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Conceição, Edson Mauro Cupertino da

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  • Efeitos do Escoamento de Transição no Desempenho de uma Bomba de Disco
    Publication . Conceição, Edson Mauro Cupertino da; Marques, José Carlos Páscoa; Vilinga, Jaime Manuel Pombo
    O desempenho da bomba de disco tem sido o assunto de muitas pesquisas de trabalho. Porém, os estudos sempre tratam do desempenho em condições de fluxo puramente laminar ou turbulento. Os estudos iniciais utilizaram abordagens experimentais ou analíticas baseadas nas correlações para camada limite de um disco giratório com fluxo laminar ou turbulento. A análise do desempenho utilizando as ferramentas CFD permitiu uma análise mais detalhada do campo de escoamento para ambos os regimes de trabalho. Os avanços mais recentes nos modelos de transição de escoamento laminar para turbulento, nomeadamente os baseados no parâmetro de energia cinética laminar kl, permitem prever o escoamento em zonas onde a extensão de transição é maior, em comparação com as zonas laminares ou turbulentas. O Scale­Adaptive Simulation (SAS), é uma outra opção relevante do modelo de turbulência, motivo pela qual, foi empregue neste estudo. No presente trabalho, calculamos o fluxo dentro de uma bomba de disco, que foi previamente projetada e testada experimentalmente na Universidade da Beira Interior. O caudal de entrada e a velocidade de rotação dos discos para os testes experimentais foram ajustados, a fim de garantirem a ocorrência de uma grande extensão do escoamento de transição, o qual será claramente visível nos gráficos de curvas do caudal, da altura manométrica e do rendimento ? = f(?, ?) para a bomba operando em regime laminar, transitório e turbulento puro. Finalmente descrevemos o campo de fluxo interno em termos de tensão de cisalhamento da parede tw para a zona de transição intermédia nos discos. O trabalho aqui apresentado será sintetizado em sete partes principais. A primeira parte será de carácter introdutória. A segunda parte dirá respeito ao estado da arte. A terceira parte abordará a análise teórica da máquina. A quarta parte irá retratar acerca da instalação experimental desenvolvida na UBI. Na quinta parte daremos uma especial importância à simulação numérica do escoamento no interior destas turbomáquinas, atendendo, que constitui o cerne deste trabalho. A validação dos resultados obtidos computacionalmente será possível tendo em conta os resultados obtidos experimentalmente, motivo pela qual abordaremos um pouco acerca da parte experimental. As partes subsequentes estarão relacionadas com os modelos utilizados para a simulação computacional, o tipo de malha utilizada e os resultados computacionais obtidos, que servirão de validação numérica, os quais nos permitirão retirar conclusões importantes deste trabalho.