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- Estudo da viabilidade da otimização da área de produção dos painéis WP3 da Airbus Atlantic PortugalPublication . Marques, Erika Almeida; Saúde, José Manuel Mota Lourenço da; Moutinho, Sandra Cristina PimentaA dissertação foi desenvolvida na Airbus Altantic Portugal. Este trabalho teve como objetivo o estudo da viabilidade da otimização da área de produção dos painéis WP3 através da redução do lead time do produto, aplicando ferramentas de melhoria contínua, baseadas na filosofia Lean Production de modo a aumentar a eficiência e o desempenho do processo produtivo. O estudo inicia-se com uma revisão das ferramentas Lean, tais como Value Stream Mapping, 5S e standard work, que visam minimizar o desperdício e melhorar o desempenho operacional. O caso de estudo envolve o diagnóstico da situação atual do processo produtivo, identificando problemas e oportunidades de melhoria. Através da implementação de ferramentas Lean, foram propostas soluções para reduzir os tempos de paragem, reorganizar os postos de trabalho e reduzir as atividades sem valor acrescentado. Os resultados demostram melhorias de 3% e 6% de redução do tempo útil de produção dos painéis inferiores e superiores, respetivamente, bem como uma redução do tempo de reparações. A dissertação conclui destacando a aplicação bem sucedida das ferramentas Lean no setor de fabricação aeronáutica e com sugestões de trabalhos futuros, incluindo a integração de um sistema enterprise resource planning para monitorizar os processos e um seguimento do trabalho realizado para garantir a sustentabilidade das melhorias implementadas.
- Design e Otimização de um Motor TurboramjetPublication . Ascensão, José Miguel Andrade; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaEsta dissertação debruça-se sobre o design e otimização de um motor turboramjet num estádio preliminar para obtenção da máxima tração específica e o projeto da entrada de ar e bocal propulsivo. Tem surgido um grande interesse no estudo e desenvolvimento destes motores devido à crescente procura por aviões supersónicos, sejam estes militares ou civis. Estes aviões supersónicos apresentam o problema de necessitar de ser eficientes ao longo de uma vasta gama de altitudes e velocidades, e o motor turboramjet é uma excelente solução para esse problema. Sendo assim, este trabalho apresenta um modelo termodinâmico de um turbojato e ramjet, cujo objetivo é analisar parametricamente a operação do motor em ambos os modos em condições de projeto e prever o seu desempenho. Estes valores são posteriormente utilizados para realizar o projeto da entrada de ar e bocal propulsivo. O tipo de entrada de ar é escolhido de acordo com o número de Mach do escoamento livre e o tipo de bocal de acordo com o razão de pressão do bocal. É realizada para ambos o seu dimensionamento de acordo com os valores obtidos através da análise paramétrica do motor. Por fim, no modelo termodinâmico é incorporado um algoritmo de otimização concebido para atingir um valor máximo de tração específica.
