Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
261.8 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo procede a uma análise exploratória de aspectos presentes na relação universidade-transdisciplinaridade, no contexto da criação de conhecimento orientado para o desenvolvimento sustentável. Examinados os axiomas de desenvolvimento sustentável, analisam-se as suas implicações quanto à produção de conhecimento, realçando o papel do conhecimento transdisciplinar na transição para a sustentabilidade. Observa-se que segmentos da academia se mobilizaram em torno dos objectivos de um futuro sustentável, encetando transformações na sua missão, funções, estruturas e actividades. A análise de estudos de caso apesar de revelarem uma multiplicidade de trajectórias e diferentes graus de envolvimento quanto à incorporação da sustentabilidade na cultura, funções, estruturas e práticas das instituições, sugerem que a afirmação de práticas transdisciplinares é incipiente, traduzindo uma reduzida “hibridificação” do processo de criação de conhecimento. Deste modo, a investigação sobre o quadro metodológico de suporte à produção, distribuição, uso e acumulação de conhecimento transdisciplinar, as barreiras existentes, o seu relacionamento com outras formas de conhecimento e o desenvolvimento de instrumentos de medida e de monitorização, parece-nos imprescindível para uma melhor compreensão do processo de transição da universidade para a sustentabilidade.
Description
Keywords
Universidade Desenvolvimento sustentável Conhecimento transdisciplinar