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- Sacadura Cabral and the Dawn of Portuguese AviationPublication . Neves, Fernando M. S. P.; Barata, Jorge M M; Silva, AndréSacadura Cabral was one of the two Portuguese navigators that crossed by air the South Atlantic in the beginning of the 20th century. From 1901 to 1915 Sacadura was at Mozambique and Angola where he developed geodetic and geographical missions of the greatest importance for Portuguese interest at Africa. With the Great World War requirements as a Navy Officer with 34 years old he decided to serve Portugal at the Aviation. In 1915 he went to France and obtained its pilot license. In 1916 Sacadura returned to Portugal and begun its instructor pilot career. He developed the “path corrector” which he created to compensate the drift caused by wind. In 1922 Sacadura made the First Air cross from Europe to South Atlantic. In 1923 he proposes himself to make an attempt to the First Air Circumnavigation Journey. He developed all its possible efforts to initiate this journey in March of 1924; however some delays had forced him to postpone the journey. Sacadura received important official medals and prizes, including the PhD Honoris Causa from the Universities of Lisbon and Oporto. In 1924 he died before he could carry out its Circumnavigation Air Journey.
- Androgens enhance the glycolytic metabolism and lactate export in prostate cancer cells by modulating the expression of GLUT1, GLUT3, PFK, LDH and MCT4 genesPublication . Vaz, Cátia; Marques, Ricardo; Alves, Marco G; Oliveira, P.F.; Cavaco, JE; Baptista, Cláudio; Socorro, SílviaPurpose The present study aims to investigate the role of androgens in controlling the glycolytic metabolism and lactate efflux in prostate cancer (PCa) cells. [...]
- The role of healthcare professionals in tobacco controlPublication . Ravara, Sofia Belo; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro de; Aguiar, PedroA epidemia tabágica é uma das principais causas de morbilidade e morte prematura e continua a expandir-se globalmente. O tabagismo é também a principal causa evitável de morte. No entanto, mudar o paradigma é possível. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a principal estratégia para travar a epidemia passa por contrariar as táticas da indústria do tabaco através da implementação de políticas para regular as atividades desta indústria. Acresce que é também crucial sensibilizar e educar a opinião pública sobre os riscos para a saúde associados ao consumo do tabaco e envolver ativamente a sociedade civil no controlo do tabagismo. A perceção dos riscos do tabaco pela população e as normas sociais relativas ao tabagismo mudam lentamente ao longo do tempo. Por tal motivo, é necessário uma liderança firme e uma ação sustentada de saúde pública. Os profissionais de saúde, educadores, decisores políticos, governos, organizações não-governamentais (ONGs), os media e a sociedade em geral devem trabalhar conjuntamente, numa parceria concertada para promover as melhores práticas de controlo de tabagismo e diminuir a aceitação social do tabaco. Entre os vários atores sociais envolvidos no ativismo político de controlo de tabaco, os profissionais de saúde têm um papel crucial a desempenhar. Todos os profissionais de saúde, e muito especialmente os médicos, devem ser exemplos e líderes de saúde pública, comportando-se como modelos sendo “não fumadores”; educando a população sobre os riscos do tabaco e da exposição ao fumo ambiental de tabaco (FAT) e os benefícios da cessação tabágica; promovendo a cessação; identificando sistematicamente os fumadores na prática clínica, aconselhando-os a parar de fumar e apoiando a cessação; e, por último, intervindo no processo da negociação política da implementação das medidas de controlo do tabaco, influenciando a decisão. Em Portugal, a prevalência de tabagismo, avaliada nos inquéritos nacionais de saúde e outros inquéritos à população geral, mostra que o consumo de tabaco é elevado em muitos grupos etários, além de ter aumentado substancialmente nas mulheres dos 15 aos 70 anos ao longo das últimas três décadas. Acresce que o consumo aumentou recentemente nos jovens. Além disso, apenas uma minoria dos fumadores atuais expressa o desejo de cessar de fumar ou recorre ao tratamento de cessação tabágica. Estas tendências sublinham a necessidade de uma estratégia nacional de controlo de tabagismo efectiva e sustentada. Em 2012, foi aprovado um programa nacional de prevenção e controlo de tabaco, o que é certamente uma oportunidade para avançar o controlo do tabagismo em Portugal. No entanto, sem um financiamento adequado e a participação plena da sociedade