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Authors
Abstract(s)
O turismo em espaço rural representa uma oportunidade para as regiões, ao contribuir para
o povoamento através da criação de atividades associadas e para os turistas, ao providenciar
uma conexão com a natureza e a cultura endógena. Embora o “conceito de turismo em
espaço rural” não seja de fácil definição, o avanço da tecnologia permite a promoção de
negócios relativos ao setor, como alojamentos, através de plataformas online: websites,
redes sociais e plataformas de reservas. Quando os alojamentos de turismo em espaço rural
comunicam a sustentabilidade, uma forma de preservar a cultura e os recursos naturais das
áreas rurais, tornam-se mais importantes para a escolha do turista, por representar uma
característica importante na escolha de um destino. O presente estudo pretende perceber
se as empresas pertencentes ao CAE 55202 - Turismo no Espaço Rural das cinco ART de
Portugal comunicam as práticas de sustentabilidade social e ambiental ao nível das redes
sociais Facebook e Instagram, websites próprios ou através da plataforma de reservas
Booking.com. Os resultados indicam que a ART do Centro é a região de Portugal com
maiores índices de sustentabilidade social e ambiental e que a ART da Área Metropolitana
de Lisboa a região que representa menores índices de sustentabilidade social e ambiental.
De entre os indicadores analisados, identificaram-se mais práticas de sustentabilidade
ambiental do que sustentabilidade social. Os websites próprios das empresas efetuam mais
comunicação de sustentabilidade social e a plataforma Booking.com efetua mais
comunicação de sustentabilidade ambiental. As redes sociais analisadas por este estudo,
Facebook e Instagram, possuem os menores índices de comunicações. Embora os turistas
procurem alojamentos sustentáveis e ambicionem encontrá-los de forma mais facilitada, os
resultados deste estudo demonstram que as regiões analisadas efetuam relativamente
pouca comunicação de sustentabilidade. O presente estudo faculta dados de comunicação
de sustentabilidade relevantes para as empresas, permitindo que estabeleçam comparações
com os concorrentes da sua ART e das outras ART a nível social e ambiental. O estudo
permite ainda ser replicado noutras regiões e países, bem como em diferentes espaços
temporais.
Rural tourism represents an opportunity for regions, by contributing to population growth through the creation of associated activities, and for consumers, by providing a connection with nature and the endogenous culture. Although the concept of “rural tourism" is not easily defined, the advancement of technology allows for the promotion of businesses related to the sector, such as accommodations, through online platforms: websites, social networks, and reservation platforms. When rural tourism accommodations communicate sustainability, a way of preserving the culture and natural resources of rural areas, they become more important for the tourist's choice, as it represents an important feature in choosing a destination. The present investigation aims to understand if the portuguese rural tourism businesses communicate sustainable social and environmental practices on social networks, their own websites or through external reservation platforms.
Rural tourism represents an opportunity for regions, by contributing to population growth through the creation of associated activities, and for consumers, by providing a connection with nature and the endogenous culture. Although the concept of “rural tourism" is not easily defined, the advancement of technology allows for the promotion of businesses related to the sector, such as accommodations, through online platforms: websites, social networks, and reservation platforms. When rural tourism accommodations communicate sustainability, a way of preserving the culture and natural resources of rural areas, they become more important for the tourist's choice, as it represents an important feature in choosing a destination. The present investigation aims to understand if the portuguese rural tourism businesses communicate sustainable social and environmental practices on social networks, their own websites or through external reservation platforms.
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Keywords
Análise de Conteúdo Comunicação Digital Sustentabilidade Turismo Rural
