Faculdade de Ciências
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Browsing Faculdade de Ciências by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais::Ensino de Física e Química no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário"
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- Adaptações curriculares não significativas para aprendizagem do Som no 8º anoPublication . Fernandes, Annabel Dias Barrocas; Soares, Sandra da Costa Henriques; Prata, Célia Maria BorgesA Escola Inclusiva reflete um modelo educacional que visa garantir a participação, aprendizagem e desenvolvimento de todos os alunos, independentemente das suas características, competências, limitações ou diferenças, respeitando a diversidade e promovendo a igualdade de oportunidades. Este modelo educacional aposta na diferenciação do currículo para promover a equidade, suportando-se em medidas de apoio à aprendizagem, organizadas em diferentes níveis de intervenção, de acordo com as respostas educativas necessárias para cada aluno adquirir uma base comum de competências, valorizando as suas potencialidades e interesses. Cada nível de intervenção contém medidas que inferem as atitudes e medidas que inferem o currículo, sendo estas últimas as mais desafiadoras e as que mais resistência encontram à sua implementação. Neste trabalho de investigação desenvolveu-se uma proposta de Adaptações Curriculares Não Significativas para o domínio “Som” da disciplina de Físico-Química do 8º ano do 3º ciclo do ensino básico e aplicou-se essa proposta, em contexto educativo real, para o subdomínio “Atributos do Som e sua Deteção pelo Ser Humano e Fenómenos Acústicos”. Os resultados obtidos evidenciaram uma melhoria na aprendizagem após a implementação da atividade adaptada, demonstrando que o desenvolvimento de Adaptações Curriculares Não Significativas com recurso a metodologias promotoras de aprendizagens ativas, tendo por base uma situaçãoproblema ligada ao dia a dia dos alunos, é uma estratégia eficaz para mitigar as dificuldades de aprendizagem associadas aos comportamentos diferenciados mais comuns.
- Contextos de educação formal e não formal no ensino-aprendizagem de Energia e NanotecnologiaPublication . Nunes, Sílvia Cristina Cláudio; Esperança, Telma HenriquesO ensino da Ciência nas escolas desempenha um papel crucial na formação dos alunos, permitindo o desenvolvimento de competências fundamentais, tais como pensamento crítico e raciocínio lógico, estimula a curiosidade e a criatividade, promove a compreensão do mundo natural e prepara os alunos para enfrentar os desafios do futuro, uma vez que vivemos numa sociedade cada vez mais baseada na ciência e na tecnologia. No presente estudo investigativo, foram utilizadas metodologias ativas, nomeadamente, uma atividade laboratorial prática e a realização de uma palestra, no âmbito de abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente em ensino não formal, numa turma do 10º ano de escolaridade, na temática da Nanotecnologia. A atividade prática em ensino não formal, realizada num laboratório de investigação, da Universidade da Beira Interior, além de permitir o envolvimento dos alunos no processo ensino-aprendizagem, tem o objetivo principal de incrementar a motivação dos alunos para a aprendizagem de Física e Química A. A análise das respostas aos questionários de escala de atitudes, permitiu verificar que os alunos estão interessados em participar em atividades de ensino não formal e que o envolvimento neste tipo de atividades, promove uma melhoria da motivação dos alunos para a aprendizagem de Física e Química. A narração de uma história e o uso de plataformas de tecnologia de informação e comunicação, nomeadamente vídeos e simulações, em ensino formal, na temática Tipos Fundamentais de Energia, na mesma turma, foram aplicados no presente trabalho investigativo, tendo a finalidade de promover a aquisição de conhecimentos científicos e a correção de preconceções na temática de Energia. Para essa avaliação foram aplicados questionários conceptuais, na turma de intervenção e numa turma de comparação. A análise dos questionários aplicados nas turmas permitiu verificar, que em termos gerais, a estratégia adotada na turma de intervenção permitiu uma maior eficiência.
- O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade em contexto de Feira de CiênciasPublication . Pinto, Rosa Maria Geraldes; Santos, Amélia Rute Lima Dias dosO presente Relatório de Estágio Pedagógico é constituído por duas partes, sendo a primeira dedicada ao desenvolvimento de atividades de iniciação à prática profissional realizada, ou seja, principalmente dedicada à Prática de Ensino Supervisionada elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. É pretendido descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, todas as atividades curriculares e não curriculares desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo de 2021/2022 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. A segunda parte deste trabalho apresenta um trabalho de Investigação e Inovação Pedagógica, intitulado “O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade - em contexto de Feira de Ciências”. Sensibilizando os jovens para a temática da Sustentabilidade, pretende-se motivá-los na aprendizagem da Química e, especificamente, da Tabela Periódica, através de um ensino não formal, nomeadamente, de uma Feira de Ciências.
