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Antunes Gonçalves, Adriana Alexandra

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  • Artificial Intelligence as an Opportunity for Journalism: Insights from the Brazilian and Portuguese Media
    Publication . Canavilhas, João; Ioscote, Fabia Cristiane; Gonçalves, Adriana
    Artificial Intelligence (AI) has been emerging as a topic of significant interest, attracting the attention of the public and leading to an increase in research and on media coverage of this technology. This article examines how the Brazilian and Portuguese media represent AI in journalism and the challenges it poses. Using digital methods, this study analysed 60 news articles published between June 2022 and June 2024. The data were collected through an anonymous search on Google News, and the content was analysed using sentiment analysis with the PTNews software, followed by a similarity analysis using the Iramuteq software. The results show a predominantly positive sentiment towards AI in journalism, with 91.8% of articles highlighting its benefits, such as increased efficiency and the automation of routine tasks. However, concerns about disinformation, ethical implications, and the potential erosion of journalistic credibility were less emphasised. The analysis also identified key themes, including AI’s dual role as both an enabler and a threat to journalism, the importance of human oversight, and the challenges of newsroom adaptation. The findings suggest that the Brazilian and Portuguese media generally present AI as an opportunity for journalism, often downplaying the associated risks and ethical challenges.
  • As métricas de audiência nas redações
    Publication . Gonçalves, Adriana Alexandra Antunes; Francisco, Nuno Alexandre de Oliveira Marques
    A presente dissertação estuda o jornalismo online, em particular a influência que a potencialização da capacidade de medir dados sobre a audiência tem tido nas redações jornalísticas. Através de diversos instrumentos de software qualquer notícia pode ser, hoje, alvo de escrutínio em tempo real. Tais ferramentas permitem aos meios de comunicação monitorizar a audiência, fornecendo um conjunto de informações, entre elas: a origem de tráfego, o tempo de permanência por página e as páginas mais visitadas. As métricas de audiência têm vindo a despertar especial atenção aos investigadores da área, uma vez que são utilizadas em grande escala nas maiores redações a nível internacional e nacional, servindo diversos interesses das organizações jornalísticas. A reflexão sobre o tema inclui uma revisão bibliográfica sobre o processo de decisão editorial, o processo de gatekeeping e as rotinas jornalísticas antes e depois da Internet. O estudo empírico baseia-se em entrevistas a responsáveis pelas redações de três jornais nacionais: o Jornal de Notícias, o Observador e o Público. Assiste-se a uma nova cultura jornalística, na qual as métricas de audiência são a base de um modelo de negócio diferente. À exigência pelo imediatismo, acrescenta-se agora a exigência para que a notícia tenha sucesso online. Esse sucesso é medido pelo número de visualizações e de novos assinantes para o jornal.
  • Produção de texto automático no jornalismo desportivo português: estudo exploratório do Prosebot/Zerozero.pt
    Publication . Canavilhas, João; Gonçalves, Adriana
    Uma das tendências no campo das novas tecnologias aplicadas ao jornalismo é o uso de ferramentas de Inteligência Artificial. As experiências não são novas, mas nos últimos anos ganharam importância por serem uma das opções para ultrapassar a crise que afeta o jornalismo. Na linha de alguns trabalhos que comparam textos escritos por jornalistas e por algoritmos, este estudo exploratório analisa as diferenças entre os textos produzidos pelo algoritmo Prosebot do jornal desportivo português Zerozero.pt e os textos produzidos por jornalistas de várias publicações portuguesas. Com essa finalidade, optou-se por realizar uma análise de conteúdo utilizando a ferramenta Voyant, tendo sido analisadas variáveis como o número e variedade das palavras, o número de parágrafos e palavras por frase, a densidade do vocabulário e a legibilidade dos textos. Além da análise linguística, foi ainda realizada uma avaliação relacionada com o uso das normas jornalísticas. As conclusões permitem dizer que os conteúdos escritos pelo Prosebot respeitam o uso das normas jornalísticas e não apresentam erros de ortografia nem de sintaxe que obriguem a uma revisão humana antes da publicação. No entanto, os textos automáticos são mais curtos, mais pobres em termos linguísticos e seguem uma estrutura muito semelhante, o que os torna menos apelativos. Nesse sentido, a produção automática de texto emerge como uma boa ferramenta de apoio ao jornalismo, mas, para já, ainda não deve ser considerada uma ferramenta com autonomia para produzir notícias.