Departamento de Psicologia e Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Psicologia e Educação by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Barreiras à AprendizagemPublication . Silva, Sofia Malheiro daNo período compreendido entre fevereiro e novembro de 2023, a Universidade da Beira Interior (UBI) implementou uma série de atividades como parte de uma candidatura ao Programa Operacional do Capital Humano (POCH), beneficiando do cofinanciamento do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu. Estas ações foram desenvolvidas no contexto do AVISO n.º POCH-12-2022-01, integrando-se no Eixo Prioritário 2 – Reforço do Ensino Superior e da Formação Avançada - do POCH, especificamente na tipologia de operação I.2 - Skills 4 Pós-Covid – Competências para o Futuro no Ensino Superior. A tipologia I.2 teve como propósito apoiar iniciativas inovadoras de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES), visando capacitar docentes e estudantes, deste nível de ensino, para enfrentar os desafios resultantes da situação gerada pela pandemia Covid-19. Neste contexto, destaca-se o projeto específico da UBI, denominado UBI Learning HUB, originado pelo compromisso institucional de promover uma aprendizagem mais eficiente, potenciar o sucesso académico dos estudantes e mitigar situações de abandono escolar precoce. O UBI Learning HUB representa, portanto, uma iniciativa da UBI que visa contribuir para a construção de um ambiente educativo inclusivo e orientado para o sucesso. Essa abordagem reflete não apenas o compromisso da UBI com a inovação pedagógica, mas também a procura constante por soluções que fortaleçam a preparação e resiliência da comunidade académica diante das transformações desencadeadas pela pandemia e para além dela. Surgiu assim, a oportunidade para o desenvolvimento de competências profissionais dos docentes, assentes no emergir de uma nova performance no saber-saber, saber-fazer e saber-ser/estar, associada à formação contínua do docente do ensino superior. Contemplámos, no âmbito deste projeto, uma atividade centrada na Capacitação dos Docentes das cinco faculdades que integram a Universidade. Foram realizadas 5 sessões, num total de 15 horas de formação, com uma metodologia de colaboração/partilha, assente numa filosofia crítico-reflexiva com troca de experiências e práticas, enraizada num modelo de formação cooperada entre pares, com mentoria por parte da formadora. Deste processo, bem como das necessidades de formação partilhadas em contexto de sessões, nasceu a necessidade de criar este referencial enquadrado numa perspetiva de Desenvolvimento Curricular. Assim, esta coleção estrutura-se em 3 E-Books cujas temáticas são: 1-Barreiras à Aprendizagem; 2-Flexibilidade curricular: Gestão programática; 3-Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) e Promoção do Sucesso. Este trabalho pretende contribuir para a promoção do sucesso académico no contexto do Ensino Superior em Portugal no geral, e em particular, na UBI.
- Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) e Promoção do SucessoPublication . Silva, Sofia Malheiro daNo período compreendido entre fevereiro e novembro de 2023, a Universidade da Beira Interior (UBI) implementou uma série de atividades como parte de uma candidatura ao Programa Operacional do Capital Humano (POCH), beneficiando do cofinanciamento do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu. Estas ações foram desenvolvidas no contexto do AVISO n.º POCH-12-2022-01, integrando-se no Eixo Prioritário 2 – Reforço do Ensino Superior e da Formação Avançada - do POCH, especificamente na tipologia de operação I.2 - Skills 4 Pós-Covid – Competências para o Futuro no Ensino Superior. A tipologia I.2 teve como propósito apoiar iniciativas inovadoras de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES), visando capacitar docentes e estudantes, deste nível de ensino, para enfrentar os desafios resultantes da situação gerada pela pandemia Covid-19. Neste contexto, destaca-se o projeto específico da UBI, denominado UBI Learning HUB, originado pelo compromisso institucional de promover uma aprendizagem mais eficiente, potenciar o sucesso académico dos estudantes e mitigar situações de abandono escolar precoce. O UBI Learning HUB representa, portanto, uma iniciativa da UBI que visa contribuir para a construção de um ambiente educativo inclusivo e orientado para o sucesso. Essa abordagem reflete não apenas o compromisso da UBI com a inovação pedagógica, mas também a procura constante por soluções que fortaleçam a preparação e resiliência da comunidade académica diante das transformações desencadeadas pela pandemia e para além dela. Surgiu assim, a oportunidade para o desenvolvimento de competências profissionais dos docentes, assentes no emergir de uma nova performance no saber-saber, saber-fazer e saber-ser/estar, associada à formação contínua do docente do ensino superior. Contemplámos, no âmbito deste projeto, uma atividade centrada na Capacitação dos Docentes das cinco faculdades que integram a Universidade. Foram realizadas 5 sessões, num total de 15 horas de formação, com uma metodologia de colaboração/partilha, assente numa filosofia crítico-reflexiva com troca de experiências e práticas, enraizada num modelo de formação cooperada entre pares, com mentoria por parte da formadora. Deste processo, bem como das necessidades de formação partilhadas em contexto de sessões, nasceu a necessidade de criar este referencial enquadrado numa perspetiva de Desenvolvimento Curricular. Assim, esta coleção estrutura-se em 3 E-Books cujas temáticas são: 1-Barreiras à Aprendizagem; 2-Flexibilidade curricular: Gestão programática; 3-Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) e Promoção do Sucesso. Este trabalho pretende contribuir para a promoção do sucesso académico no contexto do Ensino Superior em Portugal no geral, e em particular, na UBI.
