Departamento de Comunicação, Filosofia e Política
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação, Filosofia e Política by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Ciências da Comunicação::Estudos de Comunicação"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação e deliberação democrática: o acesso à informação na esfera pública fragmentadaPublication . Limão, João Paulo da Silva Costa; Correia, João Carlos FerreiraAs modernas democracias liberais têm sido colocadas em causa e acusadas de desvirtuamento de alguma da sua essência. Em resposta a esses desafios e críticas, têm surgido propostas de iniciativas democráticas inovadoras, de tipo participativo e deliberativo. Experiências que exigem a verificação e avaliação do alcance dos seus objetivos. De que modo se processa a participação cidadã? Será alcançável o pressuposto da democracia deliberativa? Poderão os mecanismos testados nestas experiências ser aplicados em outros contextos da sociedade? Perante estas questões, os orçamentos participativos sobressaem como objeto de estudo, pela longevidade e implantação geográfica destas experiências e pela natureza aberta dos seus processos comunicativos e participativos, que não circunscrevem o debate a minipúblicos controlados, mas expandem-se pelo espaço público. Assim, esta investigação, realizada através de um estudo de caso, pretendeu analisar a possibilidade de observação de uma esfera pública no contexto de um orçamento participativo deliberativo municipal, a partir da verificação de conceitos teóricos fundamentais na democracia deliberativa como a universalidade, inclusão e exposição transversal, num cenário de fragmentação do espaço público. Os resultados da análise mostram a existência de um subsistema deliberativo de comunicação e uma esfera pública aberta, mas desequilibrada, em que os pressupostos da inclusão não se encontram completamente satisfeitos, existindo níveis desiguais de presença de discursos e de pontos de vista. Simultaneamente, observou-se um escasso índice de exposição transversal, que corrobora a possibilidade de tensões entre participação e deliberação.
- Multiperspetivas na construção de contra-frames: uma aplicação da Frame Analysis à coletânea “Vozes da Utopia”, de Svetlana AlexievichPublication . Azevedo, Nisia Alejandra Rizzo de; Correia, João Carlos FerreiraEsta investigação busca compreender como a escritora ucraniana Svetlana Alexievich, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura (2015), pelo conjunto de livros de não-ficção que produziu, constrói contra-frames (Chong & Druckman, 2007a, 2007b, 2011, 2012) para os frames dominantes associados a três macro-frames (Constantinescu & Tedesco, 2007) presentes na cultura soviética: a Grande Guerra Pátria, o Grande Império e o Homem Soviético. Trata-se de um enfoque contra-hegemónico (Correia, 2004b; Fairclough, 2001) em relação aos discursos sobre os acontecimentos relatados nos cinco livros da coletânea “Vozes da Utopia”: “A Guerra Não Tem Rosto de Mulher” (1985)”, “As Últimas Testemunhas: Cem Histórias sem Infância” (1985), “Rapazes de Zinco: a Geração Soviética Caída na Guerra do Afeganistão” (1989), “Vozes de Chernobyl: História de um Desastre Nuclear” (1997) e “O Fim do Homem Soviético: um Tempo de Desencanto” (2012). Buscamos enquadrar o suporte utilizado pela autora para tecer os contra-frames, construídos a partir de múltiplas perspetivas e de forma polifónica (Bakhtin, 2002, 2010), enquadrado, nesta tese, simultaneamente, como Jornalismo Literário (Kramer, 1995; Lima, 1993, 2004; Martinez, 2016, 2017) e Literatura Documental do tipo Testemunhal (Chillón, 1999, 2014). O “coro de vozes” coletadas pela autora tensiona a ordem vigente, por meio da revalorização de utopias (Mannheim, 1952; Ricoeur, 1986, 2007), configuradas por novas formas de pensar e sentir os acontecimentos registados e o próprio sentido do que é o socialismo na vida quotidiana das pessoas. Além do contexto histórico dos eventos tratados nos livros, buscamos evidenciar, a partir da Frame Analysis, um percurso histórico, epistemológico e metodológico desta teoria comunicacional, e selecionar conceitos operacionais úteis para a análise dedutiva empreendida, como as noções de macro-frame, frames dominante e genérico e contra-frame, com o suporte de metodologias auxiliares: a Análise de Conteúdo e a Análise Crítica do Discurso. Nosso propósito é evidenciar as relações de sentidos entre as variáveis identificadas, a partir de padrões discursivos de tensionamento de sentidos dominantes associados a cada um dos macro-frames, por meio da apresentação de frames genéricos, nomeadamente os de conflito (Smetko & Valkenburg, 2000), que trazem novas perspetivas para compreender os acontecimentos e posicionam as vozes das pessoas comuns no lugar de protagonistas de frames individuais, contrapostos a frames que, por tanto tempo, foram valorizados na cultura soviética. A obra da autora, apesar de não ser factual, tensiona as versões para os factos de que trata, por meio de novos sentidos, utopias e sentimentos dos que viveram as transformações sociais, económicas e políticas que culminaram com o fim da URSS, em 1991.