Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Experiência Sensorial nos Jogos Digitais: Consonância dos ambientes virtuais com sensações do mundo realPublication . Michalack, Daniel Luiz; Filgueiras, Ernesto Vilar; Valente, João Pedro Sabina dos SantosA presente dissertação propõe uma investigação teórica e exploratória a respeito da associação entre cenários, gastronomia e respostas emocionais utilizando a metodologia dos estudos da Experiência do Utilizador (UX). A investigação pretende compreender como os ambientes virtuais específicos impactam as preferências alimentares e as reações sensoriais dos participantes em experiências gastronómicas por videoconferência. A pesquisa integra-se com o crescente contacto de tecnologias virtuais na vida cotidiana das pessoas. Assim, oferecendo perceções valiosas para as áreas de UX Design e biofeedback emocional em experiências virtuais de refeições. O projeto foi conduzido em três estudos principais, composto por: Grupo I, ambientes do mundo real, sendo cenários reais de restaurantes especializados em cada tipo de comida. Grupo II, ambiente placebo, cenários de ambientes não relacionados à alimentação, como lobbies de hotéis. Grupo III, ambiente de jogos digitais, a imersão em jogos digitais em cenários gastronómicos. O estudo envolveu 15 participantes, separados em 3 grupos de 5 integrantes para cada cenário. A amostra foi uma escolha metodologia para a criação de um protocolo, alinhada com o objetivo de fornecer dados suficientes para estudos futuros. Os resultados obtidos contribuem para entender melhor a ligação entre ambientes virtuais e reais em relação à comida. A metodologia utilizada, quando aplicada a uma amostra maior, pode fornecer percepções importantes para a criação de ambientes mais integrados. Desse modo, o estudo contribui para a literatura científica, apresentando uma nova perspetiva sobre a influência dos cenários virtuais nas experiências sensoriais alimentares em ambientes de refeições distintas. O estudo também demonstrou a importância das áreas de design de jogos e como ele torna-se crucial na adaptação de ambientes e suas funções, tanto em espaços reais quanto virtuais.