FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 531
Results Per Page
Sort Options
- Teoria do enriquecimento dos media: suas potencialidades no âmbito das campanhas de higiene e segurança no trabalhoPublication . Gil, António José de Almeida; Camilo, Eduardo José MarcosA sinistralidade laboral afecta milhares de pessoas em todo o mundo, sendo um dos factores que contribui para a instabilidade familiar e social de muitas sociedades contemporâneas. Atinge a sociedade ao reduzir o ciclo activo e profissional da população, lesa a empresa diminuindo o seu poder concorrencial e perturba todo o ambiente familiar e social que o rodeia. O acidente de trabalho é considerado um dos factores negativos que prejudicam as sociedades industrializadas, contribuindo com elevadas taxas de absentismo, deficiência e mortalidade na população activa, além de lesar física e psicologicamente o acidentado. Portugal não é uma excepção em relação aos outros países; tem também uma elevada taxa de sinistralidade, destacando-se o sector da construção civil, totalizando este, metade dos sinistros ocorridos, em relação a todos os outros sectores de actividade. Para que exista uma regressão é necessário que a sociedade se mentalize que os acidentes não acontecem “só aos outros”, são parte integrante do mundo industrializado e desenvolvido em que vivemos, competindo a todos o desenvolvimento dos meios mais adequados à sua diminuição e total erradicação. Este trabalho propõe uma reflexão quanto aos meios e acções de comunicação mais adequados para uma divulgação e implementação das estratégias de mudança organizacional, no âmbito da Higiene e Segurança no Trabalho (HST), com o intuito de reduzir a sinistralidade que diariamente ocorre nos diversos locais de trabalho. Aborda o historial e evolução em Portugal da HST, caracteriza-a, considerando a sua actuação e implementação nas empresas e os seus objectivos. Foca a qualidade da teoria da comunicação sobre este assunto, a sua adequação à prossecução de implementação de acções relativas á Higiene e Segurança no Trabalho (HST), considerando-se a Media Richness Theory (MRT) aquela que mais se aproxima das suas finalidades, através de propostas e recomendações.
- As novas tecnologias e o ensinoPublication . Rodrigues, Carlos Alberto Pires; Simó Cachorro, ÁguedaO desenvolvimento crescente de tecnologias emergentes vivenciado no final do século XX e em especial na última década trouxe-nos um potencial sem precedentes na história, para fomentar uma revolução no ensino. Não obstante, a aplicação destas tecnologias por ainda não ter atingido um estado de maturação desejável, não contribuiu como seria de esperar para a modernização das tradicionais aulas expositivas. O objectivo deste estudo é analisar e compreender as potencialidades das novas tecnologias e o seu contributo para o processo de ensino/aprendizagem. As tecnologias emergentes utilizadas nos sistemas de Realidade Virtual e multimédia, concretamente os gráficos interactivos gerados por computador e a estereoscopia, como ferramenta alternativa e de modernização no processo de ensino/aprendizagem da Geometria Descritiva.
- Design ecológico: as iniciativas em PortugalPublication . Anastácio, Ana Filipa Fonseca; Tomás, António Rebelo DelgadoDurante as últimas décadas, os consumidores começaram a perceber os efeitos ambientais que algumas das suas escolhas diárias provocam e tentam fazer algo para ajudarem a melhorar o ambiente. Os designers têm percebido a importância e influência que o design tem para responder a essa necessidade ambiental dos consumidores criando objectos que não prejudiquem o ambiente. Nesse sentido, o Design Ecológico apresenta-se como uma oportunidade para reduzir o impacto ambiental dos produtos ao mesmo tempo que oferece qualidades estéticas, preocupando-se com essa redução desde a escolha dos materiais até ao final da vida de um produto. Apesar das várias iniciativas de que todos temos conhecimento, são poucos os estudos desenvolvidos e publicados a nível Nacional. São vários os designers e empresas que se preocupam em criar produtos “amigos do ambiente”. Nesse sentido, pretende-se com esta investigação dar a conhecer algumas das iniciativas que são tomadas e os seus efeitos perante a sociedade e o ambiente.
