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No interior do imaginário conventual: o programa pictórico do arcaz da sacristia da igreja do Convento de Santo António de Penamacor

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Maria do Carmo Raminhas Mendes (1).pdf2.59 MBAdobe PDF Download

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Localizada no interior da Beira Baixa, a vila de Penamacor apresenta-se hoje, aos olhos do historiador da arte, como uma preciosidade no que ao património artístico toca. Com um espólio datável de várias épocas, é particularmente interessante o produzido durante a Idade Moderna, período durante o qual a vila deteve papel de destaque no contexto nacional. Durante este período específico, demarca-se o Convento de Santo António. Fundado no século XVI, foi durante os dois séculos seguintes a igreja deste local profusamente decorada tendo os ditames tridentinos como modelo, expressos num programa cenográfico na sua maioria preservado e que envolve talha dourada, pinturas e esculturas. Contudo, a mensagem hagiográfica tridentina também extravasou o local de culto conventual, prolongando-se no espaço privado da sacristia, onde o arcaz nos apresenta onze painéis cujo discurso visual assenta na representação de episódios alusivos aos milagres do orago do convento, Santo António. O presente estudo debruça-se assim sobre uma análise iconográfica do programa do arcaz da sacristia, tendo por base a relação íntima com a fonte visual que lhes deu origem: as estampas do livro Vida de Santo António de Pádua, obra da oficina de gravadores e editores Klauber Workshop, activos em Augsburg durante o século XVIII.
Located in the interior of Beira Baixa, the village of Penamacor presents itself today, in the eyes of the art historian, as a gem, in as far as artistic heritage is concerned. With a collection dated from several historical, the one produced during the Modern Age, during which the village held a prominent role in the national context, is particularly interesting. During this period in particular, the Convento de Santo António is noteworthy. Established in the 16th century, it’s church lavishly decorated the next two centuries, wihin the Tridentine dictates model, expressed in mostly well preserved scenographic program that includes golden carvings, paintings and sculptures. However, the tridentine hagiographic message spilled over the conventual place of worship, extending into the private space of the sacristy, where the sacristy credens cabinet presents eleven painted panels whose visual discourse is based on the depiction of episodes alluding to the miracles of the patron, Santo António. This study focuses on an iconographic analysis of the program of the sacristy’s credens cabinet, based on the intimate relationship with the visual source that originated it: the engravings of the book Vida de Santo António de Pádua, a work by the engravers and publishers Klauber Workshop, active in Augsburg during the 18th century.

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Barroco Hagiografia Pintura Iconografia Emblema

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Câmara Municipal de Penamacor

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