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- Uma Nova Forma de Ensinar o Sistema Cardiocirculatório em MedicinaPublication . Sachocal, Ednogildo Domingos Miguel; Cavaco, José Eduardo BritesO currículo do curso de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES, Huambo, Angola) tem a estrutura baseada no modelo tradicional descrito pela primeira vez, em 1910, no relatório Flexner da edução médica nos Estados Unidos e Canadá. Apesar de utilizar algumas metodologias ativas e até mesmo inovadores, o método tradicional constitui o elemento principal das atividades de ensino-aprendizagem. O método tradicional baseia-se na utilização de estratégias que não estimulam a autoaprendizagem e colocam o aluno em posição passiva no processo de ensino-aprendizagem. Atualmente é recomendado a construção de um currículo que permita a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes dentro e fora do próprio currículo, bem como a utilização de metodologias que incentive a autoaprendizagem. Deste modo, o presente trabalho tem como principal objetivo preparar uma unidade curricular referente ao sistema cardiocirculatório para aplicar, num futuro próximo, no curso de medicina da UJES, a fim de incentivar a adoção de um currículo integrado e a utilização de estratégias pedagógicas inovadoras como principais métodos das atividades de ensino-aprendizagem. De forma a cumprir o objetivo do presente trabalho, a nova unidade curricular referente ao sistema cardiocirculatório foi estruturada a partir dos modelos de integração curricular existente, e foi escolhido o modelo horizontal que permite a organização do currículo em sistemas corporais. Após uma revisão da literatura, selecionou-se o Flipped classroom em articulação com aprendizagem baseada em equipa modificada, como principal estratégia pedagógica. Esta nova abordagem poderá despertar o interesse da equipa docente da Faculdade de Medicina da UJES a novas estratégias de ensino na medicina e modelo de estrutura curricular. Por outro lado, devido a escassez de estudos sobre a validade destas estratégias, este estudo contribuirá nas evidências, já existentes, sobre robustez das abordagens inovadoras no ensino da medicina. Depois de aplicar a nova unidade curricular será feito um estudo para avaliar o impacto desta nova abordagem, a fim de saber a capacidade de retenção dos conhecimentos, a aquisição de competências e a recetividade por parte dos alunos e a equipa docente.
