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  • Estilos de Liderança, Transformação Digital e Performance de IES públicas: Uma análise comparativa entre Brasil, Espanha e Portugal
    Publication . Carvalho, Alba Katarine Marques de; Leitão, João Carlos Correia; Alves, Helena Maria Baptista
    A Nova Gestão Pública desencadeou diversas reformas e mudanças no contexto do Ensino Superior Público. Uma delas é o foco acrescido na performance, o que redobra o interesse de estudar abordagens e práticas de gestão e liderança, que possam surtir impactos diversos na performance. A liderança académica tem passado por uma crise devido à necessidade de lidar com todas as questões em torno das Instituições de Ensino Superior (IES), sendo também considerada capaz de moldar a performance das IES. Outra fonte de mudança surgiu associada à transformação digital (TD) das IES, em face do avanço das tecnologias, da necessidade de se aprender em qualquer lugar e a qualquer momento e, mais recentemente, da pandemia do Covid-19, a qual forçou as IES a aderirem e a avançarem rumo à TD. Este tipo de transformação também é considerado na literatura como sendo um fator capaz de influenciar a performance das IES. Ressalta-se que a liderança desempenha um importante papel para a adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nestas instituições. Neste âmbito de investigação, verificou-se que ainda são poucos os estudos sobre a liderança académica. O que gera a necessidade de se investigar os principais estilos de liderança adotados em IES públicas e como estes se relacionam com a TD e as diferentes dimensões de performance de IES. Outra lacuna observada foi a falta de estudos que versem a influência da TD sobre estas diferentes dimensões da performance. Desta forma, o objetivo geral desta tese é estudar as relações entre os estilos de liderança, a transformação digital e a performance de IES públicas, efetuando uma análise comparativa entre os contextos brasileiro e ibérico. Através de uma revisão sistemática da literatura, da administração de um inquérito por questionário a gestores de topo das IES, e da elaboração e aplicação de um índice compósito de transformação digital, visou-se responder aos seguintes objetivos específicos: identificar os principais estilos de liderança abordados na literatura, bem como os mais adotados nas IES estudadas; verificar como os estilos de liderança impactam a adoção das TIC em diferentes dimensões da performance; investigar o papel de cada estilo de liderança sobre diferentes dimensões da performance das IES; verificar a hipotética atuação moderadora da cultura organizacional e da autonomia, sobre a relação entre os estilos de liderança e a performance das IES; investigar o papel da transformação digital sobre diferentes dimensões de performance das IES; e testar a hipótese de que os estilos de liderança adotados moderam a relação entre a transformação digital e a performance das IES. Esta investigação respondeu aos objetivos elencados e trouxe importantes contributos para a literatura e para os gestores de IES públicas. No primeiro estudo verificou-se que o estilo de liderança mais abordado nos artigos analisados é o transformacional; a dimensão da performance mais estudada é a que representa as atividades de ensino e aprendizagem; e os aspetos da TD mais discutidos são os que concernem aos sistemas de aprendizagem online e tecnologias diversas. Adicionalmente, a liderança tranformacional e outros estilos como a liderança estruturada, a partilhada, a Leader-member exchange e a transformacional criativa foram associadas positivamente ao avanço da TD nas IES nas dimensões de performance referentes ao ensino/aprendizagem, transferência e internacionalização. No segundo estudo, identificou-se que, nas IES brasileiras, os estilos de liderança adaptativo integrativo, cibernético, voltado para o conhecimento, estratégico e transformacional influenciam de forma positiva e significativa a performance, não ocorrendo o mesmo para as IES ibéricas. Para além disso, a autonomia de pessoal revelou ter um efeito moderador positivo e significativo sobre a relação entre os estilos de liderança e a performance das IES brasileiras. Neste estudo também foi identificada uma influência positiva e significativa de determinados tipos de cultura e de autonomia sobre a performance das IES brasileiras e ibéricas. No terceiro e último estudo, constatatou-se que três dimensões da TD influenciam de forma positiva e significativa a performance na investigação, na transferência, na internacionalização e na sustentabilidade das IES brasileiras. Por seu turno, três dimensões da TD influenciam a performance na investigação e na transferência das IES ibéricas. Apesar de não ter sido confirmado o efeito moderador da liderança, este estudo contribui para a literatura de referência, ao revelar que a interação entre os estilos de liderança cibernético e partilhado, e a TD, influenciam de forma positiva e significativa a performance na investigação das IES brasileiras. Da presente tese decorrem diversas implicações teóricas e de política, para além de proporcionar vários avanços para a melhor compreensão das problemáticas referentes ao desenvolvimento da liderança, da performance e da TD, em contexto de IES. De entre as implicações teóricas desta investigação, destacam-se a importância da compreensão dos estilos de liderança e da transformação digital para um melhor entendimento da performance das IES públicas bem como das suas dimensões, tendo em vista as relações verificadas entre estes construtos; interferência da região, da qual as IES fazem parte, na existência ou não da relação entre a liderança e a performance, o que sugere a presença de outras variáveis moderadoras ou mediadoras nas diferentes regiões; a TD pode ainda surtir níveis de influência mais ou menos abrangentes sobre a performance das IES públicas, de acordo com o grau de desenvolvimento das diferentes dimensões da TD. Acresce ainda que, do conjunto de evidências agora obtidas, sugere-se a possibilidade de existirem outras variáveis moderadoras ou mediadores, por explorar, que influem nesta relação. Relativamente às implicações de política, a presente tese sinaliza aos decisores políticos e gestores responsáveis de IES, a necessidade de considerar não só aspectos de liderança, mas também de cultura e de autonomia institucionais ao planear políticas voltadas para a performance das IES. Também é sinalizado para os decisores a necessidade de considerar as deficiências relativas aos indicadores de TD no planeamento de políticas orientadas para a intensificação da TD e o reforço da performance das IES públicas. Para os gestores responsáveis de IES, este estudo traz como implicações a possibilidade de direcionar os estilos de liderança adotados por estes e de trabalhar a cultura organizacional, considerando também as restrições às diferentes dimensões de autonomia institucional das respetivas IES, de forma a possibilitar a melhoria da performance destas. Os gestores das IES brasileiras também podem direcionar os estilos de liderança cibernético e partilhado no processo de gestão das TIC, no sentido de ser melhorada a performance das atividades de investigação das instituições. Por seu turno, para os gestores das IES ibéricas, uma implicação adicional é a de focar na melhoria da dimensão de tratamento dos dados, tendo consideração que, apesar de carecer de um maior desenvolvimento, já impacta positivamente a performance destas instituições. No final de cada estudo, são ainda sugeridas linhas de investigação futuras.