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- School context: A shared space between family and schoolPublication . Diambo, Fortunato T.; Branco, Maria LuísaThe establishment of a healthy relationship between family and school has been pointed out as a crucial factor in the harmonious development of the educational process and academic success. This relation has been characterized by a mutual blame between school agents and students’ families and it is far from ideal, especially in the context of many African countries. On one hand, the school blames parents for not being sufficiently educated to participate in the life and school activities of students and on the other hand, parents blame the school for not being prepared to insert the family in the school environment. Our guiding question in this presentation, produced in the context of a PhD thesis focusing on the relationship between school and family in Angola is: What can be done to enhance the sharing of ideas between family and school? Our main purpose is to diffuse and enhance the benefits of sharing ideas between school and family, in order to minimize the gap between those two important social institutions for education in citizenship and to allow the school to be progressively more participative, especially in developing countries such as Angola. Based on a non-systematic review of the literature, we present the current state of knowledge concerning the relationship between school and family and how to incorporate family into the school environment, including the perceptions of parents, school workers and teachers about this important relationship and the role of the class director, focusing on the present situation in Angola.
- Envolvimento da família no contexto escolar: Um estudo de caso numa escola pública em AngolaPublication . Diambo, Fortunato Pedro Talani; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesA necessidade de uma relação saudável família-escola é valorizada na literatura científica sobre esta temática. No caso das escolas públicas, em Angola, tem sido tema de destaque em alguns discursos do Executivo, nomeadamente do Ministério de Educação, como fator preponderante para o desenvolvimento harmonioso do processo educativo e consequente sucesso escolar. Porém, a sua não efetivação prática tem vindo a ser caracterizada, muitas vezes, por atribuição de culpa mútua entre professores e encarregados de educação. De um lado, os professores culpam os pais de falta de interesse e instrução suficientes sobre como participar das atividades da vida escolar dos filhos, por outro lado, os pais culpam a escola de não estar preparada para a inserção da família em atividades do âmbito educativo no contexto escolar. Este estudo tem como propósito identificar as formas de envolvimento da família e como se concretizam no contexto de uma escola pública em Angola. Para o seu alcance, foi desenvolvido um estudo de caso, assente no paradigma fenomenológico-interpretativo ou ideográfico, recorrendo ao uso de entrevista semiestruturada, com a participação de 20 informantes, de entre eles, 10 professores e 10 pais encarregados de educação. Dos professores, destacam-se as participações do Diretor Geral da escola, do Diretor Pedagógico e de 3 coordenadores de turma. Da parte dos pais e encarregados de educação, tivemos em atenção o género e o estatuto social da família, na medida em que participaram da investigação, 5 informantes para cada género, 5 encarregados de educação residentes em zona suburbana, onde a condição social não é das melhores, zona privilegiada para a maioria das famílias cujo estatuto social é baixo, e os outros 5 de estatuto social médio. Os participantes apontam, como razões principais, para o pouco envolvimento dos pais na escola, as seguintes: falta de tempo dos pais, aliada a ocupação laboral; falta de ações concretas e feedback positivo por parte da escola, pois esta só convoca os pais em caso de indisciplina dos alunos; relação família-escola resumida à participação em reuniões de pais e encarregados de educação. Por outro lado, o estatuto socioeconómico da família é apontado pelos professores como fundamental para o seu envolvimento na escola, porém, estes afirmam que os pais de maior estatuto socioeconómico, pelo menos naquela escola, são os que menos se envolvem nas ações escolares, apresentando, os seus filhos, pior aproveitamento escolar. Outrossim, ajudar os filhos nos trabalhos escolares em casa, constitui a forma principal de envolvimento da família nas ações escolares do educando.
