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- Pintura e emblema: a teologia do Coração no contexto da linguagem pictórica barroca portuguesaPublication . Mendes, Maria do Carmo RaminhasA gravura, enquanto fonte visual, foi crucial para a construção das imagens que caracterizam o período barroco, incluindo Portugal. Um fenómeno imagético que não só apelou para a reprodução pictórica das gravuras de episódios da vida de Cristo, da Virgem Maria e dos santos, mas adoptou outras formas, mais voltadas para a dimensão individual do crente, num apelo direto à conversão do seu coração. No barroco português, uma Teologia do Coração desenvolveu-se rapidamente na pintura e foi inspirada por livros de emblemas, numa linguagem visual focada na existência do homo interior, na sua conversão e na salvação da alma.
- No interior do imaginário conventual: o programa pictórico do arcaz da sacristia da igreja do Convento de Santo António de PenamacorPublication . Mendes, Maria do Carmo RaminhasLocalizada no interior da Beira Baixa, a vila de Penamacor apresenta-se hoje, aos olhos do historiador da arte, como uma preciosidade no que ao património artístico toca. Com um espólio datável de várias épocas, é particularmente interessante o produzido durante a Idade Moderna, período durante o qual a vila deteve papel de destaque no contexto nacional. Durante este período específico, demarca-se o Convento de Santo António. Fundado no século XVI, foi durante os dois séculos seguintes a igreja deste local profusamente decorada tendo os ditames tridentinos como modelo, expressos num programa cenográfico na sua maioria preservado e que envolve talha dourada, pinturas e esculturas. Contudo, a mensagem hagiográfica tridentina também extravasou o local de culto conventual, prolongando-se no espaço privado da sacristia, onde o arcaz nos apresenta onze painéis cujo discurso visual assenta na representação de episódios alusivos aos milagres do orago do convento, Santo António. O presente estudo debruça-se assim sobre uma análise iconográfica do programa do arcaz da sacristia, tendo por base a relação íntima com a fonte visual que lhes deu origem: as estampas do livro Vida de Santo António de Pádua, obra da oficina de gravadores e editores Klauber Workshop, activos em Augsburg durante o século XVIII.