civil e sua capacitação, o plano dificilmente conseguirá alcançar os objetivos. Entre os vários atores sociais, os médicos e os profissionais de saúde portugueses deverão ser modelos como não fumadores e líderes de saúde pública e de ativismo político na prevenção e controlo do tabagismo. No entanto, é escasso o conhecimento do comportamento tabágico dos médicos portugueses e do seu envolvimento no controlo de tabagismo. Neste contexto, o projeto de investigação conduzido nesta tese teve como objetivo explorar o envolvimento no controlo do tabagismo dos profissionais de saúde portugueses e, em particular dos médicos, e a associação deste envolvimento com a mudança da norma social em relação ao tabaco, descrevendo as tendências do comportamento tabágico entre os médicos e os profissionais de saúde, assim como as suas atitudes e crenças em relação ao FAT e às políticas de espaços livres de fumo, e por último investigar a sua participação em atividades de prevenção e controlo do tabaco. Foram também investigados os fatores associados com as atitudes de controlo de tabagismo e com a participação dos médicos e profissionais de saúde em atividades de controlo do tabagismo. As atitudes e crenças em relação à exposição ao FAT e às políticas de proteção ao FAT foram estudadas como medidas indiretas robustas das normas sociais respeitantes ao tabaco. Com efeito, de acordo com a literatura científica, estas medidas estão fortemente relacionadas com o apoio às políticas de prevenção e controlo de tabagismo e com a mudança da norma social a favor da diminuição da aceitação social do tabagismo. O consumo de tabaco e a formação em tabagismo foram sistematicamente explorados como as principais variáveis independentes, uma vez que o consumo do tabaco e a falta de formação são considerados as principais barreiras que travam o envolvimento dos profissionais de saúde no controlo do tabagismo. Foi investigado se os médicos portugueses se comportam como modelos não-fumadores, fumando menos do que a população em geral, relatando uma maior motivação para cessar de fumar, ou deixando de fumar mais cedo do que a população geral. Além disso, foi investigado se os médicos portugueses atuam como líderes de saúde pública, seja relatando atitudes mais positivas e maior apoio às políticas de proteção à exposição do FAT do que a população geral ou de que outros profissionais de saúde, seja participando ativamente em atividades de controlo de tabagismo. Finalmente, foi avaliada a associação entre o envolvimento dos profissionais de saúde e dos médicos no controlo do tabagismo e a mudança da norma social em relação à exposição ao FAT.
- Reabilitação urbana: uma prática (de)correntePublication . Alves, Cláudia Sofia Carvalhal; Fernandes, Manuel Correia; Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral SantiagoA reabilitação urbana é um tema inevitavelmente presente, no discurso dos vários intervenientes, quando se pretende intervir na cidade. Enquanto processo integrado, implica uma abordagem que não se centra apenas na reabilitação física dos edifícios mas que apreende as especificidades da área a reabilitar, as suas carências e potencialidades, nas suas diversas dimensões. No contexto atual, face às dinâmicas urbanas associadas a fatores económicos e sociais, importa enumerar e interpretar os instrumentos disponíveis e a ação dos seus intervenientes. A presente tese debruça-se sobre o atual instrumento de atuação no âmbito da temática da reabilitação urbana, o Regime Jurídico da Reabilitação Urbana (RJRU), e analisa qual a incidência da sua aplicação e operacionalização, no quadro da ação municipal, com o objetivo de aferir o seu grau e coerência de aplicabilidade. Numa abordagem mais ampla, importa enumerar e clarificar os instrumentos de atuação, em especial, no que se refere aos regimes jurídicos no âmbito da reabilitação urbana que, nos últimos anos, se concretizaram e procuraram implementar no quadro de ação nacional. Numa abordagem mais específica, importa o entendimento do RJRU na sua aplicação e articulação entre a política de reabilitação urbana e a política urbanística municipal. A política de reabilitação urbana, que envolve fatores de natureza social, económica, ambiental e cultural, tem de estar devidamente integrada na política urbanística municipal sendo determinante aferir a aplicabilidade do RJRU enquanto indicador da orientação e capacitação dos municípios tanto ao nível da estratégia como da operacionalização. Neste sentido, são sistematizadas e analisadas as ARU’s vigentes, que resultam de publicação em Diário da República, permitindo estabelecer um levantamento da aplicação do RJRU no quadro da ação municipal.
