Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Os mecanismos sócio-cognitivos e o bem-estar psicológico: teste de um modelo integrativo em estudantes universitáriosPublication . Ramos, Ludovina Maria de Almeida; Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque; Simões, Maria de Fátima de JesusA importância do estudo dos fatores associados a um funcionamento positivo e ao desenvolvimento do potencial de crescimento individual tem sido cada vez mais reconhecida no domínio da investigação em Psicologia. O bem-estar psicológico constitui não só um objetivo, como também um importante indicador daquele funcionamento, estando associado a um conjunto de dimensões ou variáveis importantes, como sejam os mecanismos sociocognitivos. Assim sendo, o presente trabalho, de natureza quantitativa, teve como principal objetivo contribuir para o entendimento sobre o bem-estar psicológico, à luz da sua relação com outras variáveis psicológicas consideradas relevantes, como sejam os mecanismos sociocognitivos, as necessidades psicológicas básicas, a satisfação (associada aos domínios académico e social) e a satisfação global com a vida. Para o efeito, desenvolvemos um Modelo Integrativo de Bem-estar Psicológico, com base na matriz teórica da Teoria Sociocognitiva da Carreira (TSCC) e do modelo de Bem-estar Subjetivo de R. W. Lent, por um lado, e do referencial da Teoria da Autodeterminação (TAD), por outro. O teste do Modelo Integrativo do Bem-estar Psicológico agora proposto foi efetuado, no âmbito do trabalho empírico, em uma amostra transversal de 682 estudantes portugueses, a frequentarem universidades públicas portuguesas do litoral e interior do país. Desses estudantes, 74% são mulheres e 26% homens, com média de anos de idade de 22.23 (idades compreendidas entre os 18 e os 52 anos) e DP 4.78 (M22.23 ± 4.78). A recolha de dados implicou a utilização de um conjunto de instrumentos de avaliação previamente existentes ou adaptados no âmbito da presente investigação, nomeadamente: as Escalas do Bem-estar Psicológico (EBEP) (Ryff, 1989) – adaptação portuguesa Silva, Novo e Peralta (1997), Escala de Vitalidade Subjetiva (subescala Estado) (EVS) - adaptação portuguesa Ramos e Paixão (2010), o Questionário de Objetivos (QO) (Herrera, Martinez, & Lens, 2009) – adaptação portuguesa Ramos e Paixão (2010), o Questionário de Variáveis Sociocognitivas (VSC) (Lent et al., 2005) – adaptação portuguesa Ramos e Paixão (2010), a Escala das Necessidades Psicológicas (BPNS-G) (Deci & Ryan, 2000) – adaptação portuguesa Amaral e Franco-Borges (2010), e a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) (Diener, Emmons, Larsen, & Griffin, 1985) – adaptação portuguesa Simões (1992). Os resultados obtidos permitem apoiar a generalidade das relações estabelecidas entre as variáveis ou constructos incluídos no modelo, nomeadamente no que diz respeito ao impacto das necessidades psicológicas básicas na satisfação nos domínios (académico/social), na satisfação global com a vida e o bem-estar psicológico, e do contexto através do seu contributo para os mecanismos sociocognitivos, para a satisfação das necessidades, e para a satisfação no domínio. Estes e outros resultados serão analisados.Por último, são reforçadas algumas questões a considerar em estudos futuros, de entre as quais salientamos o potencial do contexto na promoção do bem-estar psicológico e correlatos e a pertinência de se pensar a ação e intervenção neste tipo de contexto de aprendizagem considerando o tipo de ambientes definidos pela TAD, em geral, e pela Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas (TNPB) em particular.
- Do you trust me? A systematic literature review on student-teacher trust and school identificationPublication . Brito, Isabel; Oliveira, Ema; Ramos, LudovinaTrust between a student and a teacher and school identification are described in scientific research as focal points of learning, personal development and satisfaction, and a basis for a positive school culture that can impact the whole community. Yet, both constructs are still challenging scientists as to their components, incidence and links. Additionally, empirical studies have mainly explored the relationships between either student-teacher trust or school identification with proximal constructs, and their impact in other aspects of school life, and few address the two constructs simultaneously. The accuracy of their definition and the grasping of their mutual connections seems an important step to take, to further research and enhance school environments. This study consists of a systematic literature review, which seeks to contribute for the understanding of the latest findings about trust between students and their teachers, and about school identification, in basic education, attempting to clarify their definitions and relations, distinguishing them from other proximal constructs, namely school belonging. The PRISMA Statement (Moher et al., 2009; Page et al., 2018) is adopted as methodological procedure for data collection and analysis. The research protocol includes articles presenting empirical studies, published in peer-reviewed academic journals, between January 2000 and March 2021, accessed in Web of Science and B-On. Results will be presented according to the PICOS approach. Key variables and findings related to both constructs will be discussed. Finally, strengths, limitations, important implications and suggestions for future research on the subject will be briefly addressed.