Browsing by Issue Date, starting with "2022-04-06"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação e deliberação democrática: o acesso à informação na esfera pública fragmentadaPublication . Limão, João Paulo da Silva Costa; Correia, João Carlos FerreiraAs modernas democracias liberais têm sido colocadas em causa e acusadas de desvirtuamento de alguma da sua essência. Em resposta a esses desafios e críticas, têm surgido propostas de iniciativas democráticas inovadoras, de tipo participativo e deliberativo. Experiências que exigem a verificação e avaliação do alcance dos seus objetivos. De que modo se processa a participação cidadã? Será alcançável o pressuposto da democracia deliberativa? Poderão os mecanismos testados nestas experiências ser aplicados em outros contextos da sociedade? Perante estas questões, os orçamentos participativos sobressaem como objeto de estudo, pela longevidade e implantação geográfica destas experiências e pela natureza aberta dos seus processos comunicativos e participativos, que não circunscrevem o debate a minipúblicos controlados, mas expandem-se pelo espaço público. Assim, esta investigação, realizada através de um estudo de caso, pretendeu analisar a possibilidade de observação de uma esfera pública no contexto de um orçamento participativo deliberativo municipal, a partir da verificação de conceitos teóricos fundamentais na democracia deliberativa como a universalidade, inclusão e exposição transversal, num cenário de fragmentação do espaço público. Os resultados da análise mostram a existência de um subsistema deliberativo de comunicação e uma esfera pública aberta, mas desequilibrada, em que os pressupostos da inclusão não se encontram completamente satisfeitos, existindo níveis desiguais de presença de discursos e de pontos de vista. Simultaneamente, observou-se um escasso índice de exposição transversal, que corrobora a possibilidade de tensões entre participação e deliberação.
- The impact of receiving formal and informal care on biopsychological health Case studyPublication . Mendes, Joelma Benvinda Pinheiro; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Fazendeiro, Marta ProençaPurpose. The author, as a former carer and a medical student, aimed to explore the way care impacts the lives of individuals that depend on others. To portray the topic a care-dependent individual with a spinal cord injury presented her observations of the care she receives which allows her to live an autonomous life. Building on the patient’s experience it was possible to identify several aspects of the care and of the carers that could be improved to achieve a safe and pertinent care. In addition, some suggestions were made to the medical community to further the discussion of this topic. Method. An interview was done to evaluate this issue qualitatively based on a patient’s personal experience; the interview script was designed by the author. Results. The patient exposed her perspective on the care she receives, portrayed the carers that help her currently and suggested how their role could be improved. Additionally, the patient shared how this care impacts her life. Conclusion. Although this case study is based on one person’s experience, the information detailed in this paper may stimulate further discussion and research by the scientific and medical community. Thus, it is possible to increase the knowledge on the topic, to provide appropriate resources and ensure a quality focused care that contributes to the biopsychological health of dependent individuals.
- Tecnologias de Informação: a Retenção de Trabalhadores Através do TeletrabalhoPublication . Borges, Yvenee Schneider Pereira; Nunes, António João SantosPerante um mercado extremamente exigente, com escassez de mão-de-obra de profissionais de Tecnologia da Informação – TI, principalmente sem limitação geográfica para atuação, a disputa por mão-de-obra especializada não ocorre somente em âmbito regional, porém também, em contexto mundial devido à possibilidade da modalidade de trabalhado conhecida como home office ou teletrabalho. Desta forma, para conseguir reter os seus profissionais de TI e captar novos, as empresas precisam cada vez mais oferecer benefícios mais vantajosos que a concorrência. Considerando que há poucos estudos que abordam a adoção do teletrabalho pela motivação dos funcionários e os achados são constantemente ambíguos e contraditórios, os objetivos deste estudo visam compreender os fatores que afetam a intenção dos profissionais de TI no exercício do teletrabalho, por meio da análise dessas intenções, fornecendo insights mais profundos sobre os fatores que conduziram seu comportamento. Para alcançar tais objetivos, este estudo adotou como técnica de obtenção de dados a investigação qualitativa, enquadrando-se num estudo de caso múltiplos de caráter explanatório. Como instrumento para obtenção de dados, elegeu-se a entrevista semiestruturada, em que foram entrevistados 7 profissionais de TI brasileiros que exercem o teletrabalho mesmo antes da pandemia do Covid19. Os resultados apontaram que o fator de maior relevância para os profissionais de TI é o salário, entretanto outros fatores como a flexibilidade de horários, o deslocamento diário, o trânsito, a segurança, o conforto, a redução de interrupções no trabalho, a concentração e a possibilidade de passar mais tempo com a família, também são considerados relevantes. O isolamento, a solidão, a falta de interação com os colegas, a redução da empatia, os custos de energia e internet, a inversão do significado de lar, o sentimento de não pertencimento, foram considerados como fatores negativos do teletrabalho. Contudo, apesar dos fatores negativos, 71% dos entrevistados afirmaram que não pretendem voltar a trabalhar na modalidade presencial e todos os entrevistados afirmaram que não voltariam a trabalhar no escritório com o mesmo salário e benefícios oferecidos atualmente.
- Estratégias, Práticas e Políticas de Gestão de Recursos Humanos no Contexto da Pandemia COVID 19Publication . Martins, Irina Gabriela da Costa; Nunes, António João SantosA atual pandemia da SARS-CoV-2 (Covid-19) levou a que as empresas tivessem que se adaptar a uma nova realidade. A Gestão de Recursos Humanos (GRH), anteriormente desacreditada por muitos, teve que encontrar soluções não só proteger os colaboradores, mas também as organizações em geral. O presente estudo tem como principais objetivos (1) investigar o impacto que a pandemia da Covid-19 teve na Gestão de Recursos Humanos (GRH) e (2) compreender quais as estratégias, práticas e políticas adotadas ou modificadas pela GRH no contexto pandémico. Para dar resposta a estes objetivos realizaram-se estudos de caso múltiplos. Os casos selecionados referem-se a 6 (seis) organizações localizadas em território português. Como instrumentos de recolha de dados, foram realizadas entrevistas estruturadas aos profissionais de recursos humanos das organizações selecionadas e, como técnica de tratamento de dados, a análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos neste estudo, concluiu-se que a pandemia teve e tem um grande impacto na Gestão de Recursos Humanos das organizações. Estas tiveram que se adaptar continuamente à nova realidade, modificando ao longo do tempo as suas estratégias, práticas e políticas. O teletrabalho foi a prática adotada, transversal a todas as organizações, consequentemente tiveram de desenvolver estratégias que permitissem aos colaboradores laborar em casa. Detetou-se que em algumas organizações os colaboradores não conseguiram manter os mesmos níveis de produtividade, muito devido à incerteza provocada pela situação, mas também, no caso da execução do teletrabalho, devido à dificuldade de laborar num local mentalmente associado ao lazer.