- A representação da figura feminina através das ilustrações de quatro autores portuguesesPublication . Campos, Andreia Silva; Tomás, António Rebelo DelgadoCada vez mais o corpo da mulher, é representado e visualizado nas mais diversas formas e através dos mais diferentes fins! A presente dissertação pretende confrontar diferentes tipos de representações da figura feminina através da análise detalhada e pormenorizada dos quatro ilustradores Portugueses seleccionados., nomeadamente, Duma, Pedro Alves, Rui Ricardo, e Sofia Dias A partir destes autores pretende-se, entender até que ponto as suas criações estão relacionadas com os estereótipos do tipo de imagem da mulher actual e muito em voga nos mais diferentes meios, uma mulher bonita, jovem e atraente. Pretende-se igualmente saber, quais os fins, para que são criadas essas representações sobre a mulher e interessa-nos também reconhecer o modo como são divulgadas essas ilustrações. Saber sobre os aspectos criativos dessas imagens, e as principais características no que respeita a técnicas, programas e motivações para a elaboração dos trabalhos bem como o público a que se destinam. Para uma aproximação mais adequada ao trabalho destes ilustradores, foi desenvolvida uma entrevista a cada um deles de forma a que se possa observar e comparar as respostas obtidas junto de cada um a respeito, dos seus trabalhos, das suas carreiras e das suas ideias relacionadas com a representação da mulher.
- A necessidade de reinvenção da identidade visualPublication . Belo, Elsa Marina de Oliveira; Tomás, António Rebelo DelgadoNuma sociedade sobrecarregada de informação visual, a existência de uma «identidade visual» actual e bem definida torna-se indispensável para que uma entidade possa captar a atenção do público, tanto a identidade como a imagem institucional têm uma importância crescente na gestão das entidades, nomeadamente das universidades. Dada a emergência da denominada «Sociedade do Conhecimento» e dos novos desafios que são impostos às universidades, estas entram num contexto de mercado onde são exigidos parâmetros de gestão equivalentes aos empresariais. Os componentes intangíveis como é o caso da identidade visual, que iremos analisar, tomam elevada importância. O presente estudo debruça-se sobre a identidade visual institucional, nomeadamente da Universidade do Minho e da Universidade da Beira Interior, e a necessidade desta ser redesenhada. A base de estudo é uma análise comparada da identidade visual da Universidade do Minho e da Universidade da Beira Interior, ambas foram identificadas através do brasão, a Universidade da Beira Interior ainda é, no entanto, a Universidade do Minho já renovou o seu símbolo de identificação. Assim, constitui propósito deste trabalho reflectir sobre as motivações que levam ao redesenho da identidade visual institucional, especialmente no caso das universidades do Minho e da Beira Interior.
- O estatuto instrumental das feiras na estratégia das relações públicasPublication . Fazenda, Tatiana Baltazar; Camilo, Eduardo José MarcosApesar da evolução que o Ensino Superior tem vindo a mostrar em Portugal, a conjuntura actual em que o País se encontra, gera alterações estruturais e financeiras obrigando as Instituições a fazerem reajustes nas suas políticas. Aspectos fundamentais como as restrições financeiras, as transformações ocorridas na sociedade em geral e no meio em que se insere, a concorrência acrescida, a inadequação entre a oferta de formação ao nível superior e a procura dessa formação pelo mercado de trabalho, bem como a redução do número de candidatos ao Ensino Superior, tornam complexa a actuação das Instituições de Ensino Superior no mercado. A sua sobrevivência dependerá em grande parte do seu espírito de inovação, do conhecimento, da sua capacidade de captação, relacionamento e adaptação às necessidades do público-alvo, e fundamentalmente da sua estratégia no mercado. Assim, as Instituições de Ensino Superior para conseguirem obter elevados níveis de competitividade., deverão definir um plano estratégico de actuação, bem como optar por uma metodologia voltada para a política de Marketing e Relações Públicas. Desenvolvido em duas partes, Relatório de Estágio mais Dissertação Teórica, o trabalho a seguir apresentado tem como objectivo fundamental perceber a importância da participação em Feiras como estratégia desenvolvida pelas Instituições de Ensino Superior. Note-se que as Feiras vão aqui ser trabalhadas como o instrumento de comunicação mais relevante para estas instituições, inserido no campo das Relações Públicas. Para tal, em primeiro lugar e baseado numa componente mais prática, é apresentado o Relatório de Estágio que surge no âmbito do Estágio realizado no Gabinete de Relações Públicas da Universidade da Beira Interior. Nele apresenta-se um enquadramento ao nível de conteúdos teóricos e práticos, e encontram-se descritas as actividades relacionadas com a operacionalidade do Gabinete. Ainda nesta primeira parte é feita uma correlação entre os conteúdos curriculares trabalhados na Licenciatura em Ciências da Comunicação: Publicidade e Relações Públicas e no Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas e as actividades exercidas ao longo do Estágio. Perceber até que ponto existe essa correlação e a sua importância. Na segunda parte, a dissertação teórica, trata inicialmente um paralelo entre as Relações Públicas e o Marketing, o conceito de Marketing, o Marketing de Serviços, o Ensino Superior como um serviço, os elementos do Marketing Mix aplicados a este campo. Ainda dentro da segunda parte, é trabalhado o estatuto das Relações Públicas nas Instituições de Ensino Superior e os seus instrumentos, dois quais no último capítulo se particulariza e aprofunda o mais relevante para este estudo, as Feiras.
