FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Subject "Acessórios"
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- Acessórios no Design de Moda: o Culto do Calçado FemininoPublication . Gonçalves, Letícia Beatriz da Costa; Pereira, Maria Madalena RochaA indústria do calçado move biliões de euros anualmente, sendo perto de 90% do calçado fabricado na Ásia, em países com baixo custo de mão-de-obra, e apenas cerca de 3% na Europa onde são consumidos 21% do total de pares confecionados. Atualmente a indústria de calçado portuguesa exporta mais de 95% da sua produção, traduzindo-se em 79 milhões de euros, continuando um crescimento constante que desde 2009 se amonta a cerca de 51%. O calçado é assim um motor da economia nacional com enorme potencial de expansão, o que levou ao interesse desenvolvido por esta mesma área. Apesar de séculos de aperfeiçoamento da confeção e modelagem de calçado, o conforto continua a ser uma das principiais reclamações no calçado feminino. Muitas vezes o fashionable e o confortável aparecem como características opostas e não o têm de ser. A história do calçado feminino demonstra várias modas extremas, onde o calçado ao invés de auxiliar o andar, reduz a liberdade de movimentos. Atualmente ainda é prática comum o uso de saltos altos, apesar da informação sobre os danos que acarretam. A saúde acaba por ser colocada em segundo plano. É necessário analisar esta abdicação do conforto em prol da moda, a natureza dessa motivação, bem como a forma de melhor satisfazer todas as necessidades da consumidora. Assim, é pretendido estudar neste trabalho qual a razão do detrimento da saúde em prol da estética e da moda, as motivações para a resignação relativamente ao desconforto nomeadamente nas jovens. Os objetivos passam pela compreensão do consumidor e da sua relação com a moda, das convenções sociais que os rodeiam, dos códigos de vestuário normativos, papeis dos géneros e ainda os aspetos simbólicos do salto alto, como o seu fetichismo.
- Um estudo sobre os hábitos de consumo do homem contemporâneo e a criação da marca SIRPublication . Queiroz, Nathasha Kelly Alves de; Miguel, Rui Alberto Lopes; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesEsta dissertação e projeto fundamenta-se num tema atual no meio da moda, que é o aumento do consumo por parte do público masculino, de modo a buscar as bases para a criação de uma marca de acessórios voltada a este público. O mercado está saturado de marcas de todos os tipos isto contribui para o público ser cada vez mais exigente com aquilo que quer consumir. Como a exigência é maior e a oferta é grande, é necessário que os produtos possuam um diferencial que conquistem o consumidor. Para facilitar esta escolha, este projeto apresenta a marca SIR, que preza pelo design e pelas necessidades do homem moderno, estando atenta ao que o público masculino diz. Foi desenvolvida a pesquisa preliminar, observação direta nas lojas em que o público se encontra, estudos de caso em marcas que possuem a mesma linguagem entrevistas para se perceber as necessidades do público e qual o produto em que sentem uma necessidade de diferenciação. A partir disso, foi desenvolvida uma marca e sua identidade corporativa, estratégias e design e também foi eleito um produto – mochila – para desenvolver um protótipo e, com isto, fazer com que a marca corresponda e responda às exigências de forma satisfatória. Para a implementação do projeto, foram aplicados conceitos obtidos através do estado da arte através da metodologia não intervencionista – revisão da literatura e estudos de caso – e metodologia intervencionista com as entrevistas e o projeto.