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- Eyescape: The Lazy Eye OdysseyPublication . Janeiro, Alexandre Baia; Silva, Bruno Miguel Correia daAmblyopia, commonly known as ”lazy eye,” is an eye condition that affects millions of children worldwide. It is characterized by reduced vision in one eye due to insufficient visual stimulation during the early years of life. Early and effective treatment is crucial to prevent long-term complications. In this challenging context, an innovative and exciting solution has emerged: a game for the treatment of amblyopia, developed using Unity technology and aimed at young children. This game represents not only a novel approach to amblyopia treatment but also incorporates a playful element that captures children’s attention while promoting healthy visual development. The journey that brought us here is the result of dedicated collaboration between ophthalmology experts, game developers, and healthcare institutions in Portugal, such as the Dr. Gama Pinto Ophthalmology Institute. We firmly believe that the combination of medical expertise, technology, and the magic of games can create a groundbreaking approach to treating amblyopia. By engaging children in an immersive and playful environment and utilizing 3D glasses to optimize visual stimulation, we hope to open new horizons in the field of ocular therapy for children. This summary is an invitation to embark on this exciting journey. In this work, you will discover the details of the game, the results of clinical trials with real patients, and prospects for continuous improvement. Above all, we are thrilled by the hope that this initiative can have a significant impact on the lives of children with amblyopia and ultimately provide them with a brighter visual future. We extend our gratitude to everyone who contributed to making this dissertation a reality and hope this is just the beginning of a new era in amblyopia treatment.
- A Influência do Design Gráfico nos Jogos Digitais 2DPublication . Antunes, Inês Filipa Rodrigues; Filgueiras, Ernesto Vilar; Rodrigues, Eulerson Pedro FerreiraEste projeto de mestrado, intitulado como "A Influência do Design Gráfico nos Jogos Digitais 2D", investiga o impacto das escolhas das interfaces gráficas na experiência do jogador, focando-se especificamente na comparação entre a versão a cores e em tons de cinza. O estudo centra-se no desenvolvimento e análise do jogo "BuzzUp", criado em duas versões distintas para examinar como diferentes abordagens visuais afetam a perceção, compreensão e envolvimento do jogador. A metodologia adotada compreende oito etapas, desde a conceptualização até à análise dos resultados, incluindo o desenvolvimento de duas versões do jogo e a realização dos testes com grupos de jogadores. Os resultados revelaram diferenças significativas entre as versões, com a versão a cores proporcionando uma experiência mais uniforme e uma compreensão mais clara da narrativa, enquanto a versão em tons de cinza foi percebida como mais minimalista e sombria. A análise dos dados recolhidos demonstrou que a presença e a ausência de cores influenciou vários aspetos da experiência do jogador, incluindo a identificação de elementos, orientação, imersão e compreensão do jogo. Ambos os grupos dos testes demonstraram uma preferência geral pela versão a cores, embora com variações na intensidade dessa preferência. Este estudo contribui para o campo do design de jogos ao destacar a importância crucial das escolhas estéticas na experiência do jogador. As descobertas sublinham a necessidade de considerar cuidadosamente as decisões de design gráfico no processo de desenvolvimento de jogos digitais, visando otimizar a experiência do jogador e a eficácia na transmissão da narrativa e objetivos do jogo.
- Mecânicas Simples, Experiências Distintas: Impacto das Mecânicas na JogabilidadePublication . Chaves, Tiago André Coelho; Rodrigues, Eulerson Pedro Ferreira; Filgueiras, Ernesto VilarEste projeto investiga o impacto das mecânicas de jogo e da apresentação visual na experiência dos jogadores de um jogo de plataforma 2D, intitulado “Buzz Up”. O problema central abordado no estudo é entender se mecânicas simples, sem variação significativa, podem oferecer uma experiência de jogo envolvente e desafiadora, independentemente do estilo visual, explorando assim a relação entre as mecânicas e os elementos estéticos de um jogo. Para explorar esta questão, foi desenvolvida uma versão colorida e outra sem cores do jogo “Buzz Up”, mantendo as mesmas mecânicas e níveis. A metodologia envolveu a realização de testes com um grupo diversificado de jogadores que jogaram ambas as versões. Os dados foram recolhidos através de questionários pós-jogo, onde foram avaliadas perceções de dificuldade, interações com inimigos e obstáculos, e a compreensão das mecânicas principais. Os resultados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, permitindo identificar como os diferentes estilos visuais impactam a jogabilidade e a forma como os jogadores interagem com os desafios propostos. Os resultados revelaram diferenças significativas na perceção de dificuldade entre as duas versões. A versão sem cores, por exemplo, facilitou a leitura das mecânicas, o que resultou em menor dificuldade percebida por parte de alguns jogadores. No entanto, a versão colorida foi considerada mais imersiva e desafiadora, com 25% dos jogadores classificando-a como mais difícil em comparação com 15% para a versão sem cores. Esses achados sugerem que, embora as mecânicas simples sejam suficientes para garantir uma jogabilidade funcional, a apresentação visual pode modificar a experiência e o nível de engajamento do jogador. O projeto conclui que a apresentação visual desempenha um papel crucial na perceção das mecânicas e na imersão do jogador, influenciando diretamente o grau de desafio percebido. O estudo oferece insights importantes para o design de jogos, especialmente na criação de experiências equilibradas e envolventes, mesmo em contextos de restrição visual.
- O Big Five como ferramenta de detecção de personalidade dos jogadoresPublication . Galam, Gabriel Teixeira; Silva, Bruno Miguel Correia daCom o crescente aumento do uso de inteligências artificiais e analises de dados, a personalização de conteúdos está sendo cada vez aproveitada. Dentro deste desafio, um jogo digital que pode alterar seu conteúdo, baseado na personalidade de seus usuários seria algo de grande impacto na indústria. Porém, ainda não existem métodos não invasivos de coletar os dados necessários para que esta analise seja feita de forma confiável. Com base nesta premissa, este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma técnica baseada no Big Five para tentar encontrar informações sobre a personalidade de seus jogadores. Para isto, foi implementado um jogo teste, capaz de coletar informações sobre os usuários enquanto era jogado, e após os dados coletados, estes foram convertidos para tabelas de valores do Big Five e finalmente comparados as diferentes facetas propostas dentro desta técnica. Com a ajuda de 40 voluntários, este estudo encontrou resultados não satisfatórios para resolução do problema final, porem o estudo apresentou novas abordagens, tais como a separação dos jogadores em grupos criados especificamente para o jogo em questão, ou o uso de outros modelos matemáticos para comparação de dados como abordagens que podem ser utilizadas em trabalhos futuros.