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  • Espaço escolar de formação docente e trabalho docente formativo
    Publication . Romão, Freud; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Beites, Patrícia Damas
    A investigação aqui relatadaé um estudo teórico-analítico, de caráter crítico-dialético, motivada pelasentida falta de um fundamento teórico-conceitual específico para embasar a formação de professores no espaço produzido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas.Estevazioresulta em dicotomias que fragmentam o trabalho e a formação docente, reduzindo-os ao aspeto prático-instrumental. A investigação surgiu da nossa vivência como Coordenador de três espaços PIBID, nos quais identificamos potencialidades na Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vigotski e colaboradores para fundamentar o trabalho nesses espaços. Contudo,em função da complexidade e abrangência da THCe das especificidades do espaço PIBID, foi necessária uma investigaçãodirecionada, primeiro, aanalisar, identificar e explicitar a essência do espaço PIBID; segundo,a analisar e explicitar no conjunto da THC os conceitos e definições relacionados com asparticularidades deste espaço. O métodoadotado foi o histórico-dialético, tendo como técnica de investigação a pesquisa bibliográfica. As fontes foram os registos do período de vivência, os resultados de investigações acerca do espaço PIBID e as obras dos autores da THC. O fundamento teórico-epistemológico está assente no materialismo histórico dialético. Sustentamos a tese da potencialidade da THC para fundamentar a formação de professores nos espaços PIBID. O principal argumento é o facto de a THC ser formada por um conjunto concatenado, coerente e coeso de conceitos e definições possíveis de serem relacionados com as especificidades da formação e do trabalho docente realizado no espaço PIBID.Como resultadosapresentamos os conceitos de Espaço Escolar de Formação Docente (EEFD) edeTrabalho Docente Formativo,como superação dialética das dicotomias, propondo, assim, um quadro teórico-conceitual para fundamentar a formação docente no contexto do EEFD.