- Estudar e aprender no ensino superiorPublication . Guimarães, Sandra Carina Machado; Rosário, Pedro Sales Luís; Simões, Maria de Fátima de JesusDesde as últimas décadas do séc. XX, constata-se um desenvolvimento notável da investigação sobre o Ensino Superior. Mudanças significativas têm chamado a atenção da comunidade científica para problemáticas deste nível de ensino com destaque para o aluno novel (estudante do 1.º ano) e a formação pedagógica dos professores. O primeiro ano do Ensino Superior é problemático para muitos estudantes e professores da Universidade. O insucesso académico, as desistências e a aparente desmotivação de muitos estudantes são preocupantes para o País, para as Instituições e não só inquietante como frustrante para os professores e estudantes. Na última década, um esforço considerável tem sido feito em atrair os jovens para a Engenharia, importante para no futuro preencherem postos de trabalho e desenvolverem a tecnologia do amanhã. E o número de matrículas tem aumentado nestas áreas de estudo, no entanto, o grande desafio hoje é manter esses estudantes nos seus cursos até ao final da formação. Estudantes de Engenharia abandonam a Universidade mais frequentemente e necessitam de mais anos para terminar o curso. Sob os racionais teóricos da autorregulação (Rosário et al. 2007a, 2010; Zimmerman, 2000, 2008), esta dissertação pretende adentrar o conhecimento do aluno novel sobre a própria experiência e processo individual de adaptação e de autorregulação. Os estudos realizados incidem sobre os processos e estratégias de aprendizagem da fase de planificação, que são escassos no Ensino Superior (Greene et al., 2012), e as perceções dos professores do 1.º ano de Ensino Superior sobre os seus estudantes. Para tal foi desenvolvida uma investigação qualitativa (com recurso ao software NVivo 10.0) focada na análise das perceções de estudantes do 1.º ano de Engenharia Informática em três momentos diferentes e em dois grupos (grupo com nota de candidatura elevada – 10 estudantes - e grupo com nota de candidatura baixa – 10 estudantes), e dos próprios professores (20), em complemento aos numerosos estudos quantitativos nos quais prevalece o questionário e a recolha de dados num curto prazo de tempo (Dweck & Leggett, 1988; Núñez, Tuero, Vallejo, Rosário & Valle, 2014; Pintrich, 2000b; Rosário, Núñez, Ferrando et al., 2013). Os dados que aqui se apresentam corroboram a literatura e experiência empírica da área. Assim, é claro no discurso do aluno novel que os estudantes apresentam uma motivação forte ao ingressar no Ensino Superior para estudar matérias do curso. De acordo com as perceções de todos os participantes, inclusivamente os professores, é na Gestão do Tempo e na estratégia Definição e seleção de estratégias que as diferenças entre os dois grupos são mais acentuadas. No discurso de ambos os grupos de estudantes as dificuldades nestes processos foram sendo referenciadas e com intensidade crescente ao longo dos três momentos de recolha de dados. Na perspectiva dos professores entrevistados, grande parte dos estudantes do 1.º ano de Engenharia Informática mantêm os métodos e estratégias utilizados no Ensino Secundário, insuficientes para as exigências do Ensino Superior, com perceções desajustadas sobre o curso e taxas de insucesso elevadas, demonstrando, deste modo, dificuldade com a adaptação a um estilo de estudo independente e responsável pela sua própria aprendizagem. Ainda, de acordo com o discurso dos estudantes, as perceções de autoeficácia diminuem ao longo do ano, e a aprovação é o objetivo de todos os estudantes. Os estudantes do 1.