- Lecionar através de métodos não convencionais: uma investigação sobre a abordagem lúdica no ensinoPublication . Lopes, Lígia Cibele Malavolta de Los Rios; Soares, Sandra da Costa HenriquesA dificuldade dos estudantes, na fase escolar correspondente ao 3º ciclo do ensino básico, em entender os conceitos de Física, não está relegado ou deixado a cargo da má conduta dos docentes, mas pode-se considerar que está relacionada com o facto da introdução desajustada de conceitos abstratos, em etapas do desenvolvimento cognitivo da criança, que ainda não está completamente estabelecido. A conceção de que o peso é uma massa e a massa é o volume dos objetos, é algo incutido no quotidiano e torna-se complexa a reversão deste conceito. Novas vias de transformação no ensino são, atualmente, temáticas pertinentes e o uso de recursos lúdicos durante as aulas promovem a motivação e o interesse em aprender utilizando uma linguagem mais próxima e adequada para a idade. Neste trabalho pretendeu-se investigar o impacto dos conceitos de força, peso e massa na aprendizagem, através de uma abordagem não convencional de ensino pela utilização de dois jogos especialmente criados para tal. Este estudo consiste em comparar os resultados dos testes avaliativos aplicados a alunos do 7º ano de escolaridade do ensino básico em três instituições de ensino da região da Beira Interior, sendo duas turmas de intervenção e duas de controlo. As principais diferenças encontradas entre as turmas prendem-se com a forma como responderam às questões avaliativas e na melhoria significativa de aprendizagem, obtendo seis vezes mais respostas corretas para uma mesma questão após a intervenção com o jogo. Esta abordagem abre uma nova forma de ensino sem precedentes e com muitas oportunidades de exploração e inovação, quiçá revolução. Compreender como essas dinâmicas podem ser utilizadas na sala de aula sem perder o foco no ensinar talvez seja o novo desafio dos atuais docentes.
- O Radão e a Radioatividade: presente no quotidiano e ausente no currículo escolarPublication . Rosa, Carolina Boialvo; Soares, Sandra da Costa HenriquesO Homem é exposto continuamente a uma grande variedade de radiações e, desde que os Raios X foram descobertos, que esta área da Física foi tida como útil em tratamentos médicos, embora a disseminação do medo pelos meios de comunicação, devido aos acidentes ocorridos, tenha despoletado uma ideia muito negativa sobre a radiação, a radioatividade e tudo o que lhes é inerente. A radioatividade conotada, quase sempre, negativamente é na sua maioria proveniente das rochas, solos e águas que constituem o planeta Terra. As regiões graníticas, apresentam uma forte presença de materiais radioativos naturais, como o urânio, que tem como elemento da sua cadeia de decaimento o rádio, e por consequência a formação do gás radão. O radão é um gás nobre, incolor, inodoro e insípido e é o maior contribuinte para a exposição natural à radiação ionizante. Embora o radão seja uma presença constante na natureza, os documentos oficiais do ensino só o mencionam na disciplina de Física de 12ºano, o que resulta na grande maioria das gerações portuguesas a não ser dotada de conhecimentos sobre as causas e efeitos deste gás. Desta forma, este trabalho, propôs-se explorar os conhecimentos que os alunos e docentes, do concelho da Covilhã, detêm não apenas sobre o radão, mas também sobre a radioatividade e radiação ionizante, através da aplicação de inquéritos em meio escolar. Verificou-se que na sua grande maioria os inquiridos não detêm conhecimentos sólidos sobre nenhum dos conceitos. É também evidente a presença continua do medo, no que à radioatividade diz respeito, sendo por isso essencial instruir as novas gerações com dados científicos sobre a área e adaptar as Aprendizagens Essenciais para que estes temas sejam ministrados no ensino básico, uma vez que uma grande parte dos alunos perde o contacto com a área da Física ao concluir o 9ºano, e não tem a oportunidade de aprender sobre a radioatividade e o radão.