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Vaz, Luís Miguel Constantino

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  • A Sustentabilidade nas Empresas de Turismo em Espaço Rural em Portugal: Análise de Conteúdo da Comunicação em Websites e Redes Sociais
    Publication . Vaz, Luís Miguel Constantino; Estevão, Cristina Maria Santos; Alves, Helena Maria Baptista
    O turismo em espaço rural representa uma oportunidade para as regiões, ao contribuir para o povoamento através da criação de atividades associadas e para os turistas, ao providenciar uma conexão com a natureza e a cultura endógena. Embora o “conceito de turismo em espaço rural” não seja de fácil definição, o avanço da tecnologia permite a promoção de negócios relativos ao setor, como alojamentos, através de plataformas online: websites, redes sociais e plataformas de reservas. Quando os alojamentos de turismo em espaço rural comunicam a sustentabilidade, uma forma de preservar a cultura e os recursos naturais das áreas rurais, tornam-se mais importantes para a escolha do turista, por representar uma característica importante na escolha de um destino. O presente estudo pretende perceber se as empresas pertencentes ao CAE 55202 - Turismo no Espaço Rural das cinco ART de Portugal comunicam as práticas de sustentabilidade social e ambiental ao nível das redes sociais Facebook e Instagram, websites próprios ou através da plataforma de reservas Booking.com. Os resultados indicam que a ART do Centro é a região de Portugal com maiores índices de sustentabilidade social e ambiental e que a ART da Área Metropolitana de Lisboa a região que representa menores índices de sustentabilidade social e ambiental. De entre os indicadores analisados, identificaram-se mais práticas de sustentabilidade ambiental do que sustentabilidade social. Os websites próprios das empresas efetuam mais comunicação de sustentabilidade social e a plataforma Booking.com efetua mais comunicação de sustentabilidade ambiental. As redes sociais analisadas por este estudo, Facebook e Instagram, possuem os menores índices de comunicações. Embora os turistas procurem alojamentos sustentáveis e ambicionem encontrá-los de forma mais facilitada, os resultados deste estudo demonstram que as regiões analisadas efetuam relativamente pouca comunicação de sustentabilidade. O presente estudo faculta dados de comunicação de sustentabilidade relevantes para as empresas, permitindo que estabeleçam comparações com os concorrentes da sua ART e das outras ART a nível social e ambiental. O estudo permite ainda ser replicado noutras regiões e países, bem como em diferentes espaços temporais.