º ano não têm, de acordo com o discurso dos professores, o hábito de estabelecer objetivos, e nem sempre estes se apresentam de forma clara e realista. Globalmente estes alunos realizam poucos esforços de Procura de ajuda social ou de organização da Estrutura ambiental. Os estudos que aqui se apresentam sugerem assim que a experiência do aluno novel de Engenharia Informática no Ensino Superior acentua dificuldades anteriores do “Estudar” e “Aprender”, reforça crenças e sugere fortemente o desenvolvimento de processos autorregulatórios no domínio da planificação com impacto nas fases seguintes da autorregulação da aprendizagem (execução e avaliação) e na própria adaptação à Universidade. Para os estudantes, o Ensino Secundário não os preparou para o ritmo e complexidade de conteúdos abordados no Ensino Superior, para a gestão de tempo e de tarefas que é exigido para obter aprovação e é importante que as Instituições de Ensino Superior disponibilizem apoio às dificuldades experienciadas. Finaliza-se com uma reflexão global em torno dos resultados, assinalando algumas limitações decorrentes dos estudos e apontando os principais contributos à investigação no Ensino Superior. Este trabalho alerta-nos, assim, para a importância de repensar os currículos, as práticas de ensino e os critérios de avaliação no Ensino Superior de forma a desenvolver os processos autorregulatórios da fase de Planificação, com o objetivo de promover a adaptação e sucesso académico.
- Os mecanismos sócio-cognitivos e o bem-estar psicológico: teste de um modelo integrativo em estudantes universitáriosPublication . Ramos, Ludovina Maria de Almeida; Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque; Simões, Maria de Fátima de JesusA importância do estudo dos fatores associados a um funcionamento positivo e ao desenvolvimento do potencial de crescimento individual tem sido cada vez mais reconhecida no domínio da investigação em Psicologia. O bem-estar psicológico constitui não só um objetivo, como também um importante indicador daquele funcionamento, estando associado a um conjunto de dimensões ou variáveis importantes, como sejam os mecanismos sociocognitivos. Assim sendo, o presente trabalho, de natureza quantitativa, teve como principal objetivo contribuir para o entendimento sobre o bem-estar psicológico, à luz da sua relação com outras variáveis psicológicas consideradas relevantes, como sejam os mecanismos sociocognitivos, as necessidades psicológicas básicas, a satisfação (associada aos domínios académico e social) e a satisfação global com a vida. Para o efeito, desenvolvemos um Modelo Integrativo de Bem-estar Psicológico, com base na matriz teórica da Teoria Sociocognitiva da Carreira (TSCC) e do modelo de Bem-estar Subjetivo de R. W. Lent, por um lado, e do referencial da Teoria da Autodeterminação (TAD), por outro. O teste do Modelo Integrativo do Bem-estar Psicológico agora proposto foi efetuado, no âmbito do trabalho empírico, em uma amostra transversal de 682 estudantes portugueses, a frequentarem universidades públicas portuguesas do litoral e interior do país. Desses estudantes, 74% são mulheres e 26% homens, com média de anos de idade de 22.23 (idades compreendidas entre os 18 e os 52 anos) e DP 4.78 (M22.23 ± 4.78). A recolha de dados implicou a utilização de um conjunto de instrumentos de avaliação previamente existentes ou adaptados no âmbito da presente investigação, nomeadamente: as Escalas do Bem-estar Psicológico (EBEP) (Ryff, 1989) – adaptação portuguesa Silva, Novo e Peralta (1997), Escala de Vitalidade Subjetiva (subescala Estado) (EVS) - adaptação