- Flexibilidade Curricular: Gestão ProgramáticaPublication . Silva, Sofia Malheiro daNo período compreendido entre fevereiro e novembro de 2023, a Universidade da Beira Interior (UBI) implementou uma série de atividades como parte de uma candidatura ao Programa Operacional do Capital Humano (POCH), beneficiando do cofinanciamento do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu. Estas ações foram desenvolvidas no contexto do AVISO n.º POCH-12-2022-01, integrando-se no Eixo Prioritário 2 – Reforço do Ensino Superior e da Formação Avançada - do POCH, especificamente na tipologia de operação I.2 - Skills 4 Pós-Covid – Competências para o Futuro no Ensino Superior. A tipologia I.2 teve como propósito apoiar iniciativas inovadoras de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES), visando capacitar docentes e estudantes, deste nível de ensino, para enfrentar os desafios resultantes da situação gerada pela pandemia Covid-19. Neste contexto, destaca-se o projeto específico da UBI, denominado UBI Learning HUB, originado pelo compromisso institucional de promover uma aprendizagem mais eficiente, potenciar o sucesso académico dos estudantes e mitigar situações de abandono escolar precoce. O UBI Learning HUB representa, portanto, uma iniciativa da UBI que visa contribuir para a construção de um ambiente educativo inclusivo e orientado para o sucesso. Essa abordagem reflete não apenas o compromisso da UBI com a inovação pedagógica, mas também a procura constante por soluções que fortaleçam a preparação e resiliência da comunidade académica diante das transformações desencadeadas pela pandemia e para além dela. Surgiu assim, a oportunidade para o desenvolvimento de competências profissionais dos docentes, assentes no emergir de uma nova performance no saber-saber, saber-fazer e saber-ser/estar, associada à formação contínua do docente do ensino superior. Contemplámos, no âmbito deste projeto, uma atividade centrada na Capacitação dos Docentes das cinco faculdades que integram a Universidade. Foram realizadas 5 sessões, num total de 15 horas de formação, com uma metodologia de colaboração/partilha, assente numa filosofia crítico-reflexiva com troca de experiências e práticas, enraizada num modelo de formação cooperada entre pares, com mentoria por parte da formadora. Deste processo, bem como das necessidades de formação partilhadas em contexto de sessões, nasceu a necessidade de criar este referencial enquadrado numa perspetiva de Desenvolvimento Curricular. Assim, esta coleção estrutura-se em 3 E-Books cujas temáticas são: 1-Barreiras à Aprendizagem; 2-Flexibilidade curricular: Gestão programática; 3-Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) e Promoção do Sucesso. Este trabalho pretende contribuir para a promoção do sucesso académico no contexto do Ensino Superior em Portugal no geral, e em particular, na UBI.
- Uma questão de género na Didática da Física – implicações para a promoção de estratégias girl-friendlyPublication . Fernandes, Ana Cristina Maia ; Araújo, José Luís da Silva; Simões, Maria de Fátima de Jesus; Guimarães, Sandra Carina MachadoA polarização ainda existente no que diz respeito às áreas STEM, particularmente nas áreas de Engenharia e Computação, que têm por base a disciplina de Física, revela a existência de barreiras que persistem até aos dias de hoje, de caráter multifatorial, que incluem a dinâmica complexa da sala de aula. Objetivos: pretende-se através desta investigação, contribuir para o enriquecimento do campo de conhecimento acerca da influência do género na aprendizagem e ensino de Física, no contexto português. Participantes: fase 1- 15 alunos do 12.º ano de escolaridade; na fase 2 - três turmas do 10.º ano e respetivos professores de uma escola da área da grande Lisboa; na fase 3, - 52 professores do grupo 510 (Física e Química) do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Metodologia: a investigação assenta num estudo multi-fase de métodos mistos, constituído por três fases distintas. A fase 1 consiste num estudo exploratório onde se aplicou um questionário e dois focus group, que foram realizados em duas escolas secundárias distintas; os resultados da fase 1 informaram para desenvolver a fase 2 que constitui o estudo principal. Esta fase utilizou como instrumentos de recolha de dados um teste diagnóstico, notas de campo, questionário aos professores colaborantes e entrevistas a algumas das alunas participantes. A fase 3 é informada pela fase 2 para conhecer uma realidade mais ampla, em termos de amostra de professores, tendo estes dados sido recolhidos através de um questionário. Conclusão: o estudo confirma a existência de barreiras relacionadas com o género na aprendizagem de Física, que se refletem na sua capacidade de participar na aula de Física. O estudo com um número alargado de professores parece indicar que estes na sua maioria percecionam a participação feminina como satisfatória, revelando, contudo, algum desconhecimento acerca desta temática. Apesar de uma das limitações da investigação ser o número reduzido de alunos e alunas participantes, a mesma aponta para uma maior preocupação em incluir temas de equidade de género na formação específica de futuros professores, nomeadamente na Didática da Física.
