Departamento de Comunicação e Artes
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Browsing Departamento de Comunicação e Artes by Subject "Abordagem Pedagógico-Didática"
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- O teatro como elemento potenciador da aprendizagem nas artes visuais no ensino secundárioPublication . Pereira, António Manuel Faria; Vieira, Sónia Liliana da SilvaApesar de teoricamente os conceitos de Performance Art e o Happening surgirem nos manuais escolares de Desenho A compreendidos na tipologia de Materiais e Suportes Contemporâneos, a literatura é escassa quanto a propostas que articulem a importância do Teatro com a educação pelas Artes Visuais no Ensino Secundário, mesmo a nível internacional. Face a esta constatação, o presente relatório tem por objetivos: i) identificar e fundamentar as eventuais ligações que poderão acontecer entre o Teatro, como Criação Plástica do Espetáculo, incluindo as particularidades da Expressão Dramática e as denominadas Artes Visuais de modo a promover um desenvolvimento criativo, cognitivo, emocional, estético e social equilibrado dos estudantes; ii) apresentar, implementar e monitorizar propostas para Unidades de Trabalho Pedagógico-Didáticas onde o Teatro se articule com a disciplina de Desenho A. O relatório centra-se num estudo de caso realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão (AEF), tendo por base a recolha de dados qualitativos e quantitativos a partir da colaboração de alunos e ex-alunos, Diretor, professores do grupo de Artes Visuais e ainda alguns intervenientes externos ao AEF. Os resultados evidenciam uma clara ligação entre o Teatro e as Artes Visuais. Esta ligação aparece refletida ao longo dos vários testemunhos recolhidos pelos diversos intervenientes envolvidos no estudo. Da participação dos alunos de Desenho A, numa Oficina Pedagógica sob o tema do corpo e dos media tecnológicos, verificaram-se estímulos nos alunos ao nível de uma maior fluidez no traço, e melhorado conhecimento da anatomia humana e do espaço visual. Para além disso, contatou-se a existência de testemunhos reveladores das mais-valias e competências que resultam da interdisciplinaridade entre as áreas artísticas (por exemplo, a comunicação, a criatividade, a interpretação, a criação plástica do espetáculo). Foi ainda possível classificar os incentivos para o desenvolvimento dos alunos em cinco tipos: criativo, cognitivo, emocional, estético e social. Constatou-se que o corpo docente do grupo de Artes Visuais revela uma opinião favorável relativamente à articulação entre as Artes Visuais e o Teatro Escolar demonstrando uma evidente aceitação da interdisciplinaridade entre estas duas áreas e de como esta relação pode ser potenciadora da aprendizagem dos alunos. Quanto à envolvente externa, os resultados demonstram um manifesto interesse em colaborar no aprofundamento de propostas de atividades, ligadas ao Teatro, a médio e longo prazo tanto ao nível formativo como profissionalizante. O presente relatório finaliza com a elaboração de propostas de Unidades de Trabalho Pedagógico-Didáticas de articulação do Teatro com a disciplina de Desenho A, como consequência dos resultados obtidos neste relatório e também tendo por base o trabalho e as experiências desenvolvidas neste âmbito.