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- Spillovers de conhecimento e empreendedorismo estratégico: antecedentes, barreiras e efeitosPublication . Andrade, Silveli Cristo de; Ferreira, João José de Matos; Teixeira, Arilda Magna CampagnaroO objetivo deste estudo foi (i) identificar e validar, estatisticamente, os elementos que compõem o fenômeno spillovers de conhecimento, os construtos que representam seus antecedentes (inputs), as barreiras aos spillovers de conhecimento, e os seus efeitos (outputs) nas organizações; (ii) sob a perspectiva do empreendedorismo estratégico, desenvolver e testar um modelo que demonstrasse: a) a influência dos antecedentes (inputs) dos spillovers de conhecimento no fenômeno spillovers de conhecimento nas organizações; b) a influência dos spillovers de conhecimento e seus efeitos (outputs) nas organizações; c) o efeito mediador das barreiras aos spillovers de conhecimento nas relações entre o fenômeno spillovers de conhecimento e os seus efeitos (outputs). Como base teórica, é preciso considerar que o conhecimento é um elemento relevante para as organizações alcançarem competitividade em seus respectivos mercados. Sobre isso, a Teoria dos Spillovers de Conhecimento para o Empreendedorismo vem indicando os caminhos que podem proporcionar uma melhor compreensão do fenômeno spillovers de conhecimento. Deste modo, para ampliar o conhecimento desse fenômeno, optou-se por dois tipos de pesquisas: qualitativa e quantitativa. Na pesquisa qualitativa foram utilizados dados primários, coletados por roteiro de entrevistas a 20 gestores, e interpretada por análise de conteúdo. Os resultados permitiram identicar os antecedentes dos spillovers de conhecimento, os spillovers de conhecimento, e os efeitos dos spillovers de conhecimento - cada um com 23 variáveis - e as barreiras aos spillovers de conhecimento com 21. As variáveis identificadas constituíram os elementos fundamentais do fenômeno spillovers de conhecimento, seus antecedentes, efeitos e barreiras. Nas duas seguintes pesquisas, também quantitativas, foram utilizados igualmente dados primários, obtidos através de aplicações de questionários, alcançando-se amostras de 238 e 257 respondentes respectivamente. Para estimar os resultados utilizou-se, na primeira, uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) e na segunda, recorreu-se à Modelagem de Equações Estruturais (SEM-PLS). Os resultados da AFE deram origem a onze construtos: três que representam os antecedentes aos spillovers de conhecimento, dois que representam o fenômeno em si, três que representam os efeitos do fenômeno, e três que representam as barreiras aos spillovers de conhecimento. A partir desses construtos, foi ainda possível desenvolver um modelo que evidencia as relações entre tais construtos. Após as análises da SEM-PLS, obteve-se que dentre as nove hipóteses propostas, apenas a hipótese referente ao efeito da iniciativa dos profissionais sobre os spillovers de conhecimento não foi suportada. Concluiu-se que a preocupação com oportunidades de novos conhecimentos tende a anteceder o fenômeno spillovers de conhecimento, afetando-o positivamente. Esse fenômeno, impacta os resultados organizacionais, que tendem a ser aperfeiçoamentos internos e ganhos estratégicos e de performance. As barreiras demonstraram possuir um papel mediador ao fenômeno spillovers de conhecimento. A principal contribuição do estudo foi a construção de uma ferramenta - Escala dos Spillovers de Conhecimento, capaz de medir este fenômeno nas organizações.