portuguesa Ramos e Paixão (2010), o Questionário de Objetivos (QO) (Herrera, Martinez, & Lens, 2009) – adaptação portuguesa Ramos e Paixão (2010), o Questionário de Variáveis Sociocognitivas (VSC) (Lent et al., 2005) – adaptação portuguesa Ramos e Paixão (2010), a Escala das Necessidades Psicológicas (BPNS-G) (Deci & Ryan, 2000) – adaptação portuguesa Amaral e Franco-Borges (2010), e a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) (Diener, Emmons, Larsen, & Griffin, 1985) – adaptação portuguesa Simões (1992). Os resultados obtidos permitem apoiar a generalidade das relações estabelecidas entre as variáveis ou constructos incluídos no modelo, nomeadamente no que diz respeito ao impacto das necessidades psicológicas básicas na satisfação nos domínios (académico/social), na satisfação global com a vida e o bem-estar psicológico, e do contexto através do seu contributo para os mecanismos sociocognitivos, para a satisfação das necessidades, e para a satisfação no domínio. Estes e outros resultados serão analisados.Por último, são reforçadas algumas questões a considerar em estudos futuros, de entre as quais salientamos o potencial do contexto na promoção do bem-estar psicológico e correlatos e a pertinência de se pensar a ação e intervenção neste tipo de contexto de aprendizagem considerando o tipo de ambientes definidos pela TAD, em geral, e pela Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas (TNPB) em particular.
- Aspetos comportamentais e eletrofisiológicos num paradigma DRM modificadoPublication . Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha; Simões, Maria de Fátima de JesusO paradigma DRM é muito robusto e fornece sistematicamente resultados coerentes de produção de falsas memórias. Neste trabalho, faz-se uma revisão dos conceitos associados à memória, bem como das principais teorias que tentam explicar o processo de formação de falsas memórias neste paradigma. Propõe-se que a modificação das pistas visuais dos estímulos entre as fases de estudo e de recuperação pode aumentar a formação de falsas memórias. Para testar esta hipótese planeámos 3 experiências. Na primeira experiência, fez-se uma avaliação comportamental comparando dois grupos. No primeiro grupo os itens foram apresentados da forma tradicional, sem diferenças na apresentação dos itens entre a fase de estudo e a fase de reconhecimento. No segundo grupo os itens eram apresentados em letras maiúsculas na fase de estudo e em letras minúsculas na fase de recuperação. Os resultados mostram um aumento na produção de falsas memórias. Conclui-se que isto se deveu à remoção das pistas visuais promovendo decisões baseadas na familiaridade e nos conceitos das palavras. Na segunda experiência, avaliou-se a resposta da condutância da pele ao paradigma DRM e à modificação já referida, sendo concluído que a resposta de condutância da pele está intimamente associada a uma resposta de orientação para os itens previamente vistos. O terceiro estudo, explorou as diferenças entre os potenciais evocados do processo de recuperação ocorridos, quer na presença, quer na ausência, de pistas físicas dos aspetos percetivos. Os resultados indicam uma maior atividade relacionada com a familiaridade para o grupo em que ocorre a modificação das pistas visuais entre a fase de estudo e a fase de recuperação. Os resultados apontam para novos efeitos que apresentam relações de resposta inversas no grupo em que os itens diferiam em termos das pistas físicas entre a fase de estudo e a fase de recuperação. Apresentamos ainda a validação de um sistema de cotação automática para dados de condutância da pele.
