Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

da Silva Carvalho, Élvio

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Jornalismo de guerra: O caso da imprensa portuguesa
    Publication . Carvalho, Élvio da Silva; Serra, Joaquim Mateus Paulo
    Tal como o professor, também o jornalista ensina na medida em que conta aos seus leitores, ouvintes e telespetadores as vitórias e erros do passado, para que estes, como se de pupilos se tratassem, possam seguir os mesmos passos, ou evitar os mesmos erros. Já o jornalista de guerra tem um esforço acrescido, porque nem sempre é fácil suportar os horrores que uma guerra pressupõe para depois os descrever da forma mais correta e factual possível, mantendo a imparcialidade e frieza que esta profissão tem inerente. É uma especialização muito própria dentro do ofício do jornalismo, com características igualmente singulares que esta dissertação procurou identificar. E se pouco foi escrito sobre esta especialização jornalística em geral, menos ainda foi investigado sobre as práticas dos jornais impressos portugueses em matéria de cobrir um conflito. Assim, com esta dissertação pretende-se saber quais são as características do jornalismo de guerra em Portugal, mais exatamente dos jornais Público e Correio da Manhã – jornais escolhidos para representar a imprensa nacional –, dos quais foram analisadas 26 edições correspondentes a um ano de publicações de 2003 e 2004, altura em que decorria a segunda guerra do Golfo. Numa primeira parte desta dissertação procede-se a um revisão teórica sobre a história e particularidades do jornalismo de guerra. Já numa segunda parte expõe-se a metodologia e desenho da investigação empírica levada a cabo, bem como os resultados obtidos e as respetivas conclusões.
  • Las audiencias de la guerra y la guerra de las audiencias
    Publication . Carvalho, Élvio
    Los conflictos armados, por su carácter extraordinario y violento, atraen la atención de la audiencia y los medios difusores de noticias. Este artículo buscó probar que después del inicio de una guerra existe una mayor demanda de canales televisivos de información, con efectos destacables en los valores de audiencia. Así, se realizó un análisis cuantitativo de los datos de audiencia de tres canales de información portugueses, registrados antes y después del inicio de las guerras de Ucrania-Rusia (2022) y Israel-Hamas (2023). Estos periodos fueron especialmente interesantes, porque los canales estudiados adoptaron una cobertura intensiva y exclusiva (o prácticamente exclusiva), durante semanas, lo que confiere un alto grado de confiabilidad, ya que no hay dudas de que el televidente estaba consumiendo noticias sobre los dos conflictos. Los resultados revelan claramente una correlación entre el inicio de una guerra y el aumento de los valores de audiencia, aún que no son suficientes para una generalización. Los valores noticiosos, como la proximidad, así como el encuadramiento y planificación de los media, parecen ser determinantes, ya que surgieron otros conflictos entre los periodos estudiados (Sudán y Armenia-Azerbaiyán, por ejemplo), que no recibieron la misma cobertura y que no permitirían un análisis similar.