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- Universidade na Transição para a Sustentabilidade: Tendências, estratégias e práticas.Publication . Couto, Alcino Pinto; Alves, Maria do Céu; Matos, António Fernandes de; Carvalho, Pedro Guedes deEste trabalho pretende contribuir para uma maior clarificação e compreensão das razões que levam as universidades a comprometerem-se com desenvolvimento sustentável e o modo como incorporam nas suas missões, na sua organização e nas suas actividades os princípios da sustentabilidade. Observa-se um reconhecimento crescente de que o desenvolvimento sustentável constitui a força determinante da transformação da universidade no século XXI. As evidências, apesar de revelarem uma multiplicidade de trajectórias e diferentes graus de envolvimento quanto à incorporação da sustentabilidade na cultura, funções, estruturas e práticas das instituições académicas, sugerem que o ambiente é a componente do desenvolvimento mais assimilada e que o percurso para a sustentabilidade é longo, reflectindo o estado de infância das artes e da experiência organizacional acumulada.
- Ciência, Inovação e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e implicações estratégicas para a universidade.Publication . Couto, Alcino Pinto; Matos, António Fernandes de; Carvalho, Pedro Guedes de; Alves, Maria do CéuPretende-se com este trabalho proceder a uma análise exploratória do papel da universidade no compromisso da ciência com o desenvolvimento sustentável. A universidade como organização singular dos sistemas de inovação de base científica e tecnológica vê-se incontornavelmente confrontada com a reconfiguração das necessidades societais e do contrato social entre ciência, universidade e sociedade. Estas tendências exercerão influência sobre a trajectória futura das organizações universitárias, requerendo à universidade o exercício de uma visão estratégica com incidência nos domínios da investigação e seu financiamento, do ensino, dos recursos humanos, da qualidade, da cooperação científica e do seu relacionamento com a sua envolvente, em particular a região em que se insere. Da acção estratégica das universidades dependerá, também, se o mundo da ciência se compromete com um futuro sustentável. A não ser assim, a inércia pode levar ao reforço das hierarquias existentes e consequente perda de protagonismo das instituições da ciência face aos novos desafios societais.
- Universidade e Desenvolvimento Sustentável: Reflexões sobre o uso de indicadores de desempenho universitário.Publication . Couto, Alcino Pinto; Matos, António Fernandes de; Alves, Maria do Céu; Carvalho, Pedro Guedes deO desenvolvimento e uso de indicadores de desempenho para a sustentabilidade pelas universidades apresenta-se como uma ferramenta de abordagem, de envolvimento e progresso que as universidades dificilmente poderão dispensar. O seu desenvolvimento insere-se no intenso debate, no interior e fora da academia, sobre os fundamentos e a utilidade para a universidade dos indicadores de desempenho. É de consenso generalizado que tais instrumentos não garantem o sucesso. Eles apenas são necessários à construção do processo de mudança que o alcance da sustentabilidade exige e constitui apenas um instrumento de pilotagem de grande utilidade para a universidade. Jamais poderá substituir a reflexão ponderada exigida pela tomada de decisão e ou pela definição ou redefinição de medidas de acção.
- Universidade e transdisciplinaridade na transição para a sustentabilidade: Uma análise exploratóriaPublication . Couto, Alcino Pinto; Alves, Maria do Céu; Carvalho, Pedro Guedes de; Matos, António Fernandes deEste artigo procede a uma análise exploratória de aspectos presentes na relação universidade-transdisciplinaridade, no contexto da criação de conhecimento orientado para o desenvolvimento sustentável. Examinados os axiomas de desenvolvimento sustentável, analisam-se as suas implicações quanto à produção de conhecimento, realçando o papel do conhecimento transdisciplinar na transição para a sustentabilidade. Observa-se que segmentos da academia se mobilizaram em torno dos objectivos de um futuro sustentável, encetando transformações na sua missão, funções, estruturas e actividades. A análise de estudos de caso apesar de revelarem uma multiplicidade de trajectórias e diferentes graus de envolvimento quanto à incorporação da sustentabilidade na cultura, funções, estruturas e práticas das instituições, sugerem que a afirmação de práticas transdisciplinares é incipiente, traduzindo uma reduzida “hibridificação” do processo de criação de conhecimento. Deste modo, a investigação sobre o quadro metodológico de suporte à produção, distribuição, uso e acumulação de conhecimento transdisciplinar, as barreiras existentes, o seu relacionamento com outras formas de conhecimento e o desenvolvimento de instrumentos de medida e de monitorização, parece-nos imprescindível para uma melhor compreensão do processo de transição da universidade para a sustentabilidade.