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- Contribuição do Neuromarketing para o estudo da AntroentomofagiaPublication . Ferreira, Andreia Cristina Barroso; Rodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia; Gouveia, Ana Isabel Antunes Dias Rodrigues; Martins, Oliva Maria DouradoA população global está a aumentar (Wendin & Nyberg, 2021). E em 2050 prevêem-se 9 mil milhões de pessoas. Este facto permite anteceder desafios de segurança alimentar com riscos para a existência humana (Simion et al., 2019; Yazici & Ozer, 2021), o que motiva a procura de novas alternativas alimentares, como é o caso da alimentação à base de insetos. Este tipo de alimentação é uma alternativa nova no mundo ocidental, do qual Portugal faz parte. A comercialização de insetos em Portugal foi autorizada em junho de 2021. No entanto, a aceitação desta alternativa alimentar carece de investigação. Procurando responder à questão: “é possível mudar a perceção da população ocidental relativamente à alimentação à base de insetos?”, a investigação efetuada procurou identificar como se sentem as pessoas perante a confrontação e a experimentação de alimentos à base de insetos. A investigação recorreu a diferentes técnicas por terem sido consideradas como complementares. Os dados do inquérito por questionário, da experimentação de barra de insetos versus a barra de cereais (recorrendo à eletroencefalografia e eletrocardiografia), do preenchimento de Self Assessment Manikin, do inquérito por entrevista e da gravação de vídeo auxiliaram na compreensão do fenómeno. Concluiu-se que embora exista alguma surpresa (por falta de conhecimento desta nova alternativa alimentar) e alguma repugnância e medo relativamente aos insetos, esta opção tem potencial de entrada no mercado, pois o resultado da avaliação da experiência foi considerado positivo pelos participantes da amostra.