FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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- O Webjornalismo nativo como complemento dos principais órgãos de comunicação desportivos Caso BancadaPublication . Silveira, Bruno Daniel Nunes; Correia, João Carlos FerreiraO aparecimento da Internet modificou por completo as formas de fazer jornalismo e de ser jornalista, com o webjornalismo a ser uma das consequências dessa evolução tecnológica. Numa plataforma saturada de informação, o webjornalismo tenta aos poucos ganhar credibilidade para atrair os leitores aos sites de cada meio de comunicação, no entanto a forma de aliciamento nem sempre é a mais honesta e verdadeira. Em Portugal, o webjornalismo passou por três fases distintas: a fase da implementação, entre 1995 e 1998, que serviu de experiência para vários órgãos de comunicação; seguiu-se-lhe a fase da expansão, entre 1999 e 2000, onde reinou o otimismo e a aposta forte na web que mais tarde não veio a compensar; por fim a fase da estagnação, entre 2001 e 2007, com os cortes em várias redações e vários meios de comunicação a fecharem portas ou desistirem da plataforma online. Em 2015, cerca de 740 meios de comunicação com plataforma na web estavam registados na Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Um número 20 vezes superior ao registo em 1998 (37 registados). Durante o capítulo um, o webjornalismo é abordado de forma geral. Desde as suas características à evolução das fontes de informação, o webjornalismo assume-se como o futuro do jornalismo, no entanto ainda tem um longo caminho a percorrer para ganhar o seu próprio espaço. No capítulo dois, abordo as transformações que o jornalismo tem registado a nível tecnológico, empresarial e profissional. Uma convergência focada no webjornalismo, mas que explicita os meios tradicionais, numa análise da evolução dos modelos tradicionais de organização e produção jornalística. A nível tecnológico, este foi um sector fundamental para a evolução do jornalismo enquanto profissão. A convergência tecnológica modificou as ferramentas de trabalho e as próprias rotinas do jornalista. Este é um mundo cada vez mais informatizado e com conteúdos na “palma da mão”, sendo previsível que o futuro ainda traga mais modificações neste aspeto. Quanto ao sector empresarial, o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitou o aparecimento e crescimento das empresas no mundo do Jornalismo. Com base em duas estratégias – centrífuga e centrípeta – a convergência empresarial tem aumentado nos últimos anos, trazendo consigo vários aspetos positivos e negativos. No sector profissional, o jornalista tem-se adaptado às modificações que lhe são apresentadas, somando mais tarefas e responsabilidades na sua rotina. A forma como os leitores recebem a informação também é analisada, num momento em que o webjornalista tenta assumir-se como o profissional do futuro. O capítulo três serve de análise ao webjornalismo nativo desportivo, com base no estudo ao site “Bancada” e às plataformas online dos jornais “Record”, “A Bola” e “O Jogo”. Numa primeira fase, estão definidos dez critérios para constatar o profissionalismo do webjornalismo nativo desportivo. Posteriormente, abordo dois casos recentes do futebol nacional para saber qual dos meios de comunicação é mais objetivo e sensacionalista. Em termos de complementaridade de informação, o webjornalismo nativo desportivo revelou que em certos casos consegue produzir informação que escapa aos três principais órgãos de comunicação desportivo em Portugal.