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- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Resende, Ana Catarina Silva de; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1 O presente relatório de Estágio Pedagógico, tem como objetivo descrever detalhadamente a atividade docente que desenvolvi ao longo deste ano letivo 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizada na Escola Carolina Beatriz Ângelo. Para mim, o principal objetivo para a realização deste estágio foi o contacto com a realidade escolar e o desenvolvimento da atividade docente, na medida em que é um processo determinante na evolução e aprendizagem enquanto pedagogo. O planeamento das aulas, a lecionação da aulas de Educação Física a turmas de vários anos letivos, o planeamento e a orientação de treinos de 4 modalidades do Desporto Escolar, bem como a assessoria da Direção de Turma e a organização e dinamização de atividades na escola em diversos contextos, juntamente com o apoio e os ensinamentos do professor orientador, permitiu adquirir experiências importantes e conhecimentos que me fizeram estar hoje, mais preparada para desempenhar a função de docente. Capítulo 2 O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de aptidão física e índice de massa corporal de alunos com residência urbana e rural de uma escola básica do Norte Interior de Portugal. A amostra foi composta por 270 alunos, 142 do género masculino e 128 do género feminino, com idades entre os 9 e 16 anos, pertencentes ao 2º e 3º ciclo de ensino. Recorreu-se à bateria de testes Fitnessgram (NES, 2002) para aferir a aptidão física; a classificação do índice de massa corporal foi baseada nos valores de referência da World Health Organization (1995) e a caracterização dos alunos foi realizada através da ficha biográfica cedida pela escola. Os resultados obtidos apenas demonstraram diferenças significativas (p<0.05) nos seguintes alunos: (i) 2º ciclo de ensino feminino: extensão do tronco com melhores resultados nas alunas com residência rural e a força média com melhores resultados nas alunas com residência urbana; (ii) 2º ciclo de ensino masculino: o vaivém com melhores resultados nos alunos com residência no meio rural (iii) 3º ciclo de ensino feminino: a extensão do tronco com melhores resultados nos alunos com residência no meio urbano.