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- Articulação da direita no Facebook: identificando atores chaves do Movimento Brasil Livre e do Vem pra Rua a partir da Análise de Redes SociaisPublication . Cavalcanti, Davi; Jardelino, Fábio; Toniolo, Bianca PersiciEste trabalho analisou dois grupos políticos brasileiros que possuem milhões de seguidores nas redes sociais virtuais, os quais foram articuladores de grandes mobilizações nos últimos anos. A pergunta que orientou essa investigação foi: com quem se relacionam o Movimento Brasil Livre e o movimento Vem pra Rua no Facebook? Para a realização da pesquisa, foram feitas coletas e análises de dados no Facebook entre 2018 e 2019. Entre os resultados, analisaram-se os principais atores pertencentes e ligados a esses grupos e, também, se verificou a existência de uma articulação on-line entre políticos que se identificam à direita no espectro político, lideranças internas dos movimentos e parte da mídia (inclusive a alternativa). A temática é relevante por abordar desafios contemporâneos da pesquisa on-line, da Análise de Redes Sociais (ARS) e dos novos movimentos políticos no papel de produtores e disseminadores de conteúdos políticos.
- A proliferação das fake news nas eleições brasileiras de 2018Publication . Jardelino, Fábio; Cavalcanti, Davi; Toniolo, BiancaBuscando compreender o papel das novas mídias nas democracias modernas, este artigo debate as consequências do ativismo digital, através da proliferação de fake news, usando como estudo de caso as eleições brasileiras de 2018. Metodologicamente, primeiro realizámos uma contextualização bibliográfica sobre mídias digitais, ciberativismo e fake news. Posteriormente entrámos na parte empírica deste estudo, na qual explorámos o alcance de fake news selecionadas por sua relevância no âmbito das eleições de 2018. Para executar o estudo, utilizámos as ferramentas de análise de dados Google Trends e Buzzsumo. A partir do estudo empírico, essa pesquisa buscou responder a três perguntas: (1) Quando as fake news selecionadas obtiveram o primeiro pico de busca no Google?; (2) Quando alcançaram maior repercussão no Google?; e (3) Qual foi o alcance delas no Facebook e no Twitter? A temática estudada é importante por abordar o alcance das fake news na opinião pública, podendo estas ter sido ou não um diferencial no resultado da eleição. Como conclusão, identificámos o crescimento da busca pelos assuntos relacionados com as fake news analisadas conforme eles eram mencionados na campanha presidencial e principalmente no dia da eleição, quando essas mensagens poderiam ter um papel fundamental na escolha do voto.