamental comum na idade pediátrica. A PHDA é caracterizada por padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade que interferem no funcionamento social, académico e ocupacional da criança ou adolescente. A gestão eficaz dessa perturbação requer uma abordagem multidisciplinar e uma compreensão profunda dos fatores que influenciam a sua manifestação e progressão. No contexto da pandemia de COVID-19, diversas mudanças no estilo de vida e nas rotinas diárias foram impostas às crianças e famílias, incluindo medidas de distanciamento social, interrupção das atividades escolares presenciais e aumento do tempo de exposição a dispositivos eletrónicos. Essas alterações podem ter consequências significativas para as crianças com PHDA, cujo funcionamento já é sensível a mudanças ambientais e de rotina. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos da pandemia de COVID-19 na PHDA em idade pediátrica. Ao sintetizar e analisar criticamente as descobertas existentes, procura-se fornecer insights valiosos para profissionais de saúde, educadores e investigadores interessados na saúde mental e no bem-estar das crianças e adolescentes com PHDA em tempos de crise global. Métodos: Com o intuito de assegurar uma pesquisa rigorosa e abrangente, a bibliografia examinada foi obtida por meio da análise das bases de dados: PubMed, Cochrane e Elsevier Scopus, como também pela aplicação dos critérios PRISMA, incluíndo artigos publicados no período compreendido entre 2020 e 2023, abrangendo diversos países e que envolvessem os termos COVID-19, idade pediátrica e PHDA. Foi analisado o impacto do isolamento forçado nas mudanças no ambiente, nas rotinas diárias, nas dinâmicas familiares, na gestão emocional e comportamental, bem como na capacidade de adaptação no ramo escolar. A população em estudo envolve crianças e adolescentes até aos 18 anos, tanto do sexo feminino quanto masculino, e que já possuíam o diagnóstico prévio de PHDA. Resultados: Dos 248 artigos inicialmente apurados, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 24 artigos para leitura integral. Com a análise destes obtivemos informações detalhadas sobre as diversas vertentes afetadas, sendo essas estruturadas e organizadas em alterações psicológicas (ansiedade, tristeza, solidão, preocupação geral, fadiga e pensamentos negativos), comportamentais (desobediência, impulsividade, hiperatividade, desatenção, irritabilidade, comportamentos de oposição e desafio), sociais (isolamento e deterioração das relações familiares) e generalistas (perturbações do sono, aniquilação do exercício físico, aumento de tempo de ecrã e impacto a nível académico), na qual englobam consequências resultantes da interação das categorias anteriores. Conclusão: No âmbito psicológico, observaram-se modificações nos sintomas de ansiedade, tristeza, solidão, preocupação geral, fadiga e pensamentos negativos, nos aspetos comportamentais, houve desregulação dos sintomas fundamentais da PHDA, como agravamento da desobediência, impulsividade, hiperatividade, desatenção, irritabilidade, oposição e desafio. Na órbita social, destacou-se o isolamento excessivo com o impacto nocivo na deterioração das relações familiares e por fim, como consequência resultante da interação das categorias anteriores, analisamos perturbações do sono, redução da prática de exercício físico, aumento exponencial do tempo de ecrã e impacto potencial no desempenho acadêmico. Assim é crucial continuar a investigar e compreender os efeitos da pandemia na saúde mental desta população, bem como desenvolver estratégias eficazes para mitigar o impacto negativo.
