FAL - DA | Documentos por Auto-Depósito
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FAL - DA | Documentos por Auto-Depósito by Title
Now showing 1 - 10 of 60
Results Per Page
Sort Options
- António Reis e Margarida CordeiroPublication . Cunha, Paulo Manuel Ferreira da
- Blinded by the Light (2019), de Gurinder ChadhaPublication . Mancelos, João deEste texto constitui uma recensão à comédia musical Blinded by the Light/O poder da música (2019), da realizadora de origem indiana Gurinder Chadha. O enredo foi inspirado na autobiografia Greetings from Bury Park: Race, Religion, Rock’n’Roll (2010), do jornalista Sarfraz Manzoor. O filme ilustra o desenvolvimento identitário de Javed Khan, um adolescente de origem paquistanesa, a viver na cidade inglesa de Luton, na década de oitenta. Aspirante a escritor, Khan encontrou na obra musical de Bruce Springsteen uma inspiração e um sentido de vida. Foco aspetos como a crise socioeconómica durante o Thatcherismo, a discriminação étnica na sociedade britânica e as dificuldades na comunicação intercultural.
- Uma casa na praiaPublication . Herberto, Luís"Uma casa na praia" surge paradoxalmente entre a documentação e a memória, na sua apropriação enquanto sugestão de paisagem, como uma representação de um espaço que o corpo habita e comunica, ausente nestas composições...
- Uma catequese de palavras visuais: Wierix e a narrativa pictórica do tecto da capela-mor da Igreja da Misericórdia de São Vicente da BeiraPublication . Mendes, Maria do Carmo RaminhasPortugal, país militantemente católico, apostou na sobreprodução de imaginária nos tempos pós-Trento, sendo que a pintura teve papel de destaque. Na Beira Interior, considerável parte do espólio pictórico datável deste período apresenta ter origem em «cartilhas de gravuras» nas quais os pintores, maioritariamente de bitola regional, se inspiravam para expressar a mensagem conversora e salvadora que os decretos tridentinos e os bispos, enquanto «pastores de almas», pretendiam fazer vingar nos usos e nos costumes das gentes. No tecto da capela-mor da Igreja da Misericórdia de São Vicente da Beira (Castelo Branco) aplicou-se este modelo; datável de inícios do século XVIII, apresenta um ciclo de dez tábuas com representações alusivas à Paixão de Cristo. Desconhecendo-se até à data o seu autor, as fontes visuais que usou como inspiração para este programa reportam-nos para as gravuras da oficina dos irmãos Wierix, cujas composições foram, com a maestria possível, transpostas e convertidas numa catequese onde a imago Christi é a principal mensagem.
- Charles Foster Kane: Um narcisista com o Mundo a seus pésPublication . Mancelos, João deO protagonista do filme Citizen Kane/O mundo a seus pés (1941), de Orson Welles, é uma das figuras que melhor encarnam o narcisista. Charles Foster Kane constitui o epítome do homem que sonhou demasiado alto, ascendeu ao estrelato e, no término da vida, sofreu a queda. O seu comportamento exibe caraterísticas típicas da perturbação de personalidade narcísica: acalenta sonhos de grandeza; detém uma imagem auto-idealizada; demonstra falta de empatia; mantém um desejo constante de admiração, etc. Nesta comunicação, o meu objetivo reside em analisar o clássico de Welles na perspetiva do narcisismo. Para tanto, recorro a estudos sobre este transtorno de personalidade, ao filme e à opinião de diversos ensaístas.
- Cinema aberto: os documentários portugueses dos anos 90Publication . Penafria, ManuelaEm meados dos anos 90, jovens cineastas portugueses apostam no documentário como opção de realização. Mas na história do cinema português não existe um movimento documentarista anterior aos anos 90. Assim, pretendo discutir os filmes deste grupo de realizadores e proponho a expressão de “cinema aberto” para caracterizar uma atitude documental que pretende, claramente, evitar a utilização de voice over e que regista, maioritariamente, temas de carácter cultural e social.
- Cinema de Amadores na 'África Portuguesa'Publication . Cunha, Paulo Manuel Ferreira da; Cruz, JorgeEm Novembro de 2015, a Cinemateca Portuguesa acolheu, na sua rubrica Foco no Arquivo, mais uma sessão organizada em parceria com a Aleph - rede de acção e investigação crítica da imagem colonial, desta vez dedicada a filmes amadores rodados originalmente em 8mm e Super-8 nas antigas colónias africanas ques estão integrados na Coleção colonial da Cinemateca. [...]
- O Cinema e a Educação no Estado NovoPublication . Cunha, Paulo
- Cinema Português: Um Guia EssencialPublication . Cunha, Paulo; Sales, MichelleEste projeto nasceu em janeiro de 2009, fruto de uma vontade conjunta em criar uma ferramenta de trabalho que fosse útil para quem quer iniciar estudos ou aprender mais sobre cinema português. O objetivo central inicial era apresentar um texto conciso e de referência na introdução ao estudo do cinema português, esperando que se torne, pela qualidade e atualidade, uma obra de referência para todos os que pretendam conhecer mais da cultura portuguesa, em particular da história e estética do cinema português. [...]
- Cinemas Pós-Coloniais e PeriféricosPublication . Sales, Michelle; Cunha, Paulo; Leroux, LilianeO fim do colonialismo como estrutura de poder ecônomico, político e cultural não impediu que formas orgânicas ao modo de pensar e sentir europeus permanecessem ativos e extremamente vivos nas antigas possessões coloniais espalhadas mundo afora. Como forma de poder inerente à própria modernidade, o colonialismo se constituiu no plano da ficção, da imagem e da cultura de delírios de superioridade e supremacia europeia, legitimados pela visão eurocêntrica que se impunha como pensamento universal. [...]