- Educational research in architecture: ICT tool for historical buildings evaluationPublication . Virtudes, Ana L.; Almeida, Filipa Alexandra da CostaHistorical buildings have been threatened by the vulnerability to degradation. This problem is not an exception in Portugal, where the few remaining examples of vernacular architectural wooden stilt-houses of river banks, have been neglected, with the disappearance or abandonment of almost all buildings. This research presents the results of an educational research in architecture, creating a software for evaluation of status of historical buildings conservation. It will present as a case study, the portuguese wooden stilt-house village of Lezirão, where this ICT (information and communication technology) platform was tested. This is one of the remaining five vernacular architectural villages of river banks that still exist in the country, nearby Tagus river. This research was developed in a PhD thesis in Architecture at the University of Beira Interior in Covilhã. This ICT platform is a pioneer approach in educational research in architecture, related on wooden stilt-houses evaluation in Portugal and it can be used in other similar buildings all over the world.
- Estrogens down-regulate the stem cell factor (SCF)/c-KIT system in prostate cells: Evidence of antiproliferative and proapoptotic effectsPublication . Figueira, Marília I; Correia, Sara; Vaz, Cátia; Cardoso, HJ; Gomes, Inês; Marques, Ricardo; Baptista, Cláudio; Socorro, SílviaThe development of prostate cancer (PCa) is intimately associated with the hormonal environment, and the sex steroids estrogens have been implicated in prostate malignancy. However, if some studies identified estrogens as causative agents of PCa, others indicated that these steroids have a protective role counteracting prostate overgrowth. The tyrosine kinase receptor c-KIT and its ligand, the stem cell factor (SCF), have been associated with the control of cell proliferation/apoptosis and prostate carcinogenesis, and studies show that estrogens regulate their expression in different tissues, though, in the case of prostate this remains unknown. The present study aims to evaluate the role of 17β-estradiol (E2) in regulating the expression of SCF/c-KIT in human prostate cell lines and rat prostate, and to investigate the consequent effects on prostate cell proliferation and apoptosis. qPCR, Western Blot, and immuno(cito)histochemistry analysis showed that E2-treatment decreased the expression of SCF and c-KIT both in human prostate cells and rat prostate. Furthermore, the diminished expression of SCF/c-KIT was underpinned by the diminished prostate weight and reduced proliferation index. On the other hand, the results of TUNEL labelling, the increased activity of caspase-3, and the augmented expression of caspase-8 and Fas system in the prostate of E2-treated animals indicated augmented apoptosis in response to E2. The obtained results demonstrated that E2 down-regulated the expression of SCF/c-KIT system in prostate cells, which was associated with antiproliferative and proapoptotic effects. Moreover, these findings support the protective role of estrogens in PCa and open new perspectives on the application of estrogen-based therapies.
- Photocurable bioadhesive based on lactic acidPublication . Marques, Dina; Santos, João; Ferreira, Paula; Correia, Tiago R.; Correia, Ilídio Joaquim Sobreira; Gil, Maria; Baptista, Cristina Maria dos Santos GaudêncioNovel photocurable and low molecular weight oligomers based on l-lactic acid with proven interest to be used as bioadhesive were successfully manufactured. Preparation of lactic acid oligomers with methacrylic end functionalizations was carried out in the absence of catalyst or solvents by self-esterification in two reaction steps: telechelic lactic acid oligomerization with OH end groups and further functionalization with methacrylic anhydride. The final adhesive composition was achieved by the addition of a reported biocompatible photoinitiator (Irgacure® 2959). Preliminary in vitro biodegradability was investigated by hydrolytic degradation in PBS (pH = 7.4) at 37 °C. The adhesion performance was evaluated using glued aminated substrates (gelatine pieces) subjected to pull-to-break test. Surface energy measured by contact angles is lower than the reported values of the skin and blood. The absence of cytoxicity was evaluated using human fibroblasts. A notable antimicrobial behaviour was observed using two bacterial models (Staphylococcus aureus and Escherichia coli). The cured material exhibited a strong thrombogenic character when placed in contact with blood, which can be predicted as a haemostatic effect for bleeding control. This novel material was subjected to an extensive characterization showing great potential for bioadhesive or other biomedical applications where biodegradable and biocompatible photocurable materials are required.