Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- O desafio da comunicação estratégica nas instituições de ensino superior: estudo do papel da comunicação na promoção da sua missão socialPublication . Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, GiselaAs universidades representam espaços de cultura e conhecimento, dos quais se espera um comprometimento com o desenvolvimento da sociedade. Estas instituições têm tentado dar resposta às solicitações e desafios que lhes são constantemente colocados com o reforço do seu compromisso para com a responsabilidade social. Noutra instância tem-se percebido que a comunicação estratégica, como ferramenta orientada para o cumprimento de metas e objetivos, tem conquistado um lugar importante nas universidades. É precisamente no centro da comunicação estratégica e da responsabilidade social como processos relevantes para as universidades que este estudo pretende focar-se. Pretende-se debater a relevância da comunicação estratégica na execução e divulgação da missão destas instituições, particularmente no que diz respeito ao papel destas como importantes agentes sociais. Deseja-se, portanto, compreender e discutir a relação de interdependência entre as noções de comunicação estratégica e de responsabilidade social, supondo-se que a primeira é decisiva para o sucesso da segunda. As conclusões deste pequeno estudo sugerem que as actividades de comunicação são extremamente relevantes para o cumprimento e divulgação da responsabilidade social das universidades, que é uma parte fundamental da sua missão. Universities represent places of culture and knowledge, of which is expected commitment with society development. These institutions have been trying to give answer to the demands and challenges constantly presented to them and intensified by their commitment with social responsibility. In another instance it has been perceived that strategic communication, as tool oriented for the fulfillment of goals and objectives, has conquered an important place in these institutions. It is precisely in the center of strategic communication and social responsibility has relevant processes to universities that this study aims to focus on. It is intended to debate the relevance of strategic communication in the execution and divulgation of the mission of these institutions, particularly with regard of their role as important social agents. Therefore, it is wished to understand and discuss the relation of interdependence between the notions of strategic communication and social responsibility, supposing that the first is decisive for the success of the second. The conclusions of this brief study suggest that communication activities are extremely relevant for the fulfillment and divulgation of the social responsibility of universities, which is a fundamental part of their mission.
- O impacto da comunicação online na construção de um posicionamento socialmente responsável: as universidades públicas portuguesasPublication . Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, GiselaAs inovações tecnológicas têm sido responsáveis pela revolução da Comunicação Organizacional, já que trazem múltiplas possibilidades de contacto com os públicos em formatos de ampla difusão e grande rapidez. É, precisamente, no contexto da utilização de uma tecnologia específica que esta investigação pretende focar-se, os websites, ao analisar a relevância da comunicação online na afirmação de um posicionamento estratégico em relação à responsabilidade social por parte das universidades públicas portuguesas. Para investigar este fenómeno, utilizou-se uma metodologia de carácter qualitativo, privilegiando-se a análise da arquitetura e conteúdo dos websites destas instituições. Os resultados deste estudo apontam para a existência de um posicionamento socialmente responsável nas universidades públicas estudadas, ainda que não necessariamente estratégico.