- O papel e a influência dos meios de comunicação na sociedade: a televisão como o instrumento mais poderosoPublication . Carvalho, Lília Gomes; Bento, António José FerreiraEste trabalho analisa o papel desempenhado pelos mass media e os seus efeitos na sociedade. É dada ênfase especial à televisão, a arma mais poderosa capaz de atrair grandes audiências e de produzir o maior impacto. Este trabalho baseia-se em fundamentos teóricos. Contudo os casos de Martunis e de Madeleine McCann são aqui apresentados como prova da manipulação de informação e dos seus efeitos numa sociedade que se auto apelida de sociedade democrática.
- Programação nas rádios locaisPublication . Ferreira, César Duarte Pontes Brenha Capela; Canavilhas, João Manuel MessiasAs rádios locais são hoje um dos maiores meios de comunicação existentes. São eles que dão a região a conhecer e fazem as pessoas sentir o pulsar do lugar onde vivem. No entanto chegar a este papel não foi fácil. Muitos foram os problemas e os desafios que estes órgãos de comunicação enfrentaram, para que nos nossos dias tenham um papel fundamental nesta área. Para esta consolidação foi essencial apostar numa programação sólida, variada, capaz de atrair audiência e publicidade. Nesta tese, vamos analisar o que é a programação das rádios locais hoje em dia, nas suas mais variadas formas, os programas, a música, a informação e qual o papel da publicidade na grelha de programas. Dados que vão comparar diversas zonas do país para ver se existe uma tendência definida nestes campos, ou variações conforme o local analisado. Um olhar atento, sobre a programação das rádios locais de hoje, percebendo as diferenças de ontem e os desafios de amanhã.
- Estatuto do não verbal (proxémica) nas estratégias das relações públicas no meio universitário: o virtual nas RPPublication . Fernandes, José Manuel de Jesus; Cunha, Tito Cardoso ePretende-se com este trabalho "Estatuto do Não Verbal (Proxémica) nas Estratégias das Relações Públicas interpessoais no meio Universitário: O Virtual nas RP da Universidade da Beira Interior", dar uma panorâmica geral do que se espera das Relações Públicas para a divulgação da Universidade à comunidade estudantil, futuros universitários, e comunidade em geral. O trabalho de comunicações internas através de news letters , é também muito interessante. Assim, debruça-mo-nos sobre a Comunicação Não Verbal por ser esta uma das formas de Comunicação que mais vincula a Universidade da Beira Interior perante a sociedade, tendo em conta a tonalidade da voz, a postura, o vestuário e a relação de proximidade que se mantém entre os interlocutores.
- Os fóruns de discussão em rádio: jornalismo participativo ou opinião?Publication . Pereira, Filipa; Canavilhas, João Manuel MessiasEmbora tenha atingido um relativo sucesso na imprensa online, o Jornalismo Participativo não tem vingado nos restantes meios. Neste trabalho procura-se saber se existe jornalismo participativo nas rádios portuguesas, partindo das teorias sobre Jornalismo Participativo aplicadas à imprensa escrita e online. O formato radiofónico mais parecido com o jornalismo participativo são os fóruns, por isso o objecto de investigação foram os Fóruns das rádios Antena1 e TSF. Analisaram-se as características dos participantes e, sobretudo, os conteúdos das suas intervenções, de forma a procurar marcas distintivas do jornalismo.