FAL - DA | Documentos por Auto-Depósito
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Browsing FAL - DA | Documentos por Auto-Depósito by Subject "Adaptação cinematográfica"
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- Charles Foster Kane: Um narcisista com o Mundo a seus pésPublication . Mancelos, João deO protagonista do filme Citizen Kane/O mundo a seus pés (1941), de Orson Welles, é uma das figuras que melhor encarnam o narcisista. Charles Foster Kane constitui o epítome do homem que sonhou demasiado alto, ascendeu ao estrelato e, no término da vida, sofreu a queda. O seu comportamento exibe caraterísticas típicas da perturbação de personalidade narcísica: acalenta sonhos de grandeza; detém uma imagem auto-idealizada; demonstra falta de empatia; mantém um desejo constante de admiração, etc. Nesta comunicação, o meu objetivo reside em analisar o clássico de Welles na perspetiva do narcisismo. Para tanto, recorro a estudos sobre este transtorno de personalidade, ao filme e à opinião de diversos ensaístas.
- Em chamas: Um conto de Haruki Murakami, um filme de Lee Chang-DongPublication . Mancelos, João deO filme Burning (2018), do realizador sul-coreano Lee Chang-Dong, adapta o conto «Barn Burning», publicado na antologia The Elephant Vanishes (1993), de Haruki Murakami. Neste artigo, examino as estratégias de adaptação seguidas por Chang-Dong, relativamente a quatro categorias narrativas: personagens, enredo, espaço e tempo. Deste modo, desejo contribuir para uma reflexão acerca da dialética entre a linguagem literária e a audiovisual, a proximidade e o contraste entre ambas, os desafios da adaptação e o poder da criatividade.
- Job e a comédia do sofrimento em A Serious Man (2009), dos irmãos CoenPublication . Mancelos, João deO filme A Serious Man (Um homem sério) (2009), de Joel e Ethan Coen, pode ser interpretado como uma paródia engenhosa e irreverente ao Livro de Job. No espírito da intertextualidade exoliterária e dos estudos comparatistas, o meu objetivo é estabelecer semelhanças, diferenças e relações entre a parábola bíblica e esta película. Analisarei as categorias narrativas do tempo e do espaço, a figura do protagonista, os principais eventos e a mensagem. Para tanto, recorro a entrevistas concedidas pelos irmãos Coen, a ensaios de cinéfilos e de teólogos e à teoria da intertextualidade.
- Prólogo: Literatura & CinemaPublication . Mancelos, João dePrefácio ao volume 10 (2021) da RUAL: Revista da Universidade de Aveiro: Letras, subordinada ao tema Literatura & Cinema, e coordenada por mim. Refiro o tema e listo os subtemas da revista: os desafios da adaptação cinematográfica; as estratégias e os processos usados; as diferenças e as semelhanças entre a linguagem literária e a audiovisual; a dialética entre a fidelidade e a liberdade criativa; a análise comparativa e as diversas tipologias; o estudo de filmes baseados em contos, novelas ou romances e vice-versa. Menciono, brevemente, o conteúdo dos textos apresentados, com particular ênfase para os artigos.
- Tem calma! O barco é grande!Publication . Mancelos, João deRealizado por Roland Emmerich, 2012 (2009) constitui um filme-catástrofe, um subgénero do cinema de ação que teve o seu esplendor nos anos setenta. O argumento, seguindo o paradigma de Syd Field, é linear: o núcleo do planeta aqueceu, os terramotos ameaçam a Humanidade e as águas oceânicas subiram. Para sobreviver ao dilúvio e à extinção em massa de pessoas, fauna e flora, os cientistas construíram arcas gigantes. Nesta comunicação, o meu objetivo é analisar como o mito de Noé surge simultaneamente aproveitado e subvertido neste filme de culto. Na minha análise, recorro à teoria da adaptação cinematográfica, à transposição intersemiótica e